Página Inicial / Notícias / Bento XVI – Semana Santa

Bento XVI – Semana Santa

O Papa Bento XVI presidirá todos os ritos da Semana Santa, entre eles a Missa da Quinta-feira Santa, quando lavará os pés de doze homens, em lembrança do que fez Jesus Cristo com os apóstolos, informou ontem o Vaticano. No dia 1º de abril, Bento XVI celebrará, pela manhã, a Procissão de Ramos na praça de São Pedro, no Vaticano, marcando o início da Semana Santa. Nesse mesmo dia, a Igreja celebrará a XXII Jornada Mundial da Juventude, que este ano tem como lema ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’.

Na Quinta-feira Santa, 5 de abril, o Papa celebrará, também pela manhã, a Missa do Santo Crisma na Basílica de São Pedro, durante a qual serão abençoados os santos óleos usados durante os ritos pascais e que abrem o Tríduo Pascal. À tarde, Bento XVI irá à Basílica de São João de Latrão, em Roma, para celebrar a Missa da Quinta-feira Santa. O dinheiro que for recolhido durante a cerimônia será destinado ao centro médico de Baidoa, na Somália.

Na Sexta-feira Santa, o Pontífice lembrará a Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, e, no começo da noite, irá ao Coliseu para presidir, no lugar símbolo do sofrimento dos cristãos, a Via-Sacra.

No Sábado de Aleluia, o Papa presidirá, sempre na basílica vaticana, a Vigília Pascal, considerada a ‘mãe de todas as vigílias’, à noite na qual a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor.

No domingo, dia 8 de abril, Bento XVI celebrará a Missa da Ressurreição, pronunciará a tradicional mensagem de Páscoa e dará a bênção ‘Urbi et Orbi’.

Além dos atos referentes à Páscoa, Bento XVI encontra hoje, 29 de março, milhares de jovens romanos na praça de São Pedro, para preparar a Jornada Mundial da Juventude.
Em 2 de abril, completa-se o segundo aniversário de morte de João Paulo II, e Bento XVI realizará, na Basílica de São Pedro, uma missa pelo Papa polonês. No mesmo dia, terminará a parte diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, cujas atas passarão à Congregação para a Causa dos Santos. No dia 15 de abril, um dia antes de completar 80 anos, Bento XVI celebrará uma missa solene na basílica vaticana pelo seu aniversário. Quatro dias depois, completará dois anos que foi eleito Pontífice, após a morte de João Paulo II.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …