Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo da Quaresma

2º Domingo da Quaresma

 Ano A – XXIV – N° 1441 – 2º Domingo da Quaresma – cor roxa – 16/03/2014
“ESTE É MEU FILHO AMADO. ESCUTAI-O!”
Durante o tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados uma grande Cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade. Neste domingo colocar os símbolos conforme o Evangelho (uma veste branca e uma bonita vela acesa). Para iniciar a celebração, cantar o refrão meditativo.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o mistério de nossa fé. Na caminhada quaresmal rumo à Páscoa, neste 2º domingo, Jesus nos convida a subir com Ele a montanha e, na intimidade, antecipadamente, contemplarmos sua glória de transfigurado, a fim de que no cotidiano e entre as inúmeras atividades sociais, culturais e religiosas, nos exercitemos no cuidado da vida. Estamos em um tempo especial de reflexão e de conversão, ocasião privilegiada para rever nosso modo de agir, tomar decisões e fazer mudanças. Na caminhada rumo à Páscoa, somos convidados a proteger a vida, como forma concreta de louvar e servir ao Criador. Alegres, cantemos.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo… Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – Reunidos como irmãos e irmãs na busca da conversão, nesta caminhada quaresmal, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e a força do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A quaresma é um tempo forte de conversão e de salvação. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Peçamos perdão cantando.
Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor
As.: Porque somos pecadores!
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia
As.: E dai-nos a vossa salvação!
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
Pres.: Cristo, tende piedade de nós!
As.: Cristo, tende piedade de nós!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que hoje mandais ouvir o Vosso Filho e seguir o que Ele diz, alimentai-nos com Vossa Palavra e fazei que a fé nos ajude a ver em seu rosto de homem a Vossa glória, que enche o mundo de alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
As leituras deverão ser proclamadas sem comentário.
05. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (12, 1-4a)
06. SALMO RESPONSORIAL (32)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação! (bis)
– Pois reta é palavra do Senhor, e tudo o que Ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
– No Senhor nós esperamos confiantes, porque Ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
07. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (1, 8b-10)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória. (bis)
1 – Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o todos vós.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (17, 1-9)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Após a partilha da Palavra, cantar o refrão.
“Este é o meu Filho muito amado: escutai-o todos vós”. Então o vosso coração se alegrará, e em vossos olhos brilhará a sua luz!
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Escutar a Cristo é obedecer ao Pai e caminhar com Ele. Nesta certeza, professemos a fé que recebemos no batismo. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus que nos chama a escutar o seu Filho amado, elevemos nossos pedidos.
– Senhor, abençoai a Vossa Igreja para que a sua fidelidade ao Evangelho, ajude a humanidade a valorizar a beleza e o sentido da vida em todas as circunstâncias. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos em nossa peregrinação neste mundo, para que possamos encontrar-vos pessoalmente e responder-vos com a fé de Abrão e dos apóstolos, e anunciar o Vosso Reino no meio em que vivemos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos força e coragem para denunciar as injustiças, sofrimentos e exploração que oprimem os nossos semelhantes, para que o Vosso Reino de fato aconteça. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Felizes os que defendem e promovem a vida humana, compreendida como dom de Deus, pois alcançarão a santidade e verão o mundo transfigurado. Apresentemos ao Altar do Senhor, a vida das pessoas que em nossas comunidades, no Brasil e no mundo praticam a justiça na defesa das crianças, adolescentes, mulheres e homens que são explorados por intermédio do tráfico humano.
Erguer o cartaz da CF 2014, enquanto se canta.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
14. CANTO DAS OFERENDAS
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – À verdade que liberta vem, conduz, ó justiceiro. O abismo do pecado. É o nosso cativeiro, mas em tua Palavra temos o refúgio verdadeiro.
4 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
PAI NOSSO
Presidente – Com a certeza de sermos filhos amados do Pai, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Presidente – Suplicamos Senhor, a paz que só Vós pode dar. Paz entre nós, em nossos lares e entre as nações. Em silêncio rezemos pela paz.
Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz, para realizá-lo com mais alegria na Páscoa.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Se o pecado e o mal desfiguram, se te assustam a dor e a cruz; minha graça e perdão transfiguram, na Palavra terás nova luz.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão.
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2 – “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3 – “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
4 – “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido”. Busca, salva e reconduze a quem perdeu a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
5 – “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”. É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO
Presidente – Nós nos alegramos, Senhor Deus, pois manifestastes vossa glória na transfiguração do vosso Filho Jesus e nos concedeis, ainda na terra participar das coisas do céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, sai pela estrada a procurar libertação; mas como é triste ver, ao fim da caminhada, quem foi levada a trabalhar na escravidão!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
No mistério da transfiguração visualizamos a grandeza e beleza da Páscoa. A Palavra nos mostra que, mesmo tendo de enfrentar o desprezo e a morte em Jerusalém, Jesus tem uma “identidade” que ninguém vai destruir: sua filiação divina e sua missão salvadora: “Tu és meu Filho amado…” A cena era bonita demais. A sensação que sentiam era a de estar no céu, tamanha a felicidade. Pedro, entusiasmado, chegou a sugerir para armarem três tendas e ficarem ali mesmo. Era maravilhoso demais o que estavam presenciando! Na verdade, Pedro ainda não tinha clareza que a verdadeira tenda, a verdadeira morada de Deus entre nós, era o próprio Jesus e todo discípulo pela fé, haveria de seguir seus passos. Ao ouvirmos e refletirmos hoje a Palavra viva do nosso Deus, sentimos o Cristo, transfigurado na montanha e ressuscitado em Jerusalém, em profunda comunhão conosco: participamos “das coisas do céu”, para que não desfaleçamos em meio às dificuldades da vida. Vivenciamos nossa sublime vocação de estarmos em comunhão com o Cristo Ressuscitado, reforçando sempre que é necessário o alerta profético em defesa da vida dos seus filhos e filhas.
REFLETINDO A CF 2014
Objetivos Específicos
1 – Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.
2 – Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.
3 – Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
4 – Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
5 – Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.
6 – Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal.
Objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade
a) Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
b) educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
c) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 9,4b-10; Sl 78; Lc 6,36-38
3ª feira: Is 1,10.16-20; Sl 49; Mt 23,1-12
4ª feira: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rm 4,13.16-18.22; Lc 2,41-51a
5ª feira: Jr 17,5-10; Sl 1; Lc 16,19-31
6ª feira: Gn 37,3-4.12-13a.17-28; Sl 104; Mt 21,33,43.45-46
Sábado: Mq 7,14-15.18-20; Sl 102; Lc 15,1-3.11-32
Domingo: Ex 17,3-7; Sl 94; Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-42

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …