Página Inicial / Voz do Pastor / HOMILIA 5ª.-FEIRA SANTA, MISSA DO CRISMA

HOMILIA 5ª.-FEIRA SANTA, MISSA DO CRISMA

HOMILIA – 01/abril/2010           

5ª.-FEIRA SANTA, MISSA DO CRISMA

Dom Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá        

Querido Povo de Deus; Institutos de Vida Consagrada Femininos e Masculinos; Lideranças; Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra – Catequistas; Seminaristas; Diáconos; queridos Sacerdotes: P. Luilson, em Roma; P. Jair Cardoso, no Rio de Janeiro; Arcebispo Emérito Dom Bonifácio Piccinini: LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!        

           

            Hoje – Quinta-feira Santa de 2010 – a celebração da Eucaristia é uma VISIBILIDADE do PÓS-SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ; hoje é mais uma celebração do JUBILEU DOS CEM ANOS DE ARQUI-DIOCESE que iniciaremos – cronológica e oficialmente – na próxima segunda-feira, se Deus quiser, no dia 05 de abril, às 18:30h, com a Santa Missa aqui na Catedral-Basílica do Sr. Bom Jesus de Cuiabá e a BÊNÇÃO PAPAL, podendo-se lucrar a   INDULGÊNCIA PLENÁRIA; assim, convidamos todos os Sacerdotes, Diáconos, afinal, convidamos representantes de todas as Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá; estamos vivendo o PRIMEIRO CONGRESSO EUCARÍSTICO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ. 

Hoje, o foco das nossas atenções e orações é o SACERDOTE ministerial, e, conseqüentemente, o foco está voltado também para estes homens e mulheres que  fazem as vezes do SACERDOTE e exercem o próprio sacerdócio comum nos Ministérios Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra de Deus – o “Ministério de Catequistas!”

            O Padre é “um homem do Espírito Santo!” Ele INVOCA O ESPÍRITO SANTO para que, comungando o corpo entregue e o sangue derramado do Senhor, também ele SE TRANSFORME NO CORPO DE CRISTO: “ E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos re-unidos pelo Espírito Santo num só corpo.” Antes, o Padre – em comunhão com o Sacerdócio pleno do Bispo – invoca o ESPÍRITO SANTO para que o Pão e o Vinho se transubstanciem no Corpo e Sangue de Cristo: “…mandai vosso ESPÍRITO SANTO, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.” A primeira Leitura desta Missa – Isaías – afirma isso: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me UNGIU. Tudo se inicia em nós com a unção fundamental do Batismo, completada na Crisma e plenificada no Sacramento da Ordem. Padrepessoa do Espírito Santo para ser DISCÍPULO MISSIONÁRIO: leva a boa nova aos pobres: com o seu jeito de ser!; cura os de coração aflito; anuncia aos presos de inúmeras prisões, anuncia a libertação; leva aos prisioneiros a liberdade; o padre ensina a “olhar com os olhos emprestados de Deus” para os indivíduos não serem cegos – isto é pobreza profunda – e, assim, o padre auxilia na recuperação da vista;  o padre é portador de liberdade a quem se sente oprimido; afinal, o padre PROCLAMA um ano de júbilo, a alegria de Deus da remissão: faço alusão aos decretos da Penitenciaria Apostólica de Roma que trouxeram a INDULGÊNCIA PLENÁRIA para quem receber a Bênção Papal no dia 05 de abril (segunda-feira próxima!); para quem participar de alguma Celebração do Jubileu (como o Vinde-e-vede!); para quem fizer adoração eucarística por um “tempo adequado” no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho durante sete anos, nesta Catedral-Basílica a partir da próxima segunda-feira até 23 de junho/2011 (Solenidade de Corpus Christi!), e, nas outras igrejas se fizer a adoração eucarística por ocasião do dia do padroeiro/padroeira.

              O Evangelho de hoje focaliza Jesus, e,  neste momento focalizo o PADRE: “… OS OLHOS DE TODOS NA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ; OS OLHOS DE TODOS NA PARÓQUIA E NA COMUNIDADE, ESTÃO FIXOS NELE: – O PADRE!”

              HOJE – cada um de nós – sacerdote no sacerdócio ministerial – renovará a sua profissão-de-amor como o salmo responsorial, há pouco, colocou em nossos lábios: “Vou cantar para sempre a bondade do Senhor; anunciarei com minha boca sua fidelidade de geração em geração” (Sl 89/88) . Sexta-feira passada – 26/março, em Roma, o Padre Tiago Cantalamessa (no ano passado ele pregou Retiro Espiritual para o Papa e os Cardeais...) comentou o tema do ano sacerdotal: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote!”: “A palavra fidelidade – disse – “tem dois significados fundamentais. O primeiro é o de constância e perseverança; o segundo é o de lealdade, retidão, o oposto, em suma, de infidelidade, perfídia e traição”. Com palavras duras, o pregador da Casa Pontifícia advertiu que “a tepidez (isto é, a pouca força ou intensidade; a frouxidão, a tibieza…) de uma parte do clero, a falta de zelo e a inércia apostólica” são “os principais fatores que enfraquecem a Igreja, ainda mais que os escândalos ocasionais de alguns sacerdotes, que chamam mais atenção e são mais fáceis de reparar”.  Não se deve generalizar – recordou Cantalamessa –, mas igualmente não podemos nos calar.” O nosso sacerdócio não é nosso! É de Deus, e, Deus o coloca à disposição dos fiéis, à disposição das crianças, dos jovens, do povo, afinal… Ainda: precisamos acreditar sempre mais no “sacramento da unidade” que é o estarmos “juntosfisicamente “juntos”, de maneira especial, na celebração de algumas Eucaristias; em retiro espiritual, em reuniões do clero…” na redescoberta feliz da própria


identidade, da fraternidade do próprio presbitério e da relação sacramental com o próprio Bispo.”  Onde e quando houver Comunidade em rede, em comunhão o Espírito Santo se faz presença viva e atuante! Eis o “teste”… se vivo em rede, em comunhão: Se eu “percebo e sinto cada pessoa como ´um que faz


parte de mim…´ (J. Paulo II)”! Concluo desejando que continuemos no único caminho – a COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR, EM CIRANDA-DA-COMUNHÃO – para que cada um de nós faça  da Família, Comunidade, Paróquia e da Arquidiocese de Cuiabá a “CASA E A ESCOLA DA COMUNHÃO”, reflexo da Comunhão que é a Família-Trinitária: Deus em nós, e, nós em Deus, com Maria, a COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR!! AMÉM! ASSIM SEJA! —–

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …