Página Inicial / Voz do Pastor / Paróquia Universitária

Paróquia Universitária

Nasce um `SONHO´: A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA!

            Aconteceu no dia 22 de julho/2010, primeiro dia da Visita Pastoral de Dom Milton Santos na Paróquia SÃO JOSÉ OPERÁRIO, no encontro do Arcebispo com o Pároco  Pe. Edmilto dos Santos Mota e Pe. Orivaldo Egídio da Silva na Análise de Conjuntura, primeiro ato da pauta da referida Visita Pastoral. Pe. Orivaldo expunha a sua atividade aos domingos, às 18:00h: Missa dos Universitários, devido a proximidade da UNIC – Universidade de Cuiabá – da Comunidade SÃO JOÃO BATISTA…

            Dom Milton Santos, prontamente, fez a proposta de se constituir a PARÓQUIA UNIVERSITÁRIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO, tendo na Comunidade São João Batista o espaço físico de um Escritório para a COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA. As diversas Lideranças consultadas durante a Visita Pastoral de 22 a 25 de julho/2010 foram unânimes em acolherem a mais nova COMUNIDADE: A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA, EM CUIABÁ.

            Este é um “SONHO” do SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ: Doc. 2, §57: “Estudar, através do Conselho de Presbíteros e da Coordenação Pastoral, a possibilidade de que sejam criadas Paróquias ou Capelanias ambientais ou pessoais, configurando uma Comunidade de fiéis através de critérios de interesse de uma determinada categoria de pessoas: a PARÓQUIA UNIVERSITÁRIA, a fim de garantir uma efetiva presença evangelizadora no mundo universitário…” (O Artigo foi aprovado em Sessão da Assembléia Geral do Sínodo, aos 18 de novembro de 2006 – Comissão de Catequese.)

            O “SONHO” de uma PARÓQUIA UNIVERSITÁRIA COM SUA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA se situa no Segundo Documento do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá, precisamente, no segundo capítulo: URGÊNCIA DA MISSÃO – DIMENSÃO MISSIONÁRIA – Como anunciamos o Evangelho aos “afastados” e aos “não-crentes”.

            NASCE UM “SONHO” DO SÍNODO…, ENTÃO, NASCE UM “PROJETO-CIRANDA-COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR!!”

Cuiabá, 28 de julho de 2009.

           

 

 

 

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …