Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo do Advento(19.12)

4º Domingo do Advento(19.12)

Ano C – cor roxa ou violácea- 19/12/2021

1. Saudação Presidente – Graça e paz a todos que vieram celebrar nossa fé no Deus que nos envia a salvação tão esperada. Sejam todos bemvindos. Estamos na etapa final do caminho em preparação para o Natal do Senhor. Neste 4º domingo, olhamos para a figura de Maria que é plenamente a Virgem do Advento. Ela carrega no ventre o Bendito, o Esperado das nações. Na alegre esperança da chegada do Salvador, iniciemos a nossa celebração. Em nome do Pai… Presidente – O Deus que, no tempo propício enviou Seu Filho nascido de uma mulher pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Chegando ao quarto Domingo do Advento, que prepara a comunidade para celebrar o Mistério do Natal, volta-se o olhar para os preparativos da manjedoura de Belém e para aquela noite feliz, que encheu de sentido a vida do ser humano, porque Deus se encarnou. Cheios de alegria na espera do Senhor, vamos trazer presente os acontecimentos importantes desta semana em nossas comunidades paroquiais, como sinais da preparação para celebrar dignamente o Nascimento de Jesus. (Recordação da vida).
2. Acendimento da quarta vela (branca) da Coroa do Advento
3. Deus nos perdoa
Presidente – Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai e confiantes na maternal intercessão de Maria, roguemos ao Senhor que nos conceda o perdão de nossas faltas e omissões. (Silêncio). Supliquemos o perdão de Deus, cantando.
4. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus da consolação, vinde visitar a nossa terra. Abri hoje as portas dos nossos corações para acolher a vossa Palavra. Enviai-nos o Vosso Espírito Santo para que esperemos fervorosos, a chegada do Vosso Filho Bendito. Ele que é Deus Conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura da Profecia de Miquéias (5, 1-4a)
6. Salmo Responsorial (79) (CD Cantando os Salmos – Ano C – faixa 4) Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos! (bis)
7. Leitura da Carta aos Hebreus (10, 5-10)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (1, 39-45)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé
Presidente – A exemplo de Maria que teve fé e acreditou na Palavra do Senhor, professemos, também, a nossa fé. Creio em Deus Pai…
11. Preces da Comunidade Presidente – Ao Deus que escolheu Maria para realizar as promessas de Salvação, elevemos nossas preces. Após cada pedido, cantemos.
12. Apresentação dos Dons.
Presidente – Cristo entra no mundo para cumprir a vontade de Deus. Encarnando-se, Cristo adentra a história humana de modo simples, humilde e pobre. Assim diz o autor da carta aos Hebreus. O que agrada a Deus não são holocaustos e sacrifícios, e sim fazer sempre a Sua vontade. A exemplo de Maria que disse “Sim” ao projeto do Pai, fiquemos de pé e erguendo nossa mão para o Altar apresentemos ao Senhor a nossa vida, cantando.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação
Presidente – Por Maria o Senhor nos visita, trazendo a salvação. Motivo de grande alegria e de ação de graças. Louvemos ao Senhor que pela força do Espírito Santo, o Verbo de Deus se fez carne e veio habitar entre nós.
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso
Presidente – Irmãos e irmãs, estamos aqui para fazer a vontade do Pai. Como prova do nosso compromisso, rezemos a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso…
15. Momento da Paz
Presidente – Como Maria nas montanhas da Judéia, como os anjos que em Belém cantaram “paz na terra aos homens que Deus ama” também nós hoje discípulos(as) de Cristo, devemos lutar e rezar para que haja paz entre as Igrejas, povos e nações. Rezemos em silêncio.
16. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus de bondade, vós nos alimentastes com a vossa Palavra (e a Comunhão). Dai-nos a graça de nos preparar com maior empenho para celebrar o Natal do Vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
17. Breves Avisos
18. Refletindo o Tempo do Advento (Ler para a assembleia) Isabel disse, e nós continuamos repetindo: “bendita és tu…” E disse mais: “feliz és tu que creste…” A fé é dom de Deus, oferecido a todos. Alguns aceitam, outros não; crer exige sair de si mesmo e se entregar. A preparação para o Natal estende-se por toda nossa vida, pois cada dia pode ser Natal, tempo de estar vigilante, aguardando novas manifestações de Deus. Sempre será tempo de agradecer a Deus, termos a felicidade de crer. São muitos os empecilhos à nossa fé ou à nossa prática de fé. Cabe à comunidade cristã testemunhar ao mundo, com a vida de fé operada pela caridade, que Deus realmente está encarnado e ensinando-nos a maneira de sermos humanos. Já é o Natal: bendito será aquele que crer. Deus insiste em nos conduzir para um caminho seguro. Por isso, fez a loucura de assumir nossa natureza, para que enfim, nos decidamos por viver de forma divina nossa vida.
19. Bênção
Presidente – Que o Deus onipotente e
misericordioso vos ilumine com o Advento do
Seu Filho, em cuja vinda cremos e cuja volta
esperamos, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
Amém.
– Que durante esta vida ele vos torne firmes na
fé, alegres na esperança e solícitos na caridade.
Amém.
– Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito
homem, sejais recompensados com a vida eterna,
quando vier de novo em sua glória. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho
e Espírito Santo. Amém.
– Será cumprido o que o Senhor prometeu. Ide
em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças
a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
O 4º Domingo do Advento, está profundamente marcado pela figura de Maria, chamada por Isabel “a Mãe do meu Senhor”. O mistério do Senhor revela-se por intermédio da visita à sua prima Isabel. O Senhor visita a sua Igreja por meio de Maria. Sim, nesta semana vivemos este grande mistério: A Igreja está grávida de Cristo. Dentro de alguns dias vai dar à luz. Será o Natal do Senhor, no hoje do nosso tempo. Para que isso aconteça, basta que nos coloquemos na atitude de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a Vossa Palavra” Ou, na atitude de Cristo, quando entrou no mundo: “Eu vim, ó Deus, para fazer a sua vontade”, “Graças a esta vontade é que somos santificados pela oferenda do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”, a exemplo de Maria. Cabe a nós visitar os necessitados, levando em nós o Cristo, para que também eles exultem de alegria no Senhor. Felizes de nós se acreditarmos. À luz do “Sim” de Maria, façamos do nosso coração um “Presépio” acolhedor, especialmente aos pobres e oprimidos de nossa sociedade. Sejamos como o Profeta Miqueias, portadores da esperança a essa humanidade que está à espera de um futuro de justiça e paz. Sejamos como o homem que agradece a Deus por ter sido curado de uma doença mortal dizendo: Eu sei Senhor, que tu não recebeste com agrado o perfume do incenso, nem o holocausto das carnes dos carneiros imolados no altar; outra coisa eu te prometo: cumprir sempre a tua vontade, pois sei que isto te agrada (Hb 10,5-7), Façamos pois como o Próprio Cristo que não ofereceu nenhum sacrifício material, mas disse ao Pai: “Eis que venho para fazer a tua vontade”. E como o salmista possamos sempre cantar: Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos. Que Maria, “Bendita entre todas as mulheres” nos ajude a gerar Cristo em nossos corações, em nossas famílias, na Comunidade e na Sociedade e assim celebrar dignamente a festa do Santo Natal.
Leituras da Semana
2ª feira: Is 7,10-14; Sl 23; Lc 1,26-38
3ª feira: Ct 2,8-14; Sl 32; Lc 1,39-45
4ª feira: 1Sm 1,24-28; 1Sm 2,1-8; Lc 1,46-56
5ª feira: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24; Lc 1,57-66
6ª feira: 2Sm 7,1-5.8b-12.16; Sl 88; Lc 1,67-79
Sábado: Is 52,7-10; Sl 97; Hb 1,1-6; Jo 1,1-18
Domingo: Eclo 3,2-6.12-14; Sl 127; Cl 3,12-21; Lc 2,41-52

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …