Página Inicial / Notícias / Semana da unidade

Semana da unidade

Estimados irmãos em Cristo,
Estamos nos aproximando da semana de oração pela unidade dos Cristãos (16 a 23/05). Nesta semana queremos testemunha o esforço na busca da unidade entre os Cristãos, aqueles que professam a fé em Jesus Cristo, como único salvador e mediador da salvação.

Neste ano faremos a abertura na Paróquia Coração Imaculado de Maria (Igreja Matriz- CPA IV), às 19:30 Hr, e o encerramento na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (rua trigo Loureiro, 315-Bairro Araés-  Cuiabá). Convocamos todos os féis cristãos para que se empenhem, nesta semana, na construção do ecumenismo espiritual. Pois, Jesus Cristo é nosso ponto de união, comunhão e ação conjunta. Lembremos as palavras do Divino Mestre“Nisto vos reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13,34)
Ao longo da história da Igreja sempre surgiram iniciativas ecumênicas. Porém, o movimento ecumênico na Igreja católica só ganha força e impulso com a realização do Concílio ecumênico Vaticano II (1963). No Decreto “Unitatis redintegratio”,  o ecumenismo aparece  como um elemento constitutivo da natureza ou essência da Igreja. Portanto, uma comunidade para ser cristã, deve ser, também, ecumênica, realizando o desejo de Jesus Cristo: “Pai que todos sejam um para que o mundo creia”(JO 17,21).Esta oração de Jesus  é simultaneamente  revelação e invocação. Revela a profunda unidade de Jesus com o Pai no E. Santo, como fonte de unidade para o mundo e para as Igrejas, é, também, uma invocação do dom perene que receberemos de Deus  até o fim dos tempos. Dom que precisamos merecer e deve ser acolhido na fé.  Por isso,  o empenho ecumênico e o diálogo inter-religioso, incentivado pela declaração conciliar “Nostra Aetate”, deve ser uma preocupação permanente das Igrejas Cristãs.
Invoco a bênção de Deus sobre todos os fiéis cristãos da comunidade Paroquial
Pe. Deusdédit – Pároco e Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …