Página Inicial / Animação Litúrgica / 29º Domingo do Tempo Comum

29º Domingo do Tempo Comum

PERSEVERAR NA ORAÇÃO E NO TESTEMUNHO:
CAMINHO PARA A JUSTIÇA E O BEM COMUM.
16 de outubro de 2016 
VIGÉSIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
COR LITÚRGICA: VERDE
A.: Irmãos amados, pelo exercício da oração, nós vivenciamos o amor e a ternura de Deus e percebemos os sinais de Sua misericórdia em nossas vidas. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.:O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE. E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU, AQUI ESTOU!/ 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi! / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar! / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar!/ 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar e, com meus irmãos, um mundo novo edificar!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa)Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA A.:Irmãos, Deus nos exorta a uma contínua vida de oração e de identificação com a Sua vontade. Ouçamos com fé as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Ex 17, 8-13) – Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 120/121) – R.: DO SENHOR É QUE ME VEM O MEU SOCORRO, DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E FEZ A TERRA./ 1. Eu levanto os meus olhos para os montes, de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”/ 2. Ele não deixa tropeçarem os meus pés e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme, nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!/ 3. O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite./ 4. O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deuste guarda na partida e na chegada. Ele te guarda, desde agora e para sempre!
8. 2ª LEITURA (2Tm 3, 14-4,2) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. 4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ A Palavra de Deus é viva e eficaz em suas ações; penetrando os sentimentos, vai ao íntimo dos corações.
10. EVANGELHO – (Lc 18, 1-8) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostra-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ- Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P.: Irmãos e irmãs, Cristo vive eternamente para interceder por nós, e dá a salvação àqueles que, por Seu intermédio, se aproximam de Deus. Digamos juntos: Senhor, ouvi-nos!
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, sendo fiel à sua missão evangelizadora, possa sempre educar o Povo de Deus na prática da oração e na participação dos sacramentos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
2) Pelos governantes de todas as Nações, para que façam dos seus mandatos uma missão e cumpram as suas funções promovendo a justiça e a fraternidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos fiéis à escuta da Palavra de Deus e perseverantes na ação e na oração, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
4) Pelos cristãos perseguidos por causa da fé, para que permaneçam fortes e fiéis ao Evangelho, graças à oração incessante de toda a Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em Vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS –1. Cada vez que eu venho para lhe falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da vida, preciso te escutar! Fala-me a verdade, que vai me libertar./ 2. Cada vez que eu venho para oferecer, na verdade eu venho para receber. Dá-me o pão da vida que vai me alimentar! Dá-me a água viva que vai me saciar!
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III –– MR (pág. 483) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum IX – O dia do Senhor – MR (pág. 436)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai. Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também / 2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti que crês em mim e à tua luz verei a luz. / 3. Vem, e eu te farei da minha vida participar. Viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim. Eternidade é na verdade, o amor vivendo sempre em nós. / 4. Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar,com amor, a construção de um mundo novo muito melhor! Sim, eu irei e levareiteu nome aos meus irmãos. Iremos nós e o teu amor vai construir, enfim, a paz!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na Eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A mensagem da liturgia deste domingo é a oração. A primeira leitura mostra que Deus se faz presente no compromisso com a comunidade por intermédio de Moisés que, de mãos levantadas, intercede por seu povo. A segunda leitura exalta a Palavra de Deus, apresentando-a como útil para ensinar, corrigir e formar segundo a justiça. O Evangelho nos convida a orar sem desanimar, pois quem reza não perde a esperança, e quando o Senhor vier para fazer justiça, será encontrado em vigilante espera. O episódio narrado na primeira leitura de hoje contém uma lição muito válida: ensina-nos que, para atingir objetivos superiores às nossas forças, precisamos orar sem cessar, a exemplo de Moisés que ora a Deus por seu povo que luta pela sobrevivência. A ação eficaz de Deus dá a vitória a seu povo. A mensagem da 1ª leitura torna-se oração no Salmo 120, onde a comunidade inteira e cada fiel encontram nesta atitude de abandono confiante a certeza de um auxílio contínuo. Na segunda leitura da Carta de São Paulo a Timóteo, provavelmente escrita entre o final do século I e o início do II, começam a agravar as perseguições aos cristãos, e também a fé da comunidade começa a perder forças. E para encorajá-la Paulo reforça a necessidade de perseverar na oração e faz um apelo a prosseguir lutando, acreditando que a Palavra de Deus tem a sua eficácia e que cedo ou tarde ela produzirá muitos frutos na vida de quem a ouve. E nas Sagradas Escrituras, encontramos a via pela qual é comunicada a sabedoria de Deus à nossa vida. Hoje Jesus nos apresenta um ensinamento sobre o valor de nossa súplica para nossa vida e vivência do Evangelho. Jesus conta a parábola da viúva insistente e do juiz injusto que a atende, não para fazer justiça, mas para evitar aborrecimentos. Porém Deus não é como esse juiz, ele atende os nossos pedidos quando nossa oração for expressão da busca do bem comum e da justiça. A oração, segundo o evangelho, é o recurso de que dispomos para estabelecermos mais intimidade com o Senhor e desse modo nos engajarmos na comunidade eclesial e na história até que ele venha. Concluímos que a oração que chega ao coração de Deus é aquela que parte do senso da justiça, do anseio pelo resgate dos direitos dos que são injustiçados. Não é uma petição de coisas a mais, nem de supérfluos, para atender os caprichos pessoais. A oração ouvida por Deus é aquela que busca o bem comum, com o qual a pessoa já está comprometida. Quem só pensa em si mesmo não se sintoniza com Deus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Sto Inácio de AntioquiaBMt, memória. Ef 2,1-10 ;Sl 99(100),2. 3. 4. 5 (R/. 3b) ; Lc 12,13-21
Ter: S. Lucas Evangelista, festa. 2Tm 4,10-17b ; Sl 144(145),10-11. 12-13ab. 17-18 (R/. 12a) ; Lc 10,1-9
Qua: Ss. João de Brébeuf, Isaac Jogues Press. eComps. Mts.,MFac. S. Paulo da Cruz Presb.,MFac. Ef 3,2-12 ;Cânt.: Is 12,2-3. 4bcd. 5-6 (R/. cf. 3) ; Lc 12,39-48
Qui: Ef 3,14-21 ;Sl 32(33),1-2. 4-5. 11-12. 18-19 (R/. 5b) ; Lc 12,49-53
Sex: Ef 4,1-6 ;Sl 23(24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 6) ; Lc 12,54-59
Sáb.: S. João Paulo II Pp, memória. Ef 4,7-16 ;Sl 121(122),1-2. 3-4a. 4b-5 (R/. cf. 1) ; Lc 13,1-9
Primeira Semana do Saltério
Vigésima Nona Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …