Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Curso Bíblico para formação de liderança

Curso Bíblico para formação de liderança

Curso Bíblico para formação de liderança.
Querido irmão e irmã  internautas, você que é catequista, liderança em sua comunidade, agente de pastoral e amante da Palavra de Deus, nós, da Coordenação diocesana de Pastoral em parceria com a Livraria Paulinas, estamos oferecendo para você um curso de Introdução à Bíblia, com a Ir. Zuleica Silvano, Irmã Paulina, membro do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) em Belo Horizonte, responsável pelo grupo Shemah, destinado à preparação dos subsídios bíblicos de Paulinas. Formada em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Será um momento muito importante para todos. A CNBBO2 este ano vai priorizar o estudo sobre a Palavra de Deus, o seu lugar em nossas comunidades e vidas: por isso nada melhor que nos situarmos desde já para estarmos em sintonia com os nossos bispos, participem! Será um momento único para todos, e que o Espírito Santo de Deus nos inspire a viver a Palavra como pão cotidiano de discípulos-missionários para uma Missão Continental.
Segue agora a Programação do Curso! Aproveitamos para agradecer as Irmãs Paulinas pela disponibilidade e pela grande contribuição. Bíblia em Comunidade
Introdução à Bíblia
Objetivo Geral
Estudar a Bíblia por meio das grandes etapas da História do povo de Israel, enfocando os personagens, lugares, situações política, social, econômica e religiosa de cada período e textos significativos que retratam a riqueza da experiência em cada época.
Conteúdo:
1)Noções iniciais do estudo da Bíblia: o significado do nome, como encontrar as citações, a visão geográfica, a fauna e a flora de Israel.
2)Os vários grupos que formaram o povo de Israel, tendo presente os Patriarcas e a experiência Exodal até o Período Helenista, com a alusão aos escritos do Primeiro Testamento que provavelmente surgiram em cada época e sobre a época.
3)O contexto histórico do Período Romano e os Escritos do Segundo Testamento.
Público-alvo: agentes de pastoral, religiosos, religiosas, grupos de formação, catequistas, pessoas interessadas num estudo intensivo sobre a Bíblia.
Material Necessário: Bíblia, material para anotação.
Para aprofundamento a Coleção Visão Global da Bíblia do Projeto Bíblia em Comunidade de Paulinas:
4.Bíblia, comunicação entre Deus e o povo;
5.Terras bíblicas: encontro de Deus com a humanidade;
6.O povo da Bíblia narra suas origens;
As famílias se organizam em busca da sobrevivência – Período tribal;
O alto preço da prosperidade – Monarquia unida;
Em busca de vida, o povo muda a História – Reino de Israel;
Entre a fé e a fraqueza  – Reino de Judá;
Deus também estava lá – Exílio da Babilônia;
A comunidade renasce ao redor da Palavra – Período Persa;
7. Fé bíblica: uma chama brilha no vendaval-Período Helenista;
8.A sabedoria nasce da resistência – Período Romano;
9.O eterno entra na história – Terra de Israel no tempo de Jesus;
10.A fé nasce e é vivida em comunidade – Comunidades Cristãs na Judéia;
11.Em Jesus, Deus comunica-se com o povo – Comunidades Cristãs na diáspora;
12.Caminhamos na história de Deus – Comunidades Cristãs e sua organização.
 Assessoria: Ir. Zuleica Silvano
Datas: 17 e 18/07/2010
Horários: sábado: 13h30 às 17h30
Domingo: 09h às 16h30
Local: Paulinas Livraria
Rua Joaquim Murtinho, 329 – centro – Cuiabá/MT.   Tel. 3622-0708
E-mail: promocuiaba@paulinas.com.br
Curso gratuito
Inscrições: por telefone, por e-mail ou diretamente na livraria.
Vagas limitadas
Apoio: Arquidiocese de Cuiabá e Paulinas Editora

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).