Página Inicial / Notícias / Papa em terras africanas

Papa em terras africanas

O papa Bento XVI já se encontra em terras africanas. Camarões é a primeira etapa de sua viagem,  no qual ele chegou às 16h [horário local] e ao meio-dia no horário de Brasília. O pontífice teve um caloroso acolhimento no aeroporto Nsimanlen, em Iaundê, capital de Camarões. O presidente do país, Paul Biya, foi o responsável pela recepção formal do papa.
"Venho para confirmar os meus irmãos e as minhas irmãs na fé. Este foi o dever que Cristo confiou a Pedro na Última Ceia, e esta é a função dos sucessores de Pedro". Foi desta forma que Bento XVI dirigiu suas primeiras palavras ao povo africano, durante a cerimônia de boas-vindas. Ele também afirmou que está em Iaundê para apresentar o Instrumentum laboris para a segunda Assembleia Especial, que acontece no mês de outubro, em Roma.
"Diante da dor ou da violência, da pobreza ou da fome, da corrupção ou do abuso de poder, um cristão nunca pode ficar calado" – disse o pontífice, e continuou: "Aqui na África, como em tantas outras partes do mundo, inumeráveis homens e mulheres anseiam por ouvir uma palavra de esperança e conforto. A África sofre demasiado: um número crescente de seus habitantes acaba prisioneiro da fome, da pobreza e da doença. Estes clamam por reconciliação, justiça e paz; e isto é precisamente o que a Igreja lhes oferece”.
O pontífice também agradeceu pela chegada em Camarões. E dirigiu suas bênçãos aos presentes  na cerimônia de boas-vindas, bem como a todo o povo africano: "Ao chegar hoje ao vosso meio, rezo pela Igreja, aqui e por toda a África, para que possa continuar a crescer na santidade, no serviço à reconciliação, à justiça e à paz. Deus abençoe Camarões! Deus abençoe a África!", completou.
Após a conclusão, o papa deixou o aeroporto e se dirigiu à nunciatura apostólica, onde pernoitará. Amanhã seu primeiro compromisso será a visita de cortesia ao presidente da República. O papa se encontrará também com os bispos de Camarões e presidirá, na Basílica Maria Rainha dos Apóstolos, a oração das primeiras vésperas de solenidade de São José. Participarão: bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas, diáconos, movimentos eclesiais e de representantes de outras confissões religiosas.
Informações e imagens: Rádio Vaticano

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …