Página Inicial / Animação Litúrgica / 15º Domingo do Tempo Comum

15º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1462 – 15º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 13/07/2014
A SEMENTE CAIU EM TERRA BOA E DEU FRUTO (Sl 64)
Hoje e nos próximos domingos preparar o espaço celebrativo valorizando o mês dedicado ao dízimo em nossa diocese. Nesta celebração pode-se colocar em destaque também um recipiente transparente com várias sementes de flores, hortaliças, árvores… Dando início à celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
A semente caiu em terra boa e deu fruto. (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar a nossa fé em Jesus ressuscitado e a nossa vida de comunidade. Rezemos hoje, em especial, pela nossa Diocese de Colatina, que no próximo dia 15 completará 24 anos de instalação e por todos os dizimistas que doam seus dons e seus bens em favor do Reino de Deus. Lembremos de outros fatos que queremos trazer para nossa celebração. (pausa para a assembleia se manifestar) Na alegria deste encontro, cantemos.
02. CANTO INICIAL
Assim que a tua glória revelar-se, Senhor, perante a história. Tua face contemplarei e satisfeito para sempre eu ficarei.
1 – Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar. Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar.
2 – Ele cumpre o que promete: podem Nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar. Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar.
3 – Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a Ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que Ele diz, não nos causa desenganos.
Presidente – Irmãos, façamos o sinal que nos reúne na fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. ATO PENITENCIAL
Presidente – Com o coração arrependido e humilde aproximemo-nos do Deus justo e santo e peçamos perdão pelas nossas faltas e omissões. (pausa) Arrependidos, confessemos os nossos pecados. Confesso a Deus…
Presidente – Deus de infinita misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, pela força do Espírito Santo, aumentai em nós a disponibilidade de acolher a semente da vossa Palavra. Que ela produza frutos de justiça e de paz para que o mundo conheça a esperança do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (55, 10-11)
06. SALMO RESPONSORIAL (64)
A semente caiu em terra boa e deu fruto. (bis)
– Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo.
– É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis e abençoais as sementeiras.
– O ano todo coroais com vossos dons, os vossos passos são fecundos; transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto.
– As colinas se enfeitam de alegria, e os campos, de rebanhos; nossos vales se revestem de trigais: tudo canta de alegria!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 18-23)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Semente de Deus é a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (13, 1-23)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus Trindade que nos revela os mistérios do Reino, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Com fé e confiança, supliquemos ao Pai que acolha e atenda as nossas preces.
– Senhor, abençoai os bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, todos nós, leigos e leigas, que fazemos parte da Diocese de Colatina, para que, juntos, façamos frutificar as sementes lançadas, durante esses 24 anos de sua instalação. Nós vos pedimos.
– Senhor, despertai muitas e santas vocações em nossas comunidades, pois sabemos que a messe é grande e os operários são poucos. Nós vos pedimos.
– Senhor, afastai nossos jovens e adolescentes de todo tipo de drogas e violência para que libertos deste mal reconheçam o verdadeiro sentido da vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a caminhada da nossa Diocese para que todos os que irão participar do Congresso do Encontro de Casais com Cristo do Regional Leste II, possam semear com alegria a Boa-Nova de Jesus. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração do Jubileu de Prata da nossa Diocese de Colatina.
Estamos diante de Ti, Senhor, cheios de Júbilo, para contemplar, agradecidos, as admiráveis manifestações de Tua presença salvadora e transformadora ao longo destes 25 anos de ação evangelizadora de nossa Igreja Particular de Colatina. Para celebrar a vida de nossas comunidades eclesiais manifestada na dedicação de leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos para reencantar nosso coração no fogo de Teu Espírito afim de que nossa Igreja Particular reassuma, com ainda mais ardor, sua missão de ser samaritana a serviço da vida.
Que Tua e nossa Mãe, que invocamos como Nossa Senhora da Saúde, continue nos amparando e guiando para que nunca nos fechemos e nem nos detenhamos na paixão por instaurar o Teu Reino a caminho do Pai. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
O Conselho da Comunidade ergue os recipientes com sementes, o cartaz da CF 2014 e os gestos concretos que a comunidade está realizando em favor da vida, enquanto se canta.
Animador(a) – Jesus, cumprindo a missão que lhes fora confiada pelo Pai, espalhou as sementes do Reino em todas as direções. Após sua morte e ressurreição, os apóstolos continuaram a semear a Boa Notícia dando testemunho do amor de Jesus. Hoje, todos nós cristãos, somos convidados a testemunhar Jesus Cristo com palavras e ações. A exemplo dos apóstolos, apresentemos ao altar do Senhor, nossos dons a serviço da comunidade.
Dos meus dons que recebi pelo Espírito de amor trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Lá, laiá, lá, laiá, lará, laiá.
1 – Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela vida, derramada neste chão, pois és tu o Deus da vida, quem dá vida à criação. (bis)
2 – Os presentes da natureza, o amor do coração, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procissão. Abençoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas para celebrar o amor. (bis)
(Onde houver Celebração Eucarística)
Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão. (bis)
1 – Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.
2 – Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.
PAI NOSSO
Presidente – Unidos como comunidade, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Eis Jesus, o pão da vida, imolado neste altar, nosso pão de cada dia, para o nosso caminhar!
Tomai, comei, meu Corpo e Sangue que vos dou: eu sou o pão da vida, Deus fiel, Deus amor! (bis)
2 – Nesta Santa Eucaristia, Deus nos mostra o seu caminho; quer a nossa comunhão neste pão e neste vinho.
3 – Vem, Jesus, ser alimento, pra vivermos teu amor! Nossa força e sustento,és somente tu, Senhor!
4 – Precisamos de tua força, vem, Jesus, nos redimir. Vem, inspira os que têm tanto: que eles saibam repartir!
5 – Obrigado, meu Senhor, pela santa comunhão! Nesta mesa da partilha quero amar o meu irmão!
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fortalecidos por esta celebração, nós vos pedimos que a Palavra enviada à terra produza frutos em nossos corações, em nossa comunidade e no mundo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. GESTO CONCRETO
Animador(a) – Na próxima 3ª feira, dia 15/07, às 19h, na Catedral, acontecerá a Celebração de abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 25 anos de instalação de nossa Diocese de Colatina. Que neste dia todas as comunidades estejam em comunhão com a Diocese e realizem momentos de oração: (Celebração da Palavra, Reza do Terço, Ofício Divino, Ofício de Nossa Senhora…)
22. BÊNÇÃO
Presidente – A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
– Abençoe-vos Deus de infinita bondade: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
É o dizimo Senhor que nos mostra com certeza gratidão ao Criador, compromisso na Igreja. (bis)
1 – Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar.
2 – Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na primeira leitura o povo de Israel encontra-se no exílio e pressente que o fim está próximo. A humilhação, a desolação, o choro são “coisas do passado”. É necessário fixar o olhar com esperança no que vai acontecer: a manifestação, o triunfo da misericórdia, da bondade de Deus, a salvação. Quem garante que tudo isso vai se realizar é “a Palavra de Deus”, símbolo da onipotência e do amor do Senhor. A harmonia da natureza ilustra o agir de Deus na história da salvação. O profeta evoca a chuva e a neve que descem do alto como a Palavra de Deus, “não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa”. Assim é a Palavra de Deus. Mais do que uma mensagem, ela é manifestação da vontade e da ação do Senhor. A Palavra de Deus é soberana como ele. Diante dela a humanidade e todas as criaturas inclinam-se diante de suas decisões, inclusive o que mantêm no exílio o povo de Israel. O profeta exalta a eficácia da Palavra de Deus que faz a terra produzir frutos. São Paulo, na Carta aos Romanos, faz eco ao otimismo da parábola do semeador. A criação espera ansiosamente pela manifestação plena da salvação. O empenho para superar o egoísmo é possível para aqueles que vivem no âmbito do Espírito. Quem assim vive, além de produzir bons frutos, tem diante de si a perspectiva de um novo mundo. O exercício na busca de superar o egoísmo é um processo: vivemos a esperança de conseguir a vitória final. Tanto a humanidade quanto a natureza esperam libertar-se das amarras do egoísmo. Um novo mundo será alcançado mediante o esforço e o sofrimento solidário dos humanos e da natureza, comparado às dores de parto. Estamos diante de uma parábola que tem por objetivo avaliar a acolhida da Boa-Nova do Reino. A semente lançada à terra pelo semeador é a Palavra de Deus. O semeador é o próprio Jesus, que avalia positivamente a eficácia da Palavra do Reino. O semeador espalha generosamente a semente confiando sempre numa prodigiosa colheita. Jesus nos fala em parábolas para revelar o que acontece com a Palavra de Deus na história, na comunidade eclesial. Ele tem presente a palavra do profeta: “Como a chuva que cai e rega a terra, assim a Palavra de Deus não volta sem produzir seu fruto” (Is 55,10-11). Uma leitura superficial pode dar a impressão de aparente fracasso. A eficácia da semente está assegurada apenas por uma das partes. Três partes refletem que a semente caiu em terreno estéril: o caminho, a terra pedregosa e repleta de inço (restos). As possíveis perdas são compensadas pela abundância da terra fértil. No subsolo das palavras da parábola, esconde-se uma realidade vivida pela comunidade cristã. Em meio às hostilidades, perseguições e deserções de muitos convertidos, a comunidade se pergunta pela eficácia da Boa-Nova do Reino. A missão da Igreja é semear, inserindo-se em todos os setores em que atuam as pessoas a ser aí fermento de transformação, apesar da incredulidade e das rejeições. A parábola do semeador é uma exortação à comunidade de fé, em vista de sua perseverança e do bom testemunho (da produtividade) dos convertidos ao seguimento de Jesus e à proposta do Reino. Contudo, cada um e cada comunidade devem se perguntar que tipo de terreno são: beira de caminho, pedregoso, cheio de pestes daninhas ou terra boa? É necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, veja que as palavras de Jesus são espírito e vida. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a vida na rocha da Palavra de Deus”
(Documento de Aparecida, 247)
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Is 1,10-17; Sl 49; Mt 10,34-11,1
3ª feira: Is 7,1-9; Sl 47; Mt 11,20-24
4ª feira: Zc 2,14-17; Lc 1,46-55; Mt 14,46-50
5ª feira: Is 26,7-9.12.16-19; Sl 101; Mt 11,28-30
6ª feira: Is 38,1-6-21-22.7-8; Is 38,10-16; Mt 12,1-8
Sábado : Mq 2,1-5; Sl 9; Mt 12,14-21
Domingo: Sb 12,13.16-19; Sl 85; Rm 8,26-27; Mt 13,24-43

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …