Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / Delegação do Vaticano no Rio de Janeiro

Delegação do Vaticano no Rio de Janeiro

Delegação do Vaticano visita Centro de Operações da Prefeitura.

O Papa, como chefe de Estado, precisa de uma organização prévia de todas as suas viagens, a fim de preparar a agenda dos atos protocolares, centrais e especiais. A comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o Papa Bento XVI, liderada pelo Dr. Alberto Gasbarri, encontra-se no Brasil para desenvolver esta organização.A comitiva também é formada pela Dra Stefannia Izzo e Dr. Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira (25). Durante o dia, eles continuarão visitando espaços, onde é possível a ida do Papa, no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho do próximo ano.Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve vigília e missa, Guaratiba é uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades.A comitiva também visitou, na quarta-feira (24), o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação ao conhecer a capacidade técnica e operacional, que favorece a mobilidade na Cidade Maravilhosa.

1. O Papa como chefe de Estado
Além de líder da Igreja Católica, o Papa é chefe do Estado do Vaticano. Um chefe de Estado é o mais alto representante público de um Estado-nação. Ele personifica a continuidade e legitimidade do Estado e o exercício de poderes, funções e deveres atribuídos ao chefe de Estado pela Constituição do país.
2. O que é a guarda-suiça?
Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável, desde 1506, pela segurança do Papa. Hoje, constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. Os soldados da Guarda Suíça servem como guarda-costas, estando equipados com armamento variado e modernos equipamentos de comunicação.
3. Quem organiza as viagens do Papa?
O Estado do Vaticano tem um departamento exclusivo que se dedica às viagens internacionais do Santo Padre, o Papa. Sua atuação consiste em contactar o país que acolherá o Sumo Pontífice, organizando a sua agenda para os dias de permanência naquela Nação. São definidos  momentos especiais, onde o Papa encontra diversos segmentos da sociedade, seguindo os protocolos governamentais. Desde o Pontificado do Papa beato João Paulo II, este departamento é conduzido pelo Dr. Alberto Gasbarri.
4. Em que consiste esta preparação?
O Papa vai a um país porque é convidado pela Igreja local e pelas autoridades mais altas do Estado. Tratando-se de um chefe de Estado, são impostas exigências de segurança pelas autoridades civis do País visitado, em diálogo com o departamento que cuida das viagens internacionais do Santo Padre. As autoridades eclesiásticas do local que vai acolher o Papa cuidam da organização geral do evento, em sintonia com as instâncias de governo. Dentro desta preparação, são colocadas todas as restrições e protocolos que serão observadas ao longo da permanência do Santo Padre na Nação que acolhe.

Carol de Castro
Jornalista

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá

Dezessete peregrinos italianos participam da Semana Missionária, em Cuiabá. .Os jovens são da Arquidiocese de …