Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Quaresma

4º Domingo da Quaresma

DEUS ENVIOU SEU FILHO PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO POR ELE
QUARTO DOMINGO DA QUARESMA – LAETARE
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE”.
Cor Litúrgica: Roxo ou róseo
Animador – Irmãos, neste Domingo da alegria, a Igreja nos convida a encontrar o sentido da nossa penitência quaresmal, saboreando antecipadamente a alegria da Páscoa. Nesta celebração, de alguma forma, a luz de Cristo Ressuscitado torna-se mais próxima e permite-nos caminhar com mais segurança, vislumbrando o fecundo amor de Deus. Fiquemos de pé e iniciemos a Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: SENHOR, TENDE COMPAIXÃO DO VOSSO POVO QUE ACOLHE A CONVERSÃO. REACENDEI EM NÓS A CHAMA BATISMAL. OH! DÁ-NOS LUZ E VOSSO PERDÃO! / 1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Do meu pecado, todo inteiro, vem lavar-me e apagai completamente a minha culpa. / 2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente, foi contra vós, só contra vós que eu pequei e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!/ 3. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! / 4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar e minha boca anunciará vosso louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Pausa). Senhor, que nos mandastes perdoar-nos mutuamente antes de nos aproximar do vosso altar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que confiastes à vossa Igreja o ministério da reconciliação, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos caríssimos, a alegria do fiel cristão é consequência de sua pertença a Deus e de seu serviço à Igreja. Escutemos com atenção a Palavra que nos salva.
5. 1ª LEITURA (2 Cr 36, 14-16. 19-23) – Leitura do Segundo Livro das Crônicas.
Naqueles dias, 14todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. 15Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa. 16Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio. 19Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso. 20Nabucodonosor levou cativos para a Babilônia, todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas. 21Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”. 22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 23“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 136/137)
REFR.: QUE SE PRENDA A MINHA LÍNGUA AO CÉU DA BOCA SE DE TI, JERUSALÉM, EU ME ESQUECER!/ 1. Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando com saudade de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas./ 2. Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós algum canto de Sião!”/ 3. Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão!/ 4. Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!
7. 2ª LEITURA (Ef 2, 4-10) – Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos: 4Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, Ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois foi Ele que nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: LOUVOR E HONRA A VÓS, SENHOR JESUS. / Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 3, 14-21) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, Jesus disse a Nicodemos: 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas, tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria, / padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, apoiados no grande amor que Deus nos tem, oremos pela Igreja e pela humanidade inteira, dizendo com fé: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que no próximo dia 19 comemora o segundo aniversário de seu ministério pontifício, para que, como Pastor Supremo da Igreja, seja sempre cheio da sabedoria, da consolação e da fortaleza do Espírito Santo, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Bispo Auxiliar, Dom Valdir Mamede, que no próximo dia 16 comemora o segundo aniversário de sua ordenação episcopal, para que, com fortaleza e justiça, continue anunciando o Evangelho aos habitantes do Distrito Federal por meio de um fecundo testemunho de amor aos excluídos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Pelos dirigentes de todas as Nações, para que se deixem tocar pela luz de Cristo, buscando sempre o bem comum e a defesa dos direitos humanos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por todas as pessoas que são perseguidas por causa da fidelidade a Cristo, para que sintam sempre a Sua ajuda e proteção, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que possamos cumprir, com responsabilidade, os nossos deveres terrenos e colaborar, com competência, nos mais variados campos da vida social, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor nosso Deus, que ouvis as orações dos Vossos servos, afastai as trevas que nos cercam, dirigindo os nossos corações para a luz do Vosso Filho. Ele, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – REFR.: OS CRISTÃOS TINHAM TUDO EM COMUM, DIVIDIAM SEUS BENS COM ALEGRIA. DEUS ESPERA QUE OS DONS DE CADA UM SE REPARTAM COM AMOR NO DIA A DIA./ 1. Deus criou este mundo para todos. Quem tem mais é chamado a repartir com os outros o pão, a instrução e o progresso, fazer o irmão sorrir. / 2. Mas acima de alguém que tem riquezas está o homem que cresce em seu valor. E, liberto, caminha para Deus, repartindo com todos o amor./ 3. No desejo de sempre repartirmos nossos bens, elevemos nossa voz ao trazer pão e vinho para o altar, em que Deus vai se dar a todos nós.
14. P.: Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer pela redenção do mundo os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Quaresma I – Sentido espiritual da Quaresma – MR (p. 414) – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, a cada ano, a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram filhas e filhos vossos. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz: TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.
TODOS: SANTIFICAI E REUNI O VOSSO POVO!
P.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
TODOS: TODAS AS VEZES QUE COMEMOS DESTE PÃO E BEBEMOS DESTE CÁLICE, ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE, ENQUANTO ESPERAMOS A VOSSA VINDA!.
P.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
TODOS: FAZEI DE NÓS UMA PERFEITA OFERENDA!
P.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o Papa Francisco, vosso servo; nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: A TODOS SACIAI COM VOSSA GLÓRIA!
P.: Por Ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: FELIZ O HOMEM QUE DA CULPA É ABSOLVIDO / E CONVIDADO PARA A CEIA DO SENHOR! / NO LAR PATERNO, COM O CRISTO É REVESTIDO / DA VESTE NOVA QUE SEU PAI LHE PREPAROU. /1. Feliz o homem cuja falta é perdoada, / que foi no Sangue do Senhor purificada!/ 2. Feliz o homem que caminha na verdade, / em cuja alma não há mais duplicidade! / 3. Feliz o povo que confessa seu pecado, / porque será pelo Senhor purificado!/ 4. Feliz quem deixa se instruir pelo Senhor / e seus caminhos vai trilhando com amor! / 5. Feliz aquele que confia em seu nome: / seu coração não sentirá, jamais, a fome! / 6. Quem se confia ao Senhor sinceramente / é envolvido pela graça inteiramente!
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL (MR p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO FINAL: HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2015
1. Em meio às angústias, vitórias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz (cf. GS 2), sonhei uma Igreja a serviço da vida. Eu fiz do meu povo os atores da paz!/ REFR.: QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR" (MC 10,45). / 2. Os grandes oprimem, exploram o povo, mas entre vocês bem diverso há de ser. Quem quer ser o grande se faça de servo: Deus ama o pequeno e despreza o poder. / 3. Preciso de gente que cure feridas, que saiba escutar, acolher, visitar. Eu quero uma Igreja em constante saída (EG, 20), de portas abertas, sem medo de amar!/ 4. O meu mandamento é antigo e tão novo: Amar e servir como faço a vocês. Sou mestre que escuta e cuida seu povo, um Deus que se inclina e que lava seus pés. / 5. As chagas do ódio e da intolerância se curam com o óleo do amor-compaixão (cf. Lc 10,29ss). Na luz do Evangelho, acende a esperança. Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

Partilha da Palavra
A Sagrada Escritura proclama que a história está fundada na iniciativa de Pai que, a todos oferece a salvação, sempre condicionada pela acolhida ou recusa de cada pessoa. A primeira leitura nos mostra as repetidas infidelidades do povo diante de Deus. A segunda leitura fala dos pecados do povo, que se desviou da fé e o resultado foi o exílio da Babilônia. Mas Deus não deixa o povo lá para sempre. O Evangelho narra o amor de Deus que chega ao ponto de dar o seu próprio Filho, e insiste também na responsabilidade do homem, que deve fazer uma escolha diante dessa proposta de amor. Define claramente o caminho que devemos seguir para chegar à vida eterna: “acreditar” em Jesus, escutar, acolher sua mensagem e seus valores, segui-Lo no caminho do amor e da entrega ao Pai e aos irmãos. Ser capaz de ultrapassar a indiferença, o comodismo, o egoísmo e realizar gestos concretos de entrega e serviço que tragam alegria, vida e esperança aos irmãos que caminham lado a lado conosco. A Liturgia da Quaresma insiste que o pecado não é irreparável. Para os que creem existe conversão, perdão e salvação. Jesus não veio condenar, e sim salvar. Ele é a luz que nos afasta das trevas, e nos reconcilia com Deus, conduzindo-nos no caminho do amor e da misericórdia. Ele nos deixou a comunidade para continuar sua missão. Como cristãos, somos sinais da luz de Cristo em nossa comunidade?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Is 65,17-21; Sl 29; Jo 4,43-54
Ter.: CmFac de S. Patrício B. Ez 47, 1-9.12; Sl 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8); Jo 5, 1-16
Qua.: CmFac. De S. Cirilo de Jerusalém BDr. Is 49, 8-15; Sl 144 (145), 8-9.13cd-14.17-18 (R/. 8a); Jo 5, 17-30
Qui.: SÃO JOSÉ, ESPOSO DA BVM, 2 Sm 7, 4-5a.12-14a.16 ; Sl 88 (89); Rm 4, 13.16-18.22; Mt 1, 16.18-21.24a ou Lc 2, 41-51a.
Sex.:Sb 2, 1a. 12-22; Sl 33 (34); Jo 7, 1-2.10.25-30
Sáb.: Jr 11, 18-20; Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R/. 2a); Jo 7, 40-53
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo da Quaresma
CANTOS PARA ESTA CELEBRAÇÃO: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB – CD XIII; XIV – CF 2015

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …