Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma

O MANDAMENTO DO SENHOR É FONTE DE VIDA E SALVAÇÃO
TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE”.
Cor Litúrgica: Roxo
Animador – Irmãos caríssimos, neste itinerário quaresmal, nós somos convocados a uma conversão permanente que só será realidade em nossas vidas se estivermos sempre abertos aos mistérios de Deus. Fiquemos de pé e iniciemos a Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: SENHOR, TENDE COMPAIXÃO DO VOSSO POVO QUE ACOLHE A CONVERSÃO. REACENDEI EM NÓS A CHAMA BATISMAL. OH! DÁ-NOS LUZ E VOSSO PERDÃO! / 1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Do meu pecado, todo inteiro, vem lavar-me e apagai completamente a minha culpa. / 2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente, foi contra vós, só contra vós que eu pequei e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!/ 3. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! / 4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar e minha boca anunciará vosso louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos a Palavra de Deus nos torna conscientes da importância de obedecer a Deus e nos ensina a vivenciar a santidade sem reservas. Ouçamos com atenção.
5. 1ª LEITURA (Ex 20, 1-17) – Mais longa – Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 1Deus pronunciou todas estas palavras: 2“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 3Não terás outros deuses além de mim. 4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5Não te prostrarás diante desses deuses, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar o seu nome em vão. 8Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9Trabalharás durante seis dias, e farás todos os teus trabalhos, 10mas o sétimo dia é sábado, dedicado ao Senhor, teu Deus. Não farás trabalho algum; nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. 11Porque o Senhor fez em seis dias o céu, a terra e o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso. o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou. 12Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13Não matarás. 14Não cometerás adultério. 15Não furtarás. 16Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.”
Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 18/19)
REFR.: SENHOR, TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!/ 1. A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes./ 2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante para os olhos é uma luz./ 3. É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos, igualmente./ 4. Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.
7. 2ª LEITURA (1 Cor 1, 22-25) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR, / CRISTO, PALAVRA DE DEUS! / CRISTO, PALAVRA DE DEUS! /Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 2, 13-25) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois, espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. 23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, a Palavra do Senhor nos recorda que só a Ele havemos de adorar, cumprindo a Sua Lei e os Seus preceitos. Por isso oremos, suplicando com fervor: Senhor, ouvi-nos!
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que no próximo dia 13 comemora o 2º aniversário de sua eleição como Pastor Supremo da Santa Igreja, para que continue a testemunhar, com ternura e humildade, a beleza da fé a todos os povos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
2) Pelas mulheres do mundo inteiro que hoje comemoram o seu dia, para que, no cotidiano do lar e nos mais diversos ambientes sociais, continuem nos ajudando a conhecer a Palavra de Deus não só com a inteligência, mas também com o coração, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
3) Pelos membros da Missão Igreja de Roraima, para que sejam incansáveis anunciadores do Evangelho junto às pessoas e comunidades por eles atendidas, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que possamos aprender com Jesus a termos mais amor e respeito pela Igreja, o Templo construído e consagrado para Sua adoração, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
5) Por todas as pessoas que estão se preparando para receber os sacramentos da iniciação cristã, para que aprendam a adorar ao Cristo em espírito e em verdade, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Ó Pai, que nos destes Vosso Filho, que sacia a fome do teu povo, ouvi as nossas preces e fazei que encontremos a nossa alegria na abundância dos Vossos dons. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – REFR.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, / EIS O DIA DA SALVAÇÃO: / AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. / EIS O TEMPO DE CONVERSÃO. 1a- Os caminhos do Senhor/ são verdade, são amor; / dirigi os passos meus / em vós espero, ó Senhor! / b- Ele guia ao bom caminho / quem errou e quer voltar; / Ele é bom, fiel e justo; / Ele busca e vem salvar. / 2a- Viverei com o Senhor, Ele é o meu sustento. / Eu confio, mesmo quando / minha dor não mais aguento. / b- Têm valor aos olhos seus / meu sofrer e meu morrer:/ libertai o vosso servo / e fazei-o reviver! / 3a- A Palavra do Senhor / é a luz do meu caminho; / ela é vida, é alegria: / vou guardá-la com carinho. / b- Sua lei, seu mandamento / é viver a caridade: / Caminhemos todos juntos, / construindo a unidade!
14. P.: Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus de bondade, concedei-nos por este sacrifício que, pedindo perdão de nossos pecados, saibamos perdoar a nossos semelhantes. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio da Quaresma II – Quaresma, tempo de conversão – MR (p. 415) – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Para renovar, na santidade, o coração dos vossos filhos e filhas, instituístes este tempo de graça e salvação. Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego às coisas da terra. E, enquanto esperamos a plenitude eterna, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé.
TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!
P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, com nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares e todos os ministros do Vosso povo.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho.
TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!
P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO: REFR.: FELIZ O HOMEM QUE DA CULPA É ABSOLVIDO / E CONVIDADO PARA A CEIA DO SENHOR! / NO LAR PATERNO, COM O CRISTO É REVESTIDO / DA VESTE NOVA QUE SEU PAI LHE PREPAROU. /1. Feliz o homem cuja falta é perdoada, / que foi no Sangue do Senhor purificada!/ 2. Feliz o homem que caminha na verdade, / em cuja alma não há mais duplicidade! / 3. Feliz o povo que confessa seu pecado, / porque será pelo Senhor purificado!/ 4. Feliz quem deixa se instruir pelo Senhor / e seus caminhos vai trilhando com amor! / 5. Feliz aquele que confia em seu nome: / seu coração não sentirá, jamais, a fome! / 6. Quem se confia ao Senhor sinceramente / é envolvido pela graça inteiramente!
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, tendo recebido o penhor do vosso mistério celeste, e já saciados na terra com o pão do céu, nós vos pedimos a graça de manifestar em nossa vida o que o sacramento realizou em nós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL (MR p.521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO FINAL: HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2015
1. Em meio às angústias, vitórias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz (cf. GS 2), sonhei uma Igreja a serviço da vida. Eu fiz do meu povo os atores da paz!/ REFR.: QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR" (MC 10,45). / 2. Os grandes oprimem, exploram o povo, mas entre vocês bem diverso há de ser. Quem quer ser o grande se faça de servo: Deus ama o pequeno e despreza o poder. / 3. Preciso de gente que cure feridas, que saiba escutar, acolher, visitar. Eu quero uma Igreja em constante saída (EG, 20), de portas abertas, sem medo de amar!/ 4. O meu mandamento é antigo e tão novo: Amar e servir como faço a vocês. Sou mestre que escuta e cuida seu povo, um Deus que se inclina e que lava seus pés. / 5. As chagas do ódio e da intolerância se curam com o óleo do amor-compaixão (cf. Lc 10,29ss). Na luz do Evangelho, acende a esperança. Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

Partilha da Palavra
O templo que se refere no Evangelho é a casa de Deus, lugar da memória histórica (ele guarda a Arca da Aliança, selada no Sinai). Não pode ser local de ostentação, de poder e de opressão do povo. O templo é importante, mas não é absoluto. Na travessia do deserto, Deus acampava numa tenda. Por muito tempo não quis templo. O verdadeiro templo de Deus é Jesus, que acampou entre nós. E nós mesmos somos o templo de Deus. É por isso que a segunda leitura fala do escândalo da cruz. A proposta do Evangelho é contrária a sabedoria dos grandes, poderosos e do mercado. É também dentro deste contexto que devem ser colocados os mandamentos de Deus, a lei da vida, da libertação. Se as comunidades cristãs não tiverem clareza do projeto de Jesus (que é a contramão do projeto do mercado), não será possível observar os mandamentos. Não adianta sabê-los de cor. Eles foram exatamente promulgados para superar as opressões que aconteciam na “casa da escravidão” (no sistema do faraó). Ora, o deus-mercado de hoje repete exatamente as opressões do faraó: não observa nenhum dos mandamentos. Vejamos, o mercado adora o dinheiro e o poder (1º); usa de modo blasfemo o nome de Deus para justificar a guerra e tantas barbaridades (2º); não guarda o Dia do Senhor (3º); desmonta a família (4º); mata bastante e manda matar (5º); legaliza o adultério (6º); rouba legalmente (7º); usa do falso testemunho contra os pobres da terra (dentro e fora dos tribunais) (8º); e, finalmente, nos ensina todo o santo dia a cobiçar de tudo por meio da propaganda desenfreada dos meios de comunicação social (9º e 10º). A Quaresma é um convite de conversão, para cada um de nós, para as comunidades. Sem sair da “casa da escravidão” não é possível de jeito nenhum observar os mandamentos da Lei de Deus. Sem termos um projeto de vida, não adiantam as leis constitucionais. Sem um projeto de vida, nunca teremos o começo do mundo novo representado pela Páscoa, pela ressurreição de Jesus. Para refletir: – O que nos tem a dizer hoje esse gesto de Jesus usando o chicote? – Percebemos a diferença entre o legalismo condenado por Jesus e a lei que liberta? – As práticas que usamos em nossos templos apontam para relações de libertação?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: 2 Rs 5,1-15a.; Sl 41 (42),2.3;Lc 4, 24-30
Ter.: Dn 3, 25.34-43; Sl 24(25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R/. 6a); Mt 18, 21-35
Qua.: Dt 4, 1.5-9; Sl 147 (147B), 12-13. 15-16. 19-20 (R/. 12a); Mt 5, 17-19
Qui.: Jr 7, 23-28; Sl 94 (95),1-2.6-7.8-9 (R/8); Lc 11,14-23
Sex.: Os 14, 2-10; Sl 80(81),6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14 e 17 (R/.cf.11 e 9a); Mc 12, 28b-34
Sáb.: Cm Fac de S. Patrício B.; Os 6, 1-6; Sl 50 (51), 3-4.18-19.20- 21ab (R/. cf. Os 6,6); Lc 18, 9-14
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …