Página Inicial / Notícias / Selo – Paróquia N.S do Rosário e S. Benedito

Selo – Paróquia N.S do Rosário e S. Benedito

Nesta sexta-feira (04), os Correios lançam em Cuiabá o selo que retrata a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O selo faz parte da Série Arquitetura e Festas Religiosas e que homenageia um dos marcos históricos da cidade.

O selo reproduz a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito que foi construída, originalmente, em taipa, em meados do século XVIII e caracteriza-se pela simplicidade de suas linhas arquitetônicas. No canto esquerdo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e, no direito, a de São Benedito, santo de grande devoção entre o povo mato-grossense. Acima da imagem da Igreja, são mostrados romeiros e bandeirinhas que lembram a Festa de São Benedito, uma das mais populares do Centro-Oeste brasileiro, sob um fundo nas cores da bandeira estadual. A arte é de Ariadne Decker/Meik e as técnicas utilizadas são desenho vetorial e computação.

Com tiragem de 300 mil exemplares, o selo terá o valor facial de R$ 1,10. Também serão emitidos 3 mil cartões postais. Os produtos podem ser adquiridos na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline) ou pela Agência de Venda a Distância (centralvendas@correios.com.br). Segundo os Correios, a emissão do selo simboliza o reconhecimento à importância da arte barroca setecentista e da secular presença católica na região central do Brasil, em especial, no Estado de Mato Grosso.

Conforme a tradição, por volta de 1721, os negros em Cuiabá já reverenciavam as virtudes de São Benedito. Os primeiros devotos eram pessoas desprovidas de recursos, e construíram a primeira capela na Rua do Sebo, hoje Rua Pedro Celestino. Com a precariedade da construção, desabou após oito anos, e não mais se reergueu naquele lugar. Por outra versão, há documentos referentes à Irmandade Nossa Senhora do Rosário como sendo a origem da atual igreja. É imprecisa a data da construção, mas aconteceu antes de 1º de janeiro de 1727, quando Cuiabá tornou-se vila.

Segundo dados arqueológicos e fontes históricas existentes, conclui-se que a Igreja, por volta de 1750, tomou a forma atual, sendo a nave e a ala da esquerda construídas pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, e a ala à direita, ou seja, a capela, pela Irmandade São Benedito. A denominação antiga de Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito deu lugar à atual denominação de Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, sendo hoje mais conhecida como de São Benedito.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Paróquia herdou a tradição das Irmandades de festejos populares. A Festa de São Benedito, por sua dimensão e importância, está ultrapassando as fronteiras de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …