Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

LITURGIA – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Apareceu no céu uma mulher vestida de sol!
1.Acolhida.
Celebramos a festa da Virgem Maria. A Bíblia está cheia de afirmações que Deus ama e glorifica os pobres e os pequenos. Pois bem, Maria é a “serva do Senhor”. Sempre foi fiel e submissa a vontade de Deus; por isso foi glorificada – está na glória celestial junto de seu Filho Jesus.
A “Assunção de Maria ao céu” é festa antiga e convicção da Igreja Católica. Em 1950 foi proclamada “Dogma da Assunção”. Ela está junto Deus em corpo e alma, como seu Filho Jesus.

2.Palavra de Deus.
Ap 12,1.3-6.10 – A mulher vestida de sol, tendo a lua a seus pés e uma coroa de 12 estrelas na cabeça, é símbolo tanto da Virgem Maria quanto da Igreja glorificada por Jesus, embora, perseguida pelo império do mal.

1Co 15,20-27 – Os coríntios, fiéis à cultura grega, não acreditavam na ressurreição. A carne é a prisão do espírito, por isso, Deus não pode glorificá-la. Paulo confessa sua fé no poder de Deus e de sua Palavra que ressuscita os mortos, seus amigos!

Lc 1,39-56 – Maria, fiel à sua auto-definição – “Eis aqui a serva do Senhor!” – partiu apressada para servir a Isabel, sua parente, velha e grávida de João Batista. Serve a Isabel e ao filho que a mãe espera com ansiedade de velha e inexperiente!

3.Reflexão.
São Bernardo de Claraval, grande devoto de Maria, afirma que de Maria “nunca se fala o bastante!” – “Todas as nações a chamam de bem-aventurada, porque o todo poderoso fez grandes coisas em meu favor!” Maria não rouba a glória de Deus. Glorifica-o. Nós, também, não roubemos as glórias de Maria; pelo contrário, juntemo-nos a Ela na glorificação a Deus. Nem adoramos a Maria; apenas damos glória a Deus por que Ele a fez cheia de graça!

A mulher vestida de sol, da qual São João fala no Apocalipse, é, também, a imagem da Igreja glorificada por Jesus. Não é qualquer igreja, mas aquela que Ele fundou sobre a tradição das 12 tribos de Israel e dos 12 Apóstolos de Jesus. Igreja purificada e salva pelo Sangue de Jesus! Deus tem poder para realizar seu Plano de Salvação, anunciado em todas as páginas da Bíblia.

Deus tem poder para ressuscitar os mortos e glorificar sua carne quando estes percorrem os caminhos de Maria: o Caminho da Fé e da Humildade. Isabel elogia a Fé em Maria: “Bem aventurada és tu porque creste!” Maria acreditou nas palavras do anjo Gabriel, acreditou no seu Filho, embora nem sempre o entendesse, acompanhou seu Filho na caminhada missionária pelas terras da Palestina e esteve junto a Cruz! Seguiu seu Filho Jesus “como uma ovelha segue o Cordeiro” (Liturgia Bizantina).

“Deus olhou para a humildade de sua serva”. Glorifica a Deus não apenas por que Ele a exaltou, mas porque “é justo que seja assim!” Deus conhece os caminhos da Salvação e, por isso, glorifica os humildes seguidores dos caminhos de Deus. Ela “é cheia de graça” porque, antes, Ela se esvaziou para ser toda de Deus. Que esta Mãe tão simples, tão humilde e tão cheia de Deus nos conduza à salvação como participantes da Igreja glorificada no céu do Apocalipse.

“Todas as nações me chamarão de bem-aventurada,
Porque o Poderoso fez em mim grades coisas!”

Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …