Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Advento

2º Domingo do Advento

CONVERTAM-SE: O REINO DO CÉU ESTÁ PRÓXIMO
0204 de Dezembro de 2016
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO – ANO A – SÃO MATEUS
ANO NACIONAL MARIANO
Cor litúrgica: roxo
A: Irmãos amados, Cristo vem para refazer conosco Sua aliança e nos convida, por meio do testemunho de João Batista, a preparar no deserto os nossos caminhos pela conversão pessoal e comunitária. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: COMO O SOL NASCE DA AURORA DE MARIA NASCERÁ AQUELE QUE A TERRA SECA EM JARDIM CONVERTERÁ. Ó, BELÉM, ABRE TEUS BRAÇOS AO PASTOR QUE A TI VIRÁ. EMANUEL, DEUS-CONOSCO, VEM AO NOSSO MUNDO, VEM! / 1. Ouve, ó pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! / 2. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens! / 3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ONDE HOUVER COROA DO ADVENTO
A: Estamos nos preparando para celebrar a festa de luz e de vida: o Nascimento do Salvador. Acrescentamos a esta coroa do advento uma luz a cada domingo deste tempo, para que relembremos a escuridão do mundo pecador antes da vinda do Salvador.
(após acender as velas, rezar a seguinte oração):
P.: Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
4. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. P.: Senhor, que sois o defensor dos pobres, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Cristo, que sois o refúgio dos fracos, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Senhor, que sois a esperança dos pecadores, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A:Meus Irmãos, por meio da Palavra de Deus, nós podemos preparar os caminhos de Cristo em nossos corações. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 11,1-10). – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naqueles dias, 1Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – SL 71 (72)R.:NOS SEUS DIAS A JUSTIÇA FLORIRÁ. / 1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres./ 2. Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!/ 3. Libertará o indigente que suplica e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará./ 4. Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
8. 2ª LEITURA (Rm 15, 4-9) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 4Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança. 5O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. 6Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. 7Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus. 8Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos que praticam a circuncisão, para honrar a veracidade de Deus, confirmando as promessas feitas aos pais. 9Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu vos glorificarei entre os pagãos e cantarei louvores ao vosso nome”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ 1. Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus.
10. EVANGELHO – (Mt 3,1-12)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2”Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” 4João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. 5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. 11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro, mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, invoquemos a Cristo, nosso Senhor e Redentor, que virá em Sua glória nos últimos tempos, e peçamos com alegria: Vinde, Senhor Jesus!
TODOS: VINDE, SENHOR JESUS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que se renove, pela graça, na esperança e no amor, em todos os seus filhos, rezemos ao Senhor.
TODOS: VINDE, SENHOR JESUS!
2) Pelos dirigentes de todas as Nações e todos os povos, para que, rompendo com as barreiras do egoísmo e do poder, reconheçam e atendam às justas aspirações do povo, rezemos ao Senhor.
TODOS: VINDE, SENHOR JESUS!
3) Pelas famílias de nossa Arquidiocese, para que, sustentadas pela Boa Nova do Evangelho e pelo Pão Eucarístico, busquem socorrer com misericórdia os pobres e os excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: VINDE, SENHOR JESUS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que não tenhamos medo de denunciar os pecados e os males do mundo em que vivemos, rezemos ao Senhor.
TODOS: VINDE, SENHOR JESUS!
(Preces Espontâneas):
P: Senhor Jesus Cristo, curai as nossas fraquezas e movei-nos à penitência, a fim de vivermos o efeito pleno do nosso batismo. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: PÃO E VINHO APRESENTAMOS COM LOUVOR E PEDIMOS O TEU REINO. VEM, SENHOR! (BIS) / 1. Pão e vinho repartidos entre irmãos são o laço da unidade do teu povo. Nossas vidas são também pequenos grãos que contigo vão formar o homem novo./ 2. Eis aqui a nossa luta dia a dia pra ganhar com o trabalho nosso pão. Mas tu és o alimento da alegria que dos pobres fortalece o coração./ 3. Vem, Senhor, vem caminhar à nossa frente. Vem conosco toda a terra transformar, e no mundo libertado e transparente, os irmãos à mesma mesa vão sentar.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio do Advento I – As duas vindas de Cristo – MR (p. 406)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:VEM, Ó SENHOR, COM O TEU POVO CAMINHAR. TEU CORPO E SANGUE, VIDA E FORÇA VEM NOS DAR! (BIS) / 1. A Boa Nova proclamai com alegria. Deus vem a nós. Ele nos salva e nos recria. E o deserto vai florir e se alegrar. Da terra seca flores vão brotar. (Bis). / 2. Eis nosso Deus, Ele vem pra salvar. Com sua força, vamos juntos caminhar e construir um mundo novo e libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado. (bis). / 3. Uma voz clama no deserto com vigor: ”Preparai hoje os caminhos do Senhor!” Tirai do mundo a violência e ambição que não vos deixam ver no outro vosso irmão. (Bis). / 4. Distribuí os vossos bens com igualdade. Fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e um povo novo viverá num mundo novo. (Bis).
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.:Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
O Senhor já veio há mais de dois mil anos, mas Ele, como um rebento deve ainda crescer no mundo. Em muitos lugares, em muitas situações, Jesus ainda não chegou. A primeira leitura apresenta a vinda de um descendente de Davi, um rebento frágil, em quem repousa o Espírito de Deus, para trazer um reino de justiça e paz, onde todas as coisas se reconciliam. E assim o mundo novo se realizará em toda a sua plenitude. Na segunda leitura Paulo faz uma série de exortações à comunidade. Entre elas, o convite a aprender sempre mais com as Sagradas Escrituras. Nesta liturgia da Palavra é importante resgatar aquilo que ajuda a perseverar e a conservar a esperança. Mas para que isso aconteça é necessário voltar-se para o Espírito Santo, o qual nos interpela à conversão constante. No convite de Paulo está muito claro uma proposta: no interior da comunidade não se pode reproduzir o modelo do sistema, baseado exclusivamente na lei do mais forte, do dominador, mas como Jesus Cristo, servo do Pai, acolhedor dos irmãos e irmãs. Portanto, o que dá ânimo à comunidade é viver com os mesmos sentimentos de Cristo. É viver servindo os mais fracos, acolhendo-os e buscando o bem comum. No Evangelho deste dia João Batista resume a sua mensagem com uma frase: “O Reino de Deus está próximo, mudai o vosso coração!” E sugere o que devemos fazer para preparar-lhe o caminho. Se quisermos que o Senhor venha, se quisermos participar do seu Reino que está crescendo e se desenvolvendo no mundo, temos que mudar o nosso coração. Temos que nos perguntar sobre os muros que nos separam dos irmãos, quais as barreiras que impedem o encontro e o entendimento entre as famílias, entre as comunidades e entre as nações. Podemos até pensar como os fariseus e saduceus, que é suficiente ter o nome escrito no livro dos batizados da comunidade cristã, mas João Batista afirma que “Deus pode fazer nascer filhos de Abraão até destas pedras”. Portanto, não se iludam se não mudarmos de fato o nosso coração e nossas atitudes, poderemos ser podados como árvores inúteis, ou até sermos como a palha que queima no fogo que não se apaga. Muitas “montanhas”, ainda, devem ser aplainadas, muitos vales preenchidos para que a comunidade conheça a verdadeira paz. Quando não houver mais fome, injustiça, violência, aí sim a conversão será plena. Até que esse dia não chegue, continuemos como João Batista, preparando os caminhos do Senhor. Quais atitudes devem ser realizadas pelos membros da comunidade cristã, para que o Senhor a possa visitar?
LEITURAS DA SEMANA
2ª: Is 35,1-10 ;Sl 84(85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R/.Is 35, 4d) ; Lc 5,17-26
3ª: S. Nicolau B, MFac. Is 40,1-11 ; Sl 95(96),1-2. 3 e 10ac. 11-12. 13 (R/. cf. Is 40,9-10) ; Mt 18,12-14
4ª: Is 40,25-31 ;Sl 102(103),1-2. 3-4. 8. 10 (R/. 1a) ; Mt 11,28-30
5ª: IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA. Solenidade. Gn 3,9-15.20 ;Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 1a) ; Ef 1,3-6.11-12 ; Lc 1,26-38
6ª: São João Diego. MFacIs 48,17-19 ; Sl 1,1-2. 3. 4 e 6 (R/. cf. Jo 8, 12) ; Mt 11,16-19
Sáb: Eclo 48,1-4. 9-11 ;Sl 79(80),2ac e 3b. 15-16. 18-19 (R/. 4) ; Mt 17,10-13
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo do Advento – Ano A

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …