Página Inicial / Voz do Pastor / HOMILIA VINDE E VEDE – 04/março/2014

HOMILIA VINDE E VEDE – 04/março/2014

HOMILIA – 28º. VINDE & VEDE – 04/março/2014
Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá              

Estamos nos “finalmentes” do 28º. VINDE & VEDE/2014… Você está contemplando pela terceira vez um novo cenário para os mega-eventos que aqui começaram a acontecer a partir de 2012: o MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II – CENTRO DE ESPIRITUALIDADE E CONVENÇÕES!! Mas, o VINDE & VEDE está terminando? Não! O 28º. VINDE & VEDE está sinalizando um início! Será um novo tempo para a nossa Sociedade: assim acreditamos!
Mas, convido Você a direcionar o seu foco para um outro novo tempo que estamos iniciando hoje: os quarenta dias de preparação para o maior acontecimento do ano: a PÁSCOA, a RESSURREIÇÃO DE JESUS!
Amanhã – 05 de março/2014 – a Igreja Católica estará iniciando a Quaresma! Amanhã – 05 de março – o Brasil Católico estará iniciando a CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2014: TEMA – FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO; LEMA – “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU!” (Gl 5,1)
Hoje, neste 28º. VINDE & VEDE, estamos – com esta Santa Missa, mas, não só, todo o Vinde & Vede se tornou para a Arquidiocese de Cuiabá “a abertura oficial da Campanha da Fraternidade”.
Eis alguns flashes desta importante Campanha da Fraternidade:
 
REPITA COMIGO: “JESUS NOS LIBERTOU PARA A LIBERDADE!”
Você já percebeu quando Deus nos presenteou a LIBERDADE? O presente da LIBERDADE nos foi dado na cruz de Jesus. A sua morte provocou a nossa liberdade! No sofrimento, Jesus conquistou para nós a plena liberdade  dos filhos e filhas de Deus! Assim, nós estamos iniciando hoje um caminho de 40 dias com exercícios físicos que fortalecerão o nosso espírito. Que exercícios são? São: o jejum, a oração, a esmola! O JEJUM, será muito mais do que uma privação; é o esvaziamento de valores que passam para receber a vida nova da LIBERDADE! A ORAÇÃO SERÁ NESTES 40 DIAS DA QUARESMA UM “RESPIRAR” DEUS… A ESMOLA será o amor partilhado; é sair de si mesmo para perceber o outro…
A “ESMOLA” TEM ESTE SENTIDO:
“A CADA DIA/ QUE EU SAIBA COM OS “OLHOS-EMPRESTADOS-DE-DEUS”/ PERCEBER E SENTIR CADA PESSOA/ COMO ´UM QUE FAZ PARTE DE MIM!`
Então, este tripé: JEJUM, ORAÇÃO, ESMOLA… se tornam rampa de lançamento do amor de Deus em Você que se torna palpável, visível… a cada dia! Então, as ações, os fatos de sua vida estarão gritando assim:
REPITA COMIGO: “HOJE QUERO TER OS PÉS NO CHÃO/ – SER REALISTA! – HOJE QUERO TER O CORAÇÃO EM DEUS!
– HOJE QUERO TER  MEUS BRAÇOS E MÃOS ABERTOS/ A SERVIÇO DOS IRMÃOS E IRMÃS/ QUE DE MIM MAIS NECESSITAM!”
Você está percebendo que estamos vivendo “o dia seguinte”, o “Day after” da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE!
Neste 28° VINDE & VEDE-2014 nós iniciamos o movimento do ROLECRISTO:  através das Redes Sociais o seu Celular, o seu tablet, Notebook; fazendo uso de torpedos, whatesapps e outros aplicativos Você, Jovem, se torna um PROTAGONISTA ASSIM: JOVEM EVANGELIZA JOVEM! Você se torna também um “evangelizador virtual, um internauta jovem evangelizador de jovens!
Você percebeu no Evangelho de hoje a atitude dos discípulos de Jesus? Parece que foi o “ROLECRISTO” naquela época: “… começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: Em verdade eu vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do EVANGELHO, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, COM PERSEGUIÇÕES – e no mundo futuro, a vida eterna.”
Jesus faz referência aos valores do Evangelho: a fraternidade, a partilha!
O Apóstolo São Paulo escreveu na sua segunda Carta aos habitantes de Corinto (2Cor 3,3) “Vós sois uma carta de Cristo, gravada não em tábuas de pedra, mas em vossos corações!”
Assim, hoje eu digo para Você: – seja um “ROLECRISTO VIVO” não em tela digital ou em LED, mas… um “ROLECRISTO VIVO”! Não viva na solidão de uma comunicação virtual voltada só para Você, não! Hoje, no Terceiro Milênio, o novo Evangelizador – Você! – é também um internauta: quem encontrar Você por este novo caminho, vai descobrir que  Você – internauta – é um novo caminho, que em Você não tem nada daquela frieza cibernética. Você que participa do ROLECRISTO tem a Espiritualidade-da-Comunhão: tem sorriso, tem calor humano… tem gente por trás de uma tela de celular, iphone, tablet, computador, etc…. A partir deste 28º VINDE & VEDE-2014 saiba “viver em rede, isto é, viva na unidade da comunhão em sua família, na sua escola, no trabalho, com vizinhos… com o mundo todo como cantamos no “Hino do nosso ROLECRITO”: “E cada vez crescia mais aquele batalhão de paz onde já marchavam mais de cem!” A  JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE está aqui neste 28° VINDE & VEDE-2014 com o seu slogan… Qual é este slogan? Grite a plenos pulmões para gravar em Você e gravar na mente de quem está próximo a Você!
“IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES” (Mt 28, 19).
Sabe o que significa “ir e fazer discípulos entre todas as nações?”
O sentido está no nosso “hino do ROLECRISTO” que diz: 
“De todos os lugares vinham aos milhares e em pouco tempo eram milhões, invadindo ruas, campos e cidades espalhando AMOR AOS CORAÇÕES.” 
Este “amor aos corações…” é Deus! Deus é AMOR, MISERICÓRDIA E FOFURA!
E, aí?! Podemos assumir este desafio de sermos “milhares, milhões, invadindo ruas, campos e cidades espalhando amor aos corações, espalhando misericórdia, espalhando “a fofura de Deus”?
Podemos cantar? SIM?!
NÃO ESCUTEI!!…
HOMENS, NÃO ESCUTEI!!…
MULHERES, NÃO ESCUTEI!!… SIM?!
ENTÃO, A PARTIR DE AGORA VOCÊ SERÁ UM “ROLECRISTO VIVO!! CANTE!!…
(MÚSICA: A GUERRA DOS MENINOS (R. Carlos)
…oo0oo…

ORAÇÃO DA CAMPLANHA DA FRATERNIDADE-2014:

Ó Deus,/ sempre ouvis o clamor do vosso povo/
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados./
Fazei que experimentem/ a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus./
Nós vos pedimos/ pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano./
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,/
e tornai-nos sensíveis/ às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,/
vivamos como vossos filhos e filhas,/
na liberdade e na paz./
Por Cristo nosso Senhor./
AMÉM!
DECLARO, COM ESTA ORAÇÃO:
ESTÁ ABERTA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2014…
…OO0OO…

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …