Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo do Advento

3º Domingo do Advento

“ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR!”ELE VEM PARA NOS SALVAR.

11 de dezembro de 2016
TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO A – SÃO MATEUS
Cor Litúrgica: roxo ou róseo
A.: Meus irmãos: a alegria do Advento é consequência da presença salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossas almas e corações. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: COMO O SOL NASCE DA AURORA, DE MARIA NASCERÁ AQUELE QUE A TERRA SECA EM JARDIM CONVERTERÁ. Ó, BELÉM, ABRE TEUS BRAÇOS AO PASTOR QUE A TI VIRÁ. EMANUEL, DEUS-CONOSCO, VEM AO NOSSO MUNDO, VEM! / 1. Ouve, ó pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! / 2. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens! / 3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. COROA DO ADVENTO
A.: A terceira vela que acendemos é sinal da alegria por saber que o Senhor está próximo.
(O celebrante acende as velas e reza a seguinte oração:)
P.:Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a Vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM
4. ATO PENITENCIAL –P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Caros irmãos: a Palavra de Deus nos convida ao ânimo, à alegria e à esperança, apontando os sinais da salvação. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 35, 1-6a.10) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade de nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Salmo 146) R.:VINDE, SENHOR, PARA SALVAR O VOSSO POVO!/ 1. O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos./ 2. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro./ 3. Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará.
8. 2ª LEITURA (Tg5, 7-10) – Leitura da Carta de São Tiago.
Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação!
10. EVANGELHO – (Mt 11, 2-11) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 😯 que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, é alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, elevemos alegremente nossas preces Àquele que, por meio de Jesus, tirou-nos do abismo da morte e introduziu-nos no Reino da luz e da paz, dizendo juntos: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, sustentado pela força do Espírito Santo, possa guiar a Igreja nos caminhos da paz, da misericórdia e da alegria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
2) Pela paz em todo o mundo, para que, pela força da oração de todos os fiéis, a fome, as calamidades e as guerras se afastem de todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
3) Pela nossa comunidade, para que saiba se preparar para o Natal com gestos de partilha, de doação e despojamento, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos testemunhar a presença de Cristo em nosso meio pela solidariedade autêntica em favor dos mais necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Deus Pai, convertei a Vós nossos corações, para que, com espírito novo, saibamos testemunhar a Vossa presença viva no mundo e tornar dignas de fé nossa alegria e nossa esperança. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: PÃO E VINHO APRESENTAMOS COM LOUVOR E PEDIMOS O TEU REINO. VEM, SENHOR! (BIS) / 1. Pão e vinho repartidos entre irmãos são o laço da unidade do teu povo. Nossas vidas são também pequenos grãos que contigo vão formar o homem novo./ 2. Eis aqui a nossa luta dia a dia pra ganhar com o trabalho nosso pão. Mas tu és o alimento da alegria que dos pobres fortalece o coração./ 3. Vem, Senhor, vem caminhar à nossa frente. Vem conosco toda a terra transformar, e no mundo libertado e transparente, os irmãos à mesma mesa vão sentar.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – CEL.: Possamos, ó Pai, oferecer-vos sem cessar estes dons da nossa devoção, para que, ao celebrarmos o sacramento que nos destes, se realizem em nós as maravilhas da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 477) – Prefácio do Advento II – A dupla espera de Cristo – MR (p. 408)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:VEM, Ó SENHOR, COM O TEU POVO CAMINHAR. TEU CORPO E SANGUE, VIDA E FORÇA VEM NOS DAR! (BIS) / 1. A Boa Nova proclamai com alegria. Deus vem a nós. Ele nos salva e nos recria. E o deserto vai florir e se alegrar. Da terra seca flores vão brotar. (Bis). / 2. Eis nosso Deus, Ele vem pra salvar. Com sua força, vamos juntos caminhar e construir um mundo novo e libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado. (bis). / 3. Uma voz clama no deserto com vigor: ”Preparai hoje os caminhos do Senhor!” Tirai do mundo a violência e ambição que não vos deixam ver no outro vosso irmão. (Bis). / 4. Distribuí os vossos bens com igualdade. Fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e um povo novo viverá num mundo novo. (Bis).
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Imploramos, ó Pai, vossa clemência para que estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.:Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.:Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
Na 1ª leitura, Isaías anuncia as transformações no mundo e em cada um de nós, a partir da vinda do Salvador. Não ter medo, criar ânimo, é o que pede o profeta, pois o Senhor está perto. Diante da presença de Deus feito homem, a alegria deve tomar conta do povo e suas dores e temores transformarem-se em louvores e contentamentos. O deserto é o lugar estéril, árido, castigado pelo sol. No entanto, é também, o lugar ideal para o crescimento das convicções e dos princípios sólidos. No silêncio do deserto é que podem nascer e desenvolver-se as profundidades do ser humano. Na 2ª leitura, Tiago nos convida à perseverança na espera da vinda do Senhor, lembrando-nos que é necessário aguardar o tempo de Deus, tal como o próprio Deus faz-se refletir na natureza que espera a chuva, germina a semente e, naturalmente, ao seu tempo, frutifica. Ânimo, esperança, transformação, louvor, perseverança, tudo isto é o espírito do Advento. No Evangelho, Jesus aponta o significado de João Batista, mensageiro que veio à sua frente, preparando o caminho. Profeta dos profetas, João é exaltado pelo Mestre. Na prisão, João alegra-se ao saber que Jesus já está no meio do povo, transformando, trazendo a vida nova e anunciando a salvação. As transformações anunciadas por Isaías aconteciam, o Messias que ele mesmo, João, anunciara, preparando o caminho, aí estava. João pede confirmação: será mesmo o Senhor? Jesus manda que contem a João o que estão vendo e ouvindo. A missão de João Batista completa-se, o caminho foi preparado e o Senhor chegou, luz do mundo, salvação dos homens. De João vem a grande alegria deste 3º Domingo do Advento, alegria de ser reconhecido pelo Mestre, alegria daquele que não deixou dobrar-se pelos poderosos, manteve sua palavra, apontou a verdade. “caniço agitado pelo vento”, que resiste, não se deixa quebrar ou corromper, volta a ergue-se e resiste. Assim foi João, homem que tem aparência frágil e fortaleza interna, de quem é fiel a Deus e à missão que lhe foi confiada. Com João Batista alegremo-nos: o Senhor está perto!

LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira: Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, festa.Gl 4,4-7; Sl 95 (96); Lc 1,39-47
3ª-feira: Santa Luzia, VgMt, memória.Sf 3,1-2.9-13; Sl 33(34); Mt 21,28-32
4ª-feira: São João da Cruz PresbDr, memória.Is 45,6b-8.18.21b-25; Sl 84(85); Lc 7,19-23
5ª-feira: Is 54,1-10; Sl 29(30); Lc 7,24-30
6ª-feira: Is 56,1-3a.6-8; Sl 66(67); Jo 5,33-36
Sábado: Gn49,2.8-10; Sl 71(72); Mt 1,1-17
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo do Advento – Ano A

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …