Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo/2010

Homilia Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo/2010

HOMILIA NA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO – 03/junho/2010 –

+Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá

  

HOMILIA NA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO – 03/junho/2010 –

+Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá

            Nós rezamos  na oração ´coleta` de hoje: “Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o MEMORIAL da vossa paixão.” Percebemos este MEMORIAL em prefiguração na primeira leitura: Gn14,18-20. Um dia,  prefigurando a EUCARISTIA da comunhão trinitária realizada por Jesus, e que hoje continuamos, Melquisedec trazendo pão e vinho,  como sacerdote do Deus altíssimo abençoou: “Bendito seja Abrão pelo Deus altíssimo, criador do céu e da terra!” Em gesto concreto Abrão reconhece que Deus é seu companheiro… A primeira leitura de hoje – Gênesis 14,20 – mostra que o DÍZIMO é o um jeito de viver-em-Eucaristia: “E Abrão entregou-lhe o DÍZIMO DE TUDO!” Hoje – Você… DIZIMISTA – vive a dimensão da Eucaristia que é PARTILHA, por isso, Dizimista,  Você MULTIPLICA! Dizimista é alguém que vive-em-Eucaristia!

                Na segunda leitura  – 1Cor 11,23-26 – o apóstolo SPaulo testemunha que o MEMORIAL que Jesus realizou: “… fazei isto em minha memória!” ele – Paulo – tinha que continuar: “Irmãos, o que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti:…” Paulo repete as mesmas palavras de Jesus: “… Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória.”  “Este cálice é a nova aliança em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei ISTO EM MINHA MEMÓRIA!”

                A Santa Missa, a Eucaristia, a Ceia do Senhor… é MEMORIAL quando se torna PARTILHA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA; é MEMORIAL quando a gente se EMPOBRECE, mesmo que seja do pouco de um dízimo do próprio tempo, da atenção-sorriso; do dízimo “fazer companhia a alguém…” É o DÍZIMO “dos cinco pães e os dois peixes”. Sabe o que acontece com Você? Você se coloca  na Escola de Nossa Senhora, mulher “eucarística”, e, Você começa a ser “Eucaristia” para quem de Você se aproximar, e, com os ´olhos-emprestados-de-Deus` percebe e sente cada pessoa como “um que faz parte de Você”.

                Você percebe que através do Evangelho de hoje Jesus propõe uma economia solidária de partilha: não se esqueça dos ´cinco pães e dois peixes`! E isso começa dentro de nós, em nossa consciência, na Família, nas pequenas comunidades, nas diversas pastorais, movimentos, organismos; isto se torna mais sinal na Paróquia-net como rede de comunidades e grupos; esta rede por capilaridade se visibiliza no “lugar privilegiado da COMUNHÃO”: a ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ!

                A Solenidade de Corpus Christi, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo se tornou para nós na Arquidiocese de Cuiabá um MEMORIAL, pois, o Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá se tornou o único caminho para nós: o caminho da COMUNHÃO, uma grande rede-comunhão para nunca mais acabar! Basta prestar um pouco de atenção nas datas: 10 de junho de 2004 – início do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá – Dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo! – 22 de maio de 2008: solenidade do Corpo e Sangue de Cristo quando entraram em vigor os três documentos conclusivos mostrando que agora a nossa identidade, o nosso rosto… é assim: Casa e Escola da comunhão entre nós! Conduzidos pelas mãos maternas de Nossa Senhora viveremos como Igreja-comunhão com a Trindade-Deus-Amor… olhando para a frente, como ´discípulos e missionários no terceiro milênio!`

                Nós temos uma direção e um jeito de ser: “Deus em nós, e, nós em Deus: com Maria, a comunhão para nunca mais acabar!” A partir de 12 de outubro/2009 – no ano passado – a Eucaristia-MEMORIAL – “Fazei isto em memória de mim!” – também se tornou para a Arquidiocese de Cuiabá uma REDE DE ADORAÇÃO AO SSMO. SACRAMENTO a partir do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho com a Adoração Diária em rede com as Paróquias, Comunidades Paroquiais, com as Comunidades Religiosas Femininas e Masculinas e outros locais aprovados para a adoração ao SSmo. Sacramento.

                Hoje – solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – é mais um momento para se lucrar INDULGÊNCIA PLENÁRIA: (Leio parte do DECRETO, de 11 de janeiro de 2010:) “A Penitenciaria Apostólica, por mandato do Sumo Pontífice, CONCEDE INDULGÊNCIA PLENÁRIA, segundo as condições de costume (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração nas intenções do Papa, aos fiéis que estiverem presentes às celebrações jubilares, ou que se detiverem por um espaço de tempo adequado em adoração eucarística e piedosa meditação…”  

                Concluindo, transformemos em prece este momento de comunhão do Pão da Palavra de Deus. Reze comigo: “Senhor Jesus Cristo,/ dai-nos venerar com tão grande amor/ o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue,/ que possamos colher continuamente/ os frutos da vossa redenção!/ AMÉM!

                                                                                             …oo0oo…

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …