Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Quaresma (14.03)

4º Domingo da Quaresma (14.03)

Ano B cor roxa ou rósea – 14/03/2021

1. Saudação
Presidente – Irmãos e irmãs em Cristo, sejam bem-vindos a este encontro fraterno para fazermos memória da Páscoa do Senhor. Neste quarto Domingo da Quaresma somos convidados à alegria, porque o amor de Deus por nós é o maior exemplo de doação. “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Contemplando a cruz de Cristo, sinal de salvação e reconciliação da humanidade, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Neste Tempo Quaresmal, preparando-nos para a grande festa da Páscoa, a nossa fé nos anima a prosseguir pelo caminho da fraternidade e do diálogo. Neste compromisso de amor, recordemos os fatos que marcaram a semana que passou. (Recordação da vida)

2. Deus nos Perdoa
Presidente – O insistente apelo de conversão que nos propõe o tempo da Quaresma, não se apresenta na dinâmica da tristeza, mas de uma sóbria alegria, na esperança de uma vida nova em Cristo. Inclinemos nossas cabeças reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai (silêncio). Confiantes, peçamos perdão, cantando.
3. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Deus de bondade e misericórdia, Vós que nos destes Jesus Cristo, para nossa salvação, aumentai em nós o desejo de conversão para que possamos morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova junto a Vós. Isto vos pedimos por Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
4. Leitura do Segundo Livro das Crônicas (36, 14-16. 19-23)
5. Salmo Responsorial (136) Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer! (bis)
6. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (2, 4-10)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (3, 14-21)
8. Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de fé Presidente – No Deus Uno e Trino, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade
Presidente – Ao Deus sempre fiel às Suas promessas, elevemos as preces de nossa comunidade. A cada pedido, cantemos: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece. (D.R.)

Presidente – Deus da vida, da justiça e do amor, nós te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Através desta Campanha da Fraternidade Ecuménica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.
11. Apresentação dos Dons Animador(a) – O desejo de Cristo é que todos sejamos um. Seu amor nos une, Sua Palavra desperta em nossos corações o compromisso com a construção de uma sociedade que seja capaz de dialogar e construir a “cultura do encontro”. Apresentemos ao Altar do Senhor o nosso compromisso de dialogar e viver a unidade, onde não há primeiro, nem último, trabalharmos em conjunto, na mesma sintonia e construir a civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz em nossas comunidades.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação
Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus que realizou tão grande mistério de amor em Jesus Cristo.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso
Presidente – Guiados pelo Espírito do Senhor e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos a oração que Cristo nos ensinou. Pai Nosso…
14. Momento da Paz
Animador(a) – Em Cristo, a Boa-Nova de paz é oferecida para todas as pessoas a fim de se construir uma nova humanidade, animada e alicerçada no amor, na graça de Deus e na unidade que se realiza pelo Espírito Santo. Em silêncio, rezemos pela paz.
15. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, luz de todo ser humano, que vem a este mundo, nós Vos agradecemos por esta celebração. Fortalecidos pela Vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos viver em constante graça. Iluminai nossos corações para realizarmos sempre o que Vos agrada e amar-Vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
16. Breves Avisos
17. Refletindo a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (ler para a assembleia)
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 quer ser um convite para viver um jejum que agrada a Deus e que conduz à superação de todas as formas de intolerância, racismo, violências e preconceitos. Queremos que nosso arrependimento contribua para assumirmos outras posturas em relação a cada a cada pessoa que encontrarmos ao longo do caminho e que, ao longo dos 40 dias da Quaresma, nos perguntemos se nossa prática cristã promove a paz ou potencializa o ódio. Esperamos que este seja um tempo que nos ajude a testemunhar e anunciar com a própria vida que Cristo é a nossa paz, adotando comportamentos de acolhida, de diálogo, de não violência e antirracistas. Queremos que a Quaresma nos inquiete com uma “PAZ que luta pela PAZ! A PAZ que nos sacode com a urgência do Reino. A PAZ que invade, com o vento do Espírito, a rotina e o medo, o sossego das praias e a oração de refúgio. A PAZ das armas rotas na derrota das armas. A PAZ do pão da fome de justiça, a PAZ da liberdade conquistada, a PAZ que se faz ‘nossa’, sem cercas nem fronteiras. Que é tanto ‘Shalom’ como ‘Salam’, perdão, retorno, abraço… Dá-nos a tua PAZ, Senhor, essa PAZ marginal que soletra em Belém e agoniza na Cruz e triunfa na Páscoa”. Para realizar esta caminhada quaresmal, dialogando e comprometidos com uma sociedade mais amorosa e justa, seguiremos os passos dos caminhantes de Emaús, como narra o Evangelho de Lucas (24, 13-35).

18. Bênção
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo
de oração e vida, vos guie nesta caminhada
quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de Sabedoria e Fortaleza vos sustente
na luta contra o mal, para poderdes com Cristo,
celebrar a vitória da vida. Amém.
– E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho
e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça
para sempre. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.

Leituras da Semana
2ª feira: Is 65,17-21; Sl 29; Jo 4,43-54
3ª feira: Ez 47,1-9.12; Sl 45; Jo 5,1-3a.5-16
4ª feira: Is 49,8-15; Sl 144; Jo 5,17-30
5ª feira: Ex 32,7-14; Sl 105; Jo 5,31-47
6ª feira: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rm 4,13.16-
18.22; Lc 2,41-51; Mt 1,16.18-21.24
Sábado: Jr 11,18-20; Sl 7; Jo 7,40-53
Domingo: Jr 31,31-34; Sl 50; Hb 5,7-9; Jo 12,20-33

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …