Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Quaresma

5º Domingo da Quaresma

O AMOR DE JESUS MUDA A VIDA
DA MULHER PECADORA E A NOSSA

13 de março de 2016
QUINTO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO
A.:Irmãos e irmãs, somos convidados a aprender de Cristo a não julgar e a não condenar o nosso próximo. Ele também nos ensina a sermos intransigentes com o pecado e indulgentes com os pecadores. Confiantes na misericórdia do Senhor que nos acolhe como pecadores redimidos, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa).Confessemos os nossos pecados: TODOS:CONFESSO A DEUS TODO-PODEROSO E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE PEQUEI MUITAS VEZES POR PENSAMENTOS E PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES, POR MINHA CULPA, MINHA TÃO GRANDE CULPA. E PEÇO À VIRGEM MARIA, AOS ANJOS E SANTOS E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE ROGUEIS POR MIM A DEUS NOSSO SENHOR. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Irmãos amados, a Palavra de Deus fortalece nossa caminhada na fé e na santidade. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
5. 1ª LEITURA (Is 43, 16-21 ) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
16Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 125/126) R.:MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR! / EXULTEMOS DE ALEGRIA! / 1) Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar. / Encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. / 2) Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez conosco o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! / 3) Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam a semente entre lágrimas, / ceifarão com alegria. / 4) Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
7. 2ª LEITURA (Fl3, 8-14) – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:GLÓRIA A VÓS, Ó CRISTO, VERBO DE DEUS. / Agora, eis o que diz o Senhor: de coração convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e clemente.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo8, 1-11) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.  8Etornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos, oremos a Cristo Jesus, que se fez nosso mestre, exemplo e irmão, dizendo: Senhor Jesus, ouvi-nos!
TODOS: SENHOR JESUS, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que hoje comemora o terceiro aniversário da sua eleição como Pastor Supremo da Santa Igreja, para que, auxiliado por nossas orações, possa continuar seu ministério em favor da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR JESUS, OUVI-NOS!
2) Por todas as pessoas que têm o dever de promover o bem-estar e o progresso dos povos, para que sejam promotores da justiça, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR JESUS, OUVI-NOS!
3) Pela nossa comunidade, para que aprenda a testemunhar os sinais da misericórdia de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR JESUS, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que aprendamos a não julgar, nem condenar o nosso irmão, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR JESUS, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor Jesus, atendei nossas preces e concedei-nos que, seguindo os Vossos mandamentos, nos preparemos dignamente para as Festas que se aproximam. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS –R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.P.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. SOBRE A RECONCILIAÇÃO II – MR (Pág.871)
Prefácio da Quaresma II –Quaresma, tempo de conversão – MR (p.415)
 
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo cujo Corpo e Sangue comungamos.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521).
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2. Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.

Preparando a Partilha da Palavra
A Palavra de Deus neste domingo nos convoca a experimentar a imensa misericórdia do Senhor que é capaz de realizar prodígios maiores do que os vividos no Êxodo (cf. 1ª leitura – Is 45,15-20). Experimentamos o dom da força amorosa do perdão divino que é capaz de causar mudanças profundas em nossa vida, deixando o que ficou para trás e avançando para o que está à frente (cf. 2ª leitura Fl 3,13). Uma experiência de amor pode mudar completamente a vida de uma pessoa mais que todos os critérios de moral. Este Evangelho é, para nós, um anúncio de alegria, porque o Senhor, diante de nossa fragilidade, não vem com cobranças, mas com amor, sem a gente ter feito nada para merecer. Fazendo assim, Ele abre um caminho original para o difícil desafio da convivência humana. Nossa tendência é achar que as pessoas mudarão de vida se formos duros e exigentes com elas. Mas o que leva mesmo alguém a mudar de vida é o amor, que tem exigências, mas nada tem a ver com cobranças moralistas. Na pessoa daquela mulher pecadora, cada um de nós pode se considerar acolhido pelo perdão de Jesus. Sentimos, pois, Jesus falando baixinho e com muita ternura ao nosso coração: “Eu estou aqui, e dou a você o meu perdão. Pois eu vim salvar o que estava perdido. De sua parte, vá e cuide para não trair o seu Deus, adulterando-se com coisas que não são de Deus, como fizeram os fariseus e mestres da lei”. Louvemos a Deus, porque se manifestou cheio de bondade e misericórdia para conosco. Assumamos diante dele o compromisso de vivermos realmente aliados ao seu projeto de vida e paz para todos. Caminhemos para a Páscoa com este propósito. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine para que, à luz da Palavra santa, possamos crescer na vida espiritual e no compromisso comunitário. Que a Quaresma deste Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Quantas páginas da Sagrada Escritura se podem meditar, nas semanas da Quaresma, para redescobrir o rosto misericordioso do Pai!

LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 ou mais breve: Dn 13,41c-62; Sl22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R/. 4a) ; Jo 8,12-20
3ª-feira: Nm 21,4-9; Sl 101(102), 2-3. 16-18. 19-21(R./ 2) ;Jo 8,21-30
4ª-feira: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95; Cânt.: Dn 3,52.53.54.55.56 (R/. 52b) ; Jo 8,31-42
5ª-feira: Gn 17,3-9; Sl 104 (105),4-5.6-7.8-9 (R/. 8a) ; Jo 8,51-59
6ª-feira: Jr 20,10-13; Sl 17 (18),2-3a. 3bc-4. 5-6.7 (R/. cf. 7) ; Jo 10,31-42
Sábado: S. José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja universal, solenidade. 2Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88 (89),2-3.4-5.27 e 29 (R/. 37) ; Rm 4,13.16-18.22; Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a
Primeira Semana do Saltério
Quinto Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …