Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo da Ascensão do Senhor

Domingo da Ascensão do Senhor

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR – TODOS OS CRISTÃOS SÃO ENVIADOS PARA TESTEMUNHAR JESUS E O SEU EVANGELHO”.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
 
01. ACOLHIDA
O espaço celebrativo deve ser preparado conforme as orientações do Domingo de Páscoa, podendo acrescentar algum símbolo que lembre o mês de Maria e o Cartaz ou o Texto Base do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o refrão abaixo.
O SENHOR FOI PREPARAR UM LUGAR PARA NÓS NO CÉU. (4x)
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor. Para nós, esta solenidade é ocasião oportuna para manifestar a alegria de que Jesus ressuscitou verdadeiramente e permanece glorioso à direita de Deus Pai. Ele está vivo e confia a seus discípulos, que somos nós, a nobre missão de continuar sua obra.
Animador(a) – Estamos, hoje, em comunhão com a grande comunidade de discípulos missionários que está reunida em Brasília, no XVI Congresso Eucarístico Nacional, refletindo sobre o tema: “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários” e o lema: “Fica conosco, Senhor!” Convictos da necessidade que o mundo tem da presença Eucarística de Jesus que alimenta a unidade e nela gera e sustenta a vida, unamos nossos corações em prece e irmanados pedimos em nome de toda a humanidade: Fica conosco, Senhor! Iniciemos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na esperança de vivenciarmos a unidade sonhada por Deus. Convidados a participar da glória do Ressuscitado, celebremos com entusiasmo, cantando.
Procissão de entrada: um casal com veste branca ou dourada entra com o crucifixo e o Círio Pascal. Segue a procissão como de costume.
02. CANTO INICIAL
O SENHOR SUBIU AO CÉU, ALELUIA, ALELUIA! (bis)
1. Os justos se alegram diante de Deus, cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! Abri o caminho ao grão-cavaleiro, dançai diante dele, Senhor e justiceiro.
2. À frente do povo saíste, ó Deus, os céus gotejaram, a terra tremeu; na sua presença se abala o Sinai, é Deus que avança, que avança e vai!
3. Bendito tu sejas, Senhor, todo dia, Tu és quem nos salva, quem nos alivia. És tu nosso Deus, o libertador! Quem livra da morte, só mesmo o Senhor!
Presidente – Reunidos pelo amor do Pai, na certeza da vida plena que Ele nos reserva, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que subiu ao céu, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – No dia em que celebramos a ascensão de Jesus aos céus e a sua vitória sobre o pecado e a morte, também somos chamados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. (pausa) Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai pedindo perdão.
– Senhor, que subindo aos céus nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
– Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa Palavra, tende piedade de nós.
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
– Senhor, Rei do universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Presidente – Deus de infinita bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de  alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar de sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
AMÉM.
 
Animador(a) – A ascensão de Jesus diante dos discípulos é um grito de vitória de Deus, manifestada na glorificação de seu Filho. Ouçamos, com atenção, o que a Palavra de Deus nos diz hoje.
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (1,1-11)
06. SALMO RESPONSORIAL (46)
POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA! (bis)
– Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
– Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
– Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (1,17-23)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (24,46-53)
10. PARTILHA DA PALAVRA
 
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – O Pai elevou Jesus como Senhor de tudo e de todos, porque Ele se fez servo. Professemos nossa fé neste Deus de bondade. CREIO EM DEUS PAI…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – O chamado de continuar levando a salvação a todos, anima nossa fé e nossa caminhada. Elevemos ao Deus da vida as nossas preces.
– Senhor, iluminai a vossa Igreja, para que continue com fidelidade e coragem a missão de levar a salvação a todos os povos, dando testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei as nossas comunidades, para que deem testemunho contínuo, com palavras e ações,da esperança e do amor que devem animar todos os batizados. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, para que seja um momento de comunhão com todas as Igrejas cristãs e um sinal visível para que o mundo creia em Vós. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia Santa Rita de Cássia de Linhares e todas as comunidades que celebram a festa de sua padroeira, para que sejam, cada vez mais, fortalecidas na fé e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Senhor Jesus, Tu és o Caminho! Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade! Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações com a tua Palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida! Abre nossos olhos para te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia! Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossa fragilidade. Consola-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários! Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: alegres no caminho para a Terra Prometida! Corajosas testemunhas da Verdade libertadora! Promotores da Vida em plenitude! Fica conosco, Senhor! Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O tema da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos deste ano é: “Vocês são testemunhas dessas coisas”. Todos nós, cristãos batizados, temos esta missão de testemunhar o único Evangelho de Cristo, no mesmo Espírito. Por isso devemos buscar, com todo empenho, a unidade e, em vista dela, o diálogo fraterno e ecumênico entre todas as Igrejas cristãs.
Animador(a) – Apresentemos ao altar do Senhor, o nosso compromisso de testemunhar Cristo no mundo e a nossa disposição de caminhar, na unidade com as outras Igrejas cristãs, com o objetivo de promover a justiça e a paz.
Alguns jovens entram com o nome das Igrejas que fazem parte do CONIC (Católica, Episcopal de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia). Diante do altar, proclamam o nome delas e dão-se as mãos, enquanto se canta.
1. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Pensamos diferentes, oramos diferente, louvamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
BUSCAMOS O MESMO DEUS, AMAMOS O MESMO PAI, QUEREMOS O MESMO CÉU, CHORAMOS OS MESMOS  IDEAIS.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
1. Recebe, ó Pai, esta nossa oblação, de nossas faltas concede o perdão, por Jesus Cristo, que é nosso irmão. Aleluia!
2. As nossas penas, o nosso labor, nossa alegria e nosso amor, por Jesus Cristo, recebe, Senhor. Aleluia!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Ofertas singelas, pão e vinho sobre a mesa colocamos, sinal do trabalho que fizemos e aqui depositamos.
É TEU TAMBÉM NOSSO CORAÇÃO. ACEITA, SENHOR, A NOSSA OFERTA, QUE SERÁ DEPOIS, NA CERTA, O TEU PRÓPRIO SER. (bis)
2. Recebe, Senhor, da natureza todo o fruto que colhemos. Recebe o louvor de nossas obras e o progresso que fizemos.
3. Sabemos que tudo tem valor depois que a terra visitaste. Embora tivéssemos pecado, foi bem mais o que pagaste.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Animador(a) – Louvemos ao nosso Deus por ter glorificado o seu Filho amado. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
 
16. PAI NOSSO
Presidente – A missão de Jesus foi entregue a todos os cristãos. Em comunhão com todas as Igrejas, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – A paz é fruto do amor de Deus por todos nós. Assumir nossa missão é proclamar ao mundo quem é Cristo e seu Reino de paz. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
SENHOR JESUS, SENHOR JESUS, DEUS VIVO E VENCEDOR! (bis)
2. Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3. Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir ue nos dás força de ressurreição.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, ajudai-nos a viver nesta terra como testemunhas de vossa presença e continuadores da missão de vosso Filho, hoje elevado aos céus. Dai-nos o Espírito de amor que realiza entre nós a unidade e nos conduz à comunhão com todos os que adoram o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
 
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus nos abençoe no dia de hoje, quando o seu Filho ascendeu aos céus, abrindo o caminho para a nossa ascensão. AMÉM.
– Deus nos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discípulos após a Ressurreição, nos apareça em sua eterna benevolência quando vier para o julgamento. AMÉM.
– E nós, crendo que o Cristo está sentado à direita do Pai em sua glória, possamos experimentar a alegria de tê-Lo conosco até o fim dos tempos, conforme sua promessa. AMÉM.
– Abençoe-nos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Levemos a todos a alegria do Senhor Ressuscitado, vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
GRAÇAS A DEUS. ALELUIA!
22. CANTO FINAL
1. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Pensamos diferentes, oramos diferente, louvamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
BUSCAMOS O MESMO DEUS, AMAMOS O MESMO PAI, QUEREMOS O MESMO CÉU, CHORAMOS OS MESMOS IDEAIS.
2. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Falamos diferente, cantamos diferente, pregamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
BUSCAMOS O MESMO AMOR, QUEREMOS A MESMA LUZ, SOFREMOS A MESMA DOR, LEVAMOS A MESMA CRUZ.
3. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Um dia talvez quem sabe, um dia talvez quem sabe, um dia talvez quem sabe, descobriremos que somos iguais.
IRMÃO VAI OUVIR IRMÃO E TODOS SE ABRAÇARÃO NOS BRAÇOS DO MESMO DEUS, NOS OMBROS DO MESMO PAI. (bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A festa da Ascensão do Senhor é um convite a continuarmos a celebração do mistério de sua Ressurreição. O Cristo morto e ressuscitado foi definitivamente abraçado por Deus na eternidade. A ascensão nos garante que uma vida vivida na fidelidade ao Pai e no serviço ao irmão está destinada à glorificação. Após percorrer o caminho do amor e do serviço em favor do ser humano, Jesus volta para junto de Deus sem, contudo, se ausentar dos seus. De agora em diante, Ele estará sempre conosco, na força do Espírito. E, mais do que nunca, é chegada a nossa hora no compromisso de sermos testemunhas do Ressuscitado. Somos nós os convidados e escolhidos para continuarmos seu projeto libertador e, ao final, chegarmos igualmente à comunhão definitiva com Deus. A partir da Ascensão de Jesus, chegou nossa vez de fazer a Palavra de Deus circular e ressoar em todos os cantos da terra, como Boa Notícia de libertação e salvação. A 1ª leitura relata o último ato da existência terrena de Jesus. É o ponto de partida para o início da vida da Igreja. As palavras do anjo aos Apóstolos constituem, hoje, um convite para que, também nós, anunciemos a Boa Nova e que, através do testemunho, não descuidemos dos deveres concretos deste mundo. Se a 1ª leitura nos convida a não descuidarmos das obrigações concretas de seguidores de Cristo, a 2ª leitura aconselha a que não esqueçamos que a nossa vida não está limitada aos horizontes desta existência terrena. Durante quarenta dias, Jesus aparecia aos discípulos e falava-lhes do Reino de Deus. É o tempo que Ele prepara os apóstolos para receber a missão. Esta missão é entregue a todos os seus seguidores pelo Batismo e pela Crisma. Jesus sobe aos céus, mas continua presente na Eucaristia, na sua Igreja, como sua cabeça, na sua Palavra, na comunidade, em cada homem e mulher que luta por amar e viver, em todos nós que enfrentamos lutas, triunfos e feridas, fracassos e êxitos. A Igreja é o Corpo de Cristo. Fica por nossa conta a tarefa de derrubar todas as barreiras, de eliminar todas as distâncias existentes entre o ser humano e Deus, entre ricos e pobres, entre fracos e poderosos e entre povos e raças. Viver o intervalo de tempo que vai da ascensão até a volta dele não é nada fácil. Mas somos possuidores daquela fé que tem força para deslocar montanhas; herdeiros daquela esperança que transforma os corações temerosos em corações de heróis. Portanto, somos anunciadores da mensagem de Jesus que é o Reino de Deus: reino de fraternidade, de paz e de justiça.
LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: At 19,1-8; Sl 67; Jo 16,29-33
3ª feira: At 20,17-27; Sl 67; Jo 17,1-11a
4ª feira: At 20,28-38; Sl 67; Jo 17,11b-19
5ª feira: At 22,30; 23,6-11; Sl 15; Jo 17,20-26
6ª feira: At 25,13-21; Sl 102; Jo 21,15-19
Sábado: Gn 11,1-9; Sl 103; Rm 8,22-27; Jo 7,37-39
Domingo: At 2,1-11; Sl 103; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23

ASCENÇÃO DO SENHOR             COR BRANCO              CICLO C                   ANO IMPAR   16 de Maio de 2010.  Irmãos e irmãs, hoje é o dia da Ascensão do Senhor. E juntamente com a celebração da Ascensão de Cristo, recordamos também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Portanto, coloquemos em nossas intenções o sonho de que as comunicações sociais estejam a serviço da vida e da verdade que brotam de Cristo. Em vista do Pentecostes, que será no próximo domingo, prepa¬remo-nos, ainda, para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema: Vós sois as testemunhas de Cristo (Lc 24,48). Iniciemos nossa celebração  cantando.
Ato Penitencial:   – No dia em que celebramos a ascensão de Jesus aos céus e a sua vitória sobre o pecado e a morte, também somos chamados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. (pausa) Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai pedindo perdão. Confessemos os nossos pecados, cantando.
Glória:   Com nosso hino glorificador, cantemos a alegria de sermos, desde agora, destinados a entrar no Santuário Eterno.  Cantemos o hino de Louvor.
Entrada da Bíblia:     Toda a Escritura fala de Jesus Cristo e proclama que nele se realiza plenamente o projeto salvífico do Pai.   Cantando.
Liturgia da Palavra: 1ª Leitura: (At 1, 1-11)   Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus.  (in Dehonianos)   
Salmo:  Sl  47(46)   Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta! 
2ª Leitura: (Ef 1, 17-23)  São Paulo,   convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados. 
Evangelho: (Lc 24, 46-53)  A  ascensão de Jesus  acrescenta aos seus discípulos um novo sentido em suas vidas.
Aclamação ao Evangelho:  Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório:   Quem já está a caminho rumo ao Santuário Eterno sente-se à vontade na procissão que leva os dons ao altar, neste Domingo. Sente-se à vontade, porque leva consigo a disposição de tornar oferenda aquilo que a Ascensão de Jesus diviniza: a própria vida humana.     (motivar a oferta)  Cantando.
Comunhão:  Aproximemo-nos cheios de confiança desta Mesa que alimenta e sustenta nosso testemunho cristão.   Cantemos
Mensagem Final:   A celebração do XVI Congresso Eucarístico Nacional remete-nos ao modo como Cristo nos alimenta com sua Palavra e com sua vida para que nosso testemunho seja autêntico e gere transformações na comunidade. O Dia Mundial das Comunicações e o início da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos colocam-nos diante da realidade prática do envio missionário que acontece na Ascensão de Jesus: de anunciar o Evangelho com todos os meios disponíveis e de viver na unidade, para que nosso testemunho seja sincero e convincente como Jesus pediu e ensinou. Amém!

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …