Página Inicial / Animação Litúrgica / 31º Domingo do Tempo Comum

31º Domingo do Tempo Comum

O AMOR DE DEUS CONVERTE E SALVA
Dia Nacional da Juventude
30 de outubro de 2016
TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
COR LITÚRGICA – VERDE
A.:Irmãos e irmãs: Deus é um Pai misericordioso que está sempre à espera de ver renascer no coração do filho o desejo de voltar para casa. Fiquemos de pé para o início da Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA –1. Como membro desta Igreja peregrina, recebi de Jesus Cristo uma missão:de levar a Boa Nova a toda a gente, a Verdade a Paz e o Perdão./ R.: ENVIA, ENVIA, SENHOR OPERÁRIOS PARA A MESSE ESCUTA, ESCUTA ESTA PRECE, MULTIDÕES TE ESPERAM, SENHOR!/ 2. Por caminhos tão difíceismuita gente vai andando sem ter rumo e direção. Não conhecem a verdade do Evangelhoque liberta e dá força ao coração./ 3. A missão nos acompanhadia a dia na escola, no trabalho e no lar. Precisamos ser no mundo testemunhaspra que Deus possa em nós se revelar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de podere misericórdia,que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA A.:Meus irmãos, Deus é misericordioso e, por isso, Ele sabe compreender bem as nossas misérias e os nossos pecados. Ouçamos as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Sab 11, 22-12,2) – Leitura do Livro da Sabedoria.
22Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. 23Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. 24Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado. 25Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada? 26A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida. 12,1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! 2É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 144/145) – R.: BENDIREI ETERNAMENTE VOSSO NOME; PARA SEMPRE, Ó SENHOR, O LOUVAREI! / 1.Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre./ 2. Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão.O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura./ 3. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!/ 4. O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
8. 2ª LEITURA (2Ts 1, 11-2,2) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos:11Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa vossa fé. 12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. 2,1No que se refere à vinda de nosso Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o dia do Senhor está próximo. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida!
10. EVANGELHO – (Lc 19, 1-10) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo,1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: «Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.»6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou, de pé, e disse ao Senhor: «Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» 9Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.» Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos, oremos a Deus Onipotente e imploremos Sua misericórdia, dizendo com confiança: Atendei, Senhor, a nossa prece!
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que proclame a Boa Nova da Salvação com fervor, dando testemunho de sua beleza com a alegria da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
2) Pelos dirigentes de todas as nações, para que exerçam suas funções com justiça e compreensão, e assim promovam a concórdia e a paz entre todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSS PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos viver a graça da misericórdia que transforma e do perdão que renova, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
4) Por todas as pessoas que promovem injustiças e violência, causando sofrimento ao próximo, para que abandonem seus planos e se convertam, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, nossoDeus e nosso Pai, dignai-Vos atender estas súplicas e concedei-nos o que for melhor para nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS –1. A ti, meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver, meu caminhos, meu sofrer./ R.:A TUA TERNURA, SENHOR, VEM ME ABRAÇAR E A TUA BONDADE INFINITA ME PERDOAR. VOU SER O TEU SEGUIDOR E TE DAR O MEU CORAÇÃO. EU QUERO SENTIR O CALOR DE TUAS MÃOS./ 2. A ti, meu Deus, que és bom e que tens amor ao pobre, ao sofredor, vou servir, esperar. Em ti, Senhor, humildes se alegrarão, cantando a nossa canção de esperança e de paz.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIASVI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Cantar a beleza da vida presente do amor sem igual: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem livrar-nos do mal!/ R.: VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO, E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, UNINDO TEU POVO A CAMINHO!/ 2. Falar do teu Filho às naçõesvivendo como ele viveu: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é teu!/ 3. Viver o perdão sem medida servir sem jamais condenar: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!/ 4. Erguer os que estão humilhados doar-se aos pequenos, aos pobres:missão do teu povo escolhido, Senhor, nossas forças redobre!/ 5. Buscar a verdade, a justiça nas trevas brilhar como a luz: missão do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz!/ 6. Andar os caminhos do mundo plantando o teu reino de paz: missão do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz!/ 7. Fazer deste mundo um só povo fraterno, a serviço da vida: missão do teu povo escolhido,Senhor, vem nutrir nossa lida!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A primeira leitura é uma das melhores definições de quem é Deus. Todas as coisas que existem são frutos do Seu amor. Ele as criou porque as quis e porque as ama e em cada ser criado há um pouco da Sua Divindade. Ele é o Todo-Poderoso, mas o modo como exerce o poder é totalmente novo: É um poder que se manifesta no perdão e que conduz ao arrependimento e ninguém está excluído do Seu amor e da Sua misericórdia. Se Deus repreende o pecador, é para que ele se afaste do mal e creia Nele. É com essa intenção que Jesus se aproxima de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, um homem que, segundo a maneira de pensar daquela época, era completamente mau, portanto deveria ser isolado, desprezado, odiado. O olhar que Jesus dirigiu para Zaqueu nos mostra como devemos olhar para os nossos irmãos. Jesus se encontra no meio dos que o seguem, dos que escutam a sua Palavra, mas logo que enxerga Zaqueu, imediatamente abandona o grupo dos “fiéis” e se preocupa com ele. Jesus sente necessidade de ficar em companhia dos desprezados e marginalizados. Como seria bom se nós cristãos, parássemos de uma vez por todas com olhares severos e ferozes dos censores, dos juízes, dos acusadores que não permitem às pessoas encontrar o único olhar que salva, o meigo olhar de Cristo! Para quem tem o olhar de Jesus, não existe “casos impossíveis”, não há “ pessoas irrecuperáveis”. Aqui está a conversão de Zaqueu: seu esforço de ver o Senhor é correspondido com um olhar Divino que lhe transpassou o coração, ele foi tomado pela misericórdia de Deus! Jamais podemos perder a esperança do perdão, já que Deus não perde a esperança do nosso arrependimento. Zaqueu recebe Jesus com alegria e Jesus proclama em alta voz que a salvação entrou naquela casa e foi justamente para isso que Ele veio: para salvar o que estava perdido. Zaqueu não foi admitido ao banquete do Reino porque era bom, tornou-se bom depois, quando já estava participando do banquete. Converteu-se quando descobriu que Deus o amava. Ele não fica só nas boas intenções, mas passa decididamente à ação. Cabe a pergunta: se Cristo quisesse hoje ficar em nossa casa, o que teríamos que mudar para que com Ele entrasse a salvação em nossa vida? Zaqueu logo percebeu o que lhe faltava. A nós, o que nos falta? Estamos abertos para acolher a salvação que vem de Jesus?

LEITURAS DA SEMANA
Seg:Fl 2,1-4 ;Sl 130(131),1. 2. 3 (R/. Senhor, guardai-me em paz junto de vós) ; Lc 14,12-14
Ter:Fl 2,5-11 ;Sl 21(22), 26b-27.28-30a.31-32 (R/. 26a) ; Lc 14,15-24
Qua: Com. de todos os Fiéis Defuntos. Leituras prs: à escolha no Lecionário (volume I, p. 1050 ss.) ou no Ritual das Exéquias.
Qui: S. martinho de Lima Rlg, MFac. Fl 3,3-8a ;Sl 104(105),2-3. 4-5. 6-7 (R/. 3b) ; Lc 15,1-10
Sex: S. Carlos Borromeu B, memória. Fl 3,17 – 4,1 ;Sl 121(122),1-2. 3-4a. 4b-5 (R/. 1) ; Lc 16,1-8
Sáb: Fl 4,10-19 ;Sl 111(112),1-2. 5-6. 8a e 9 (R/. 1a) ; Lc 16,9-15
Terceira Semana do Saltério
Trigésima Primeira Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …