Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Páscoa

3º Domingo da Páscoa

Ano A – XXIV – Nº 1451 – 3º Domingo da Páscoa – cor branca – 04/05/2014
JESUS RESSUSCITADO É RECONHECIDO AO PARTIR O PÃO
Preparar um lugar de destaque para o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Na entrada da Igreja imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Lecionário e um belo pão. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante.
O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia! (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Nós os acolhemos com muito carinho, especialmente, nossos visitantes. Vivendo as alegrias pascais, somos convidados nesses cinquenta dias a aproveitar com mais intensidade a presença do Ressuscitado em nosso meio. A ressurreição é o núcleo da fé cristã testemunhada e anunciada pela Igreja. Felizes, por estarmos reunidos em comunidade de fé, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos!
1 – Senhor,vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto.
2 – Percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
3 – Por detrás e pela frente me envolveis, puseste sobre mim a vossa mão.
4 – Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
Presidente – Reunidos para louvar a Deus pela graça da ressurreição, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O amor do Pai, a comunhão do Filho e a graça do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Deus vem nos dizer hoje que é pela escuta da Palavra que Jesus vai tocando e acordando a comunidade desorientada. Imploremos a sua misericórdia pelas vezes que fechamos nosso coração aos ensinamentos de Jesus (pausa). Peçamos perdão, cantando.
Senhor tende piedade de nós! (bis)
1 – Pai de infinita bondade, que a tua vontade se faça verdade no meio de nós. (bis)
2 – Senhor Jesus Cristo piedade, piedade de mim que não te obedeci, nem segui tua voz. (bis)
3 – Que teu Espírito Santo nos mostre o caminho de paz e justiça, sem ódio e sem dor. (bis)
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, sustentai o vosso povo na alegria do vosso amor fiel. Vós que, pelo batismo, devolvestes a nós a dignidade de filhos e filhas, renovai-nos na esperança para que alcancemos com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
O leitor(a) apresenta o Livro da Palavra enquanto se canta.
Que arda como brasa, tua Palavra nos renove, esta chama que a boca proclama.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2, 14.22-33)
07. SALMO RESPONSORIAL (15)
Vós me ensinais Vosso caminho para a vida; junto de Vós felicidade sem limites! (bis)
– Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!” Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
– Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante os meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
– Eis porque meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
– Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (1, 17-21)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Senhor Jesus revelai-nos o sentido da Escritura: fazei o nosso coração arder, quando falardes.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (24, 13-35)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – “Deus ressuscitou Jesus dos mortos e lhe deu a glória”, essa é a fé que professamos. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Confiantes na bondade do Pai elevemos a Ele, os pedidos de nossa comunidade. A cada prece responderemos: Atendei-nos Deus de amor.
– Senhor, ajudai vossa Igreja para que a celebração litúrgica possibilite a assembleia vivenciar intensamente a presença de Jesus na Palavra proclamada e na Eucaristia. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos a mesma alegria e disposição dos discípulos de Emaús, para anunciarmos a ressurreição de Jesus Cristo. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai nossas comunidades para que sejamos fiéis ao estudo das Sagradas Escrituras, especialmente nos grupos de Círculos Bíblicos. Nós vos pedimos.
– Senhor, orientai todos os evangelizadores que trabalham nos meios de comunicação social, para que sejam fiéis ao anúncio de Vossa Palavra. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei, Pai de bondade, os pedidos que vos fazemos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A escuta atenta da Palavra, que transforma o coração, e o partir juntos o pão abrem os olhos e possibilitam reconhecer a presença do Ressuscitado. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa disponibilidade em partilharmos o que somos e o que temos, e de anunciar que Jesus está no meio de nós.
Durante o comentário uma pessoa com veste branca entra com o pão. Ao chegar em frente ao altar reparte-o (realizando o gesto de Jesus), enquanto se canta. (Este pão será partilhado ao final da celebração).
Comigo irá cear, o pão da vida ter quem até o fim fiel permanecer! (bis)
15. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Neste dia preparamos o banquete do Cordeiro: uma grande alegria reinará no mundo inteiro!
Partilhamos, nesta mesa, o nosso amor como gesto que afugenta pranto e dor: eis a prece favorável, ó Senhor, que se eleva como incenso, nosso louvor!
2 – Que o amor seja agradável qual perfume precioso e o prazer da convivência seja fruto saboroso!
3 – Permaneçam a esperança, mais a fé e a caridade, e vejamos, neste mundo, novo chão, nova cidade!
PAI NOSSO
Presidente – Confiantes, cantemos a oração que Jesus nos ensinou.
1 – Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, assim na terra como no céu, Senhor.
2 – O pão nosso de cada de cada dia, nos daí hoje e sempre, nos daí hoje e sempre. E perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos, a quem nos ofendeu, Senhor. A quem nos ofendeu Senhor.
3 – Mas não nos deixeis cair, cair em tentação, Senhor. Mas livrai-nos do mal, livrai-nos do mal, Senhor.
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – A paz que buscamos nós a encontramos quando vivemos realmente a Páscoa. Saudemo-nos com um gesto de paz, cantando.
1 – Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder dar minha mão, que coisa linda é não caminhar sozinho, mas seguir este caminho encontrando com o irmão.
Te dou a paz, vem cá irmão. Te dou a paz, aperte a minha mão. Te dou a paz, paz de Jesus ressuscitado, ele é a nossa luz!
2 – Que coisa linda é poder estar aqui, que coisa linda é poder celebrar, que coisa linda é essa Eucaristia, vida nova, estrela guia, nesse nosso caminhar.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Põe-se o sol e chega a noite sobre o olhar da lua cheia e convosco Eu celebro minha vida nesta ceia.
Tomai, comei meu Corpo e Sangue em aliança: eis minha Páscoa: portal da vida e esperança.
2 – Universo recomposto é o sinal da Aliança que confirmo com meu Sangue: meu amor jamais se cansa.
3 – Permaneçam na Unidade, junto a mim e ao Pai Celeste, para que o mundo sempre creia no meu Reino que acontece.
4 – Sem medida perseverem no Amor, meu mandamento: e vereis, já neste mundo, o raiar de um novo tempo.
5 – Em meu corpo congregados, façam sempre memória desta Ceia, minha Páscoa: sobre a morte a vitória.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, bendito sejais pela Palavra (e pela Comunhão). Animados por esta celebração, dai-nos a graça de viver e trabalhar por vosso Reino na alegria da Páscoa de Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. TRECHO DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
A Alegria do Evangelho – Papa Francisco
Ler para a assembleia.
A alegria do Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por ele. O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que “da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído”. A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária.
23. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
– Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
-E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. Amém.
-Abençoe-vos o Deus da vida: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-Anunciai a ressurreição de Jesus. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
Eis que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas. (bis)
1 – É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor. É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor. (bis)
2 – Deixei o sepulcro vazio, a morte não me segurou. A pedra que então me prendia no terceiro dia rolou. (bis)
PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura nos mostra Pedro de pé, com voz altaneira, falando à multidão, sem medo de dizer quem havia matado Jesus, homem aprovado por Deus e comprovado por suas obras. Mas a cruz não tinha prevalecido, pois Deus ressuscitara Jesus. Pedro cita muitos textos do AT, inclusive o Salmo 15, que anuncia a ressurreição. A segunda leitura é a Carta de Pedro, afirmando que os cristãos são migrantes neste mundo, resgatados não com ouro ou prata, mas pelo sangue de Cristo, Cordeiro sem mancha, nem defeito, ressuscitado por Deus. O texto do evangelho é a narração da experiência do Ressuscitado feita pelos discípulos que voltam para Emaús. Jesus explica-lhes as Escrituras sobre o Messias, aceita o convite para entrar em sua casa, senta-se à mesa, abençoa, parte e lhes entrega o pão. Quando os seus olhos se abrem, ele desaparece. Reconhecem que o coração se lhes abrasava enquanto ele falava explicando as Escrituras. Estamos vivendo nesta celebração, como em cada celebração litúrgica, a experiência dos discípulos de Emaús. Um tanto tristes e desesperançados caminhamos, lamentando fracassos, desilusões, desencontros, violências, mortes. Mas, perceptível só aos olhos da fé e muito real, o Ressuscitado se faz presente primeiramente no encontro de irmãos que carinhosamente se acolhem, bendizendo juntos ao Pai que os reúne no amor de Cristo. Aos poucos, na Liturgia da Palavra, ele abre nossos olhos e faz arder nossos corações com as Escrituras, projetando sobre nossa realidade a luz que é Ele mesmo. E nos embaraços e ambiguidades dos acontecimentos que tecem nossa realidade, vai nos desvendando o misterioso plano do Pai acontecendo. E não fica dúvida! Quando na ação eucarística ele senta à mesa, parte e reparte em ação de graças o pão e ceia conosco, a força pascal de seu Espírito nos ressuscita com ele. Devolve-nos a alegria e a coragem para voltarmos a “Jerusalém”, nosso dia a dia, lugar do confronto com o poder da morte, lugar da comunhão fraterna, onde testemunharemos o Ressuscitado, rejeitando os deuses que o mundo promove. Dando graças ao Pai, com Cristo, por Cristo e em Cristo, proclamemos a força invencível da vida que vence a morte. É hora de oferecermos com ele nossa vida para a vida do mundo. Aí sim, na entrega da vida, fonte de partilha, de justiça e fraternidade que são o “miolo” de seu projeto, ele se dará a conhecer. E, com certeza, como cantamos no salmo, com ele nossos passos não vacilarão.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 6,8-15; Sl 118; Jo 6,22-29
3ª feira: At 7,51-8,1a; Sl 30; Jo 6,30-35
4ª feira: At 8,1b-8; Sl 65; Jo 6,35-40
5ª feira: At 8,26-40; Sl 65; Jo 6,44-52
6ª feira: At 9,1-20; Sl 116; Jo 6,52-59
Sábado: At 9,31-42; Sl 115; Jo 6,60-69
Domingo: At 2,14 a.36-41; Sl 22; 1Pd 2,20b-25; Jo 10,1-10

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …