Página Inicial / Ano Sacerdotal / Santo Cura d´Ars – João Maria Vianey

Santo Cura d´Ars – João Maria Vianey

Grandes datas da vida do Cura d’Ars

A vida e o ministério de João Maria Vianney em algumas datas

8 de maio de 1786: João Maria Vianney nasce em Dardilly, perto de Lyon. É o quarto de seis filhos, e passará a infância na fazenda do pai, na época agitada da Revolução Francesa.

1806: manifestando o desejo de se tornar sacerdote, João Maria Vianney começa sua formação com o abade Balley, no presbitério de Écully.

23 de junho de 1815: depois de uma formação longa e muitas vezes difícil, é ordenado diácono, em Lyon.

13 de agosto de 1815: é ordenado sacerdote em Grenoble, por dom Claude Simon. É chamado a ser vigário do abade Balley, em Écully.

13 de fevereiro de 1818: chega a Ars, como padre assistente da igreja.

1821: Ars obtém o estatuto de paróquia e João Maria Vianney torna-se seu pároco.

– A partir de 1822, promove o restauro e a decoração da igreja, tarefa a que se dedicará até sua morte.

1823: é reconstituída a diocese de Belley, à qual está subordinada a paróquia de Ars.

1824: abre a Casa da Providência, com a ideia de transformá-la numa escola gratuita para moças; mais tarde, se tornará um orfanato.

Por volta de 1830: peregrinos e penitentes começam a se dirigir a Ars. Seu número aumentará cada vez mais, até a morte de João Maria Vianney. Na prática, o Cura d’Ars já não poderá deixar sua paróquia; passa a se ocupar exclusivamente dos paroquianos e dos peregrinos.

1843: o Santo Cura é acometido de grave doença, pouco antes da primeira “fuga” de Ars. Tentará fugir mais três vezes, ante a amplidão de sua tarefa e a consciência de suas fraquezas.

Em 1849, funda a escola masculina, posta sob a responsabilidade dos Irmãos da Sagrada Família de Belley.

A partir de 1853, uma equipe de missionários diocesanos passa a ajudar o Santo Cura, “prisioneiro” do confessionário e tomado de assalto pelos peregrinos.

1858: cerca de 100 mil peregrinos visitam Ars ao longo deste ano. O Cura d’Ars passa até 17 horas por dia no confessionário.

4 de agosto de 1859: o Cura d’Ars morre esgotado, por volta das duas da manhã, em seu presbitério.

8 de janeiro de 1905: beatificação, sob o papa Pio X; é declarado “padroeiro dos sacerdotes da França”.

31 de maio de 1925: canonização, sob o papa Pio XI.

1929: é declarado “padroeiro de todos os párocos do universo” pelo papa Pio XI.

6 de outubro de 1986: o papa João Paulo II dirige-se a Ars em peregrinação.