Página Inicial / Notícias / Morre Dom Ivo Lorscheiter

Morre Dom Ivo Lorscheiter

Morre Dom Ivo Lorscheiter, figura destacada do episcopado brasileiro.Integrou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 1971 a 1986.

Morreu aos 79 anos, na tarde desta segunda-feira, Dom José Ivo Lorscheiter, bispo emérito de Santa Maria (Rio Grande do Sul) e figura destacada do episcopado brasileiro em décadas passadas.

Dom Ivo estava internado desde o dia 25 de fevereiro no Hospital de Caridade de Santa Maria, onde fora submetido a uma cirurgia no estômago. Seu quadro era considerado grave pelos médicos. Em conseqüência de uma infecção, o prelado teve falência múltipla de órgãos esta segunda-feira.

O velório será na Catedral Diocesana Imaculada Conceição de Santa Maria, no centro da cidade. A Missa das Exéquias com o sepultamento será no Santuário-Basílica de Nossa Medianeira de Todas as Graças, às 16 horas desta terça-feira, 6 de março.

Dom Ivo Lorscheiter foi secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em um dos períodos mais difíceis da história recente do Brasil.

Em seus dois mandatos consecutivos como secretário-geral do organismo, entre 1971 e 1979, liderou o episcopado brasileiro nos anos duros da Ditadura Militar.

Sua voz se ergueu diversas vezes contra as violações dos direitos humanos no Brasil nesse período.

Em 1979 saiu da secretaria-geral para assumir a presidência da CNBB, cargo que ocupou até 1986.

Natural de São José do Hortêncio, 2º distrito de São Sebastião do Caí (Rio Grande do Sul), Dom Ivo pertencia a uma família de modestos agricultores descendentes de alemães.

Nos primeiros anos de estudo freqüentou uma Escola Paroquial em sua terra natal, depois prosseguiu num colégio de Irmãs religiosas do Imaculado Coração de Maria.

Quando seu irmão mais velho foi para o Seminário Menor em Gravataí, Dom Ivo foi morar na Casa Paroquial em São José do Hortêncio para ser acólito.

Assim se firmou nele a idéia de fazer-se sacerdote, seguindo os passos de seu irmão. Com 11 anos de idade foi também para o Seminário em Gravataí para ali fazer o curso ginasial e colegial, conforme era naquele tempo.

Concluídos os estudos no Seminário Menor, foi encaminhado ao Seminário Maior de São Leopoldo para prosseguir então o curso de Filosofia.

Quando se tratou de iniciar o curso de Teologia, o arcebispo de Porto Alegre o enviou a Roma onde concluiu não só o curso acadêmico, mas também o respectivo doutorado. Foi ordenado sacerdote em 1952.

Em 1965 foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Escolheu como lema “Nova Et Vetera,” (Coisas novas e velhas), inspirado no Evangelho de São Mateus 13,32, de acordo com os tempos que a Igreja estava vivendo, isto é, durante a realização do Concílio Vaticano II, do qual Dom Ivo tomou parte na última sessão como bispo recém-eleito, embora ainda não ordenado.

Após 8 anos como bispo auxiliar de Porto Alegre, assumiu a diocese de Santa Maria em 1974. Ali foi pastor durante 30 anos, até que, em 2004, João Paulo II aceitou sua renúncia por razões de idade.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …