Página Inicial / Voz do Pastor / Carta aos Sacerdotes (Nota Oficial)

Carta aos Sacerdotes (Nota Oficial)

ASSUNTO: SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE/2010
QUERIDOS SACERDOTES:
“DEUS É AMOR E MISERICÓRDIA!”
Nunca uma eleição deixou as sensibilidades das pessoas tão à flor da pele por causa – também – da rede da internet. Hoje somos também Discípulos Missionários internautas, virtuais! Antes e após a nossa Reunião do Clero (05/outubro/2010) no Cetra eu recebi e estou recebendo “queixas” de Lideranças nossas de que não concordam que o Padre faça uso da HOMILIA para falar de POLÍTICA PARTIDÁRIA.

Gostaria de relembrar o Parágrafo 40 do I Documento do Sínodo: “A Comunhão tudo sofre e tudo suporta. Na Comunhão não há nada de banal, nem de soberbo. A Comunhão não divide, a Comunhão não provoca revolta, a Comunhão realiza tudo na concórdia. Na Comunhão, tornam-se perfeitos os eleitos de Deus…” Esta é uma paráfrase de Clemente Romano.”
O momento da HOMILIA é a circunstância para se partilhar o ´sabor` do PÃO DA PALAVRA: é momento de COMUNHÃO REAL que se encerra com as Preces da Assembléia, como é REAL a COMUNHÃO DO CORPO E SANGUE DO SENHOR JESUS.
Este não é o momento para dividir as pessoas presentes por este ou aquele partido! Os nossos fiéis saíram de casa para estarem em Koinonia neste ágape fraterno para se alimentarem da comunhão do Pão da Palavra, pois, quando saírem para a realidade da semana e do dia-a-dia precisarão do alimento de Deus para transformarem tudo na Civilização do Amor…
Há tantos outros momentos e circunstâncias para se provocar a necessária reflexão e diálogos sobre as responsabilidades políticas: a nossa criatividade de bons Pastores saberá encontrar espaços e oportunidades para a urgente formação política de todos nós. Dom Bosco resume bem assim o necessário equilíbrio: “Formar honestos cidadãos e bons cristãos!”
“A Comunhão é missionária e a Missão é para a Comunhão!” (J. Paulo II, Christifideles Laici, 32, 1988).
Peço – com estas linhas – que respeitemos na sua especificidade a HOMILIA-COMUNHÃO-DO-PÃO-DA PALAVRA-DE-DEUS sem provocações partidárias!!
Receba, querido Sacerdote, com o meu abraço especial bênção para o seu ministério de Discípulo Missionário! Reze por mim…
Em Cristo, com Maria:                                                                          
     
+ Milton Antonio dos Santos, sdb          
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá                          
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Cuiabá, 07 de outubro de 2010

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …