Página Inicial / Animação Litúrgica / 12º Domingo do Tempo Comum

12º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1398 – 12º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 23/06/2013
“SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR, RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA
CRUZ CADA DIA E SIGA-ME” (Lc 9,23)
Preparar o espaço celebrativo conforme o tempo litúrgico, dando destaque à cruz. Entoar o refrão
meditativo abaixo.
Ninguém pode se orgulhar a não ser nisto, nos orgulhamos na cruz de Jesus Cristo, Nele está a vida e a ressurreição, Nele, a esperança de libertação. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal.
A liturgia hoje nos apresenta o caminho para termos a certeza de nossa salvação: crer e confessar publicamente que Jesus é o “Cristo de Deus”. Para isso é necessário segui-Lo no dia a dia, fazendo a entrega de nossa própria vida pelos irmãos. Com este compromisso, cantemos. Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Do seu povo Ele é a força, salvação do seu Ungido; salva, Senhor, teu povo, socorre os teus queridos!
1 – O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)
2 – Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, querendo me
matar, inimigos opressores é que vão se liquidar. (bis)
3 – Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá na terra dos viventes, viverei no seu
amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor. (bis)
Presidente – Reunidos pelo amor da Santíssima Trindade, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus Pai Criador, o Filho nosso Salvador e o Espírito Santo Santificador, estejam
convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Crer em Cristo nos leva a abraçar sua cruz no sofrimento, na caridade e no perdão. Em silêncio, pensemos nas vezes em que nos afastamos do caminho de Jesus. (pausa) Confessemos os nossos pecados.
Confesso a Deus todo poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Presidente – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos
conduza à vida eterna. Amém.
Eu canto a alegria, Senhor, de ser perdoado no amor (bis).
1 – Senhor, tende piedade de nós.
2 – Cristo, tende piedade de nós.
3 – Senhor, tende piedade de nós.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, vós nos revelais o vosso imenso amor no vosso Filho, que se entregou pela
salvação do mundo. Dai-nos coragem de anunciar Jesus Cristo e de segui-Lo realizando seu projeto de vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e canta o refrão abaixo.
Palavra de salvação somente o céu tem pra dar. Por isso meu coração se abre para escutar.
05. LEITURA DA PROFECIA DE ZACARIAS (12, 10-11;13,1)
06. SALMO RESPONSORIAL (62)
A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus! (bis)
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja.
– Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada,
como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu
louvor!
– Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (3, 26-29)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia! Alegria! Vamos todos escutar, a Palavra que irradia, força para proclamar!
1 – Caminhamos na estrada de Jesus, suportando o peso da nossa cruz, testemunhando a fé que
professamos em Jesus Ressuscitado, modelo que buscamos.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(9, 18-24)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Após a Partilha da Palavra, pode-se cantar o canto abaixo.
1 – Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem esses dois riscos não se tem Jesus. Um é vertical, o
outro horizontal. O vertical eleva, o horizontal abraça. Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem
esses dois riscos não se tem Jesus.
2 – Feita de dois riscos é a minha fé. Sem esses dois riscos religião não é. Um é vertical, o outro
horizontal. Um vai buscar na fonte, o outro é o aqueduto. Feita de dois riscos é a minha fé. Sem
esses dois riscos religião não é.
3 – Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem esses dois riscos posso não chegar. Um é vertical, o outro horizontal. O vertical medita, o horizontal agita. Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem
esses dois riscos posso não chegar.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Estamos vivendo o Ano da Fé. Um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus. Professemos nossa fé, estendendo nossas mãos em direção à cruz.
Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que nos revelou seu Filho e nos mostra o caminho da salvação, peçamos
confiantes: Atendei, Senhor, a nossa prece.
– Senhor, iluminai o Papa Francisco, os bispos, padres, diáconos, religiosos(as) e toda a Igreja
espalhada pelo mundo inteiro, para que siga corajosamente o caminho revelado por Jesus. Nós vos pedimos.
– Senhor, despertai vossos filhos e filhas e em especial os nossos jovens, para que assumam a
missão de cristãos batizados e coloquem seus dons e talentos a serviço da Igreja e da sociedade. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei as Paróquias São João Batista de Aracruz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Itapina e todas as comunidades que celebram a festa de seus padroeiros, para que esse momento seja de união e crescimento na fé. Nós vos pedimos.
(preces espontâneas)
Presidente – Senhor, atendei as súplicas da vossa Igreja reunida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Crer no Cristo só é possível quando nos deixamos tocar e abraçar por sua cruz.
Como Maria e o discípulo amado aos pés da cruz, também nós somos chamados a estar ao lado
daqueles que são hoje crucificados injustamente. Apresentemos ao altar do Senhor a disponibilidade de tantos irmãos(ãs) que abraçam a cruz de Cristo seguindo-O nos diversos movimentos, pastorais, equipes e serviços em nossa comunidade, bem como em todos os momentos da nossa vida.
Neste momento, um jovem apresenta uma cruz com um belo ramalhete de flores, enquanto se canta. (após o canto segue com a cruz para a sacristia).
1 – Oh Mãe, levanta-me do chão. Acolhe-me em teus braços, intercede pelas lutas do meu coração.
Oh Mãe, carrega-me em teu colo. Educa-me como educaste o Cristo, para que eu possa entender que o calvário me ensinará viver.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
Senhor, Eterno Pai, os dons de vinho e pão agora transformai em vida e salvação. (bis)
2 – Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa
humanidade da vossa divindade vai participar.
PAI NOSSO
Presidente – A vontade do nosso Pai que está nos céus é que sigamos o exemplo do seu Filho Jesus para alcançarmos a vida eterna. Rezemos confiantes. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Em Cristo, que assumiu nossos pecados e pela cruz nos redimiu trazendo a paz,
saudemo-nos com um abraço fraterno. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue
derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.
Eis que sou o pão da vida, eis que sou o pão do céu; faço-me vossa comida, eu sou mais que leite e mel.
2 – O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos, do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.
3 – Eu sou o Caminho, a Vida, a Água Viva e a Verdade, sou a Paz e a Luz, sou a própria liberdade.
Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.
4 – Eu sou a Palavra Viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos
meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se
apaga.
19. ORAÇÃO
Presidente – Senhor nosso Deus, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), iluminai-nos para que possamos conhecer sempre mais o vosso Filho Jesus, que entregou sua vida para nos salvar e nos ensinou a servir nossos irmãos até as últimas consequências. Ele que convosco vive e reina para sempre. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus de bondade vos abençoe no seu amor e infunda em vós a sabedoria da
salvação. Amém.
– A bênção de Deus Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.
Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Um dia, na Galiléia, um homem chamado João, falava com ternura de amor aos seus irmãos.
(bis)
2 – Seu rosto resplandecia a paz que ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre, João dizia. (bis)
Viva João Batista! Viva o precursor! Porque João Batista anunciava o Salvador! (bis)
3 – Às margens do Jordão, João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar o Reino novo.
(bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Jesus continua rezando conosco, da mesma forma como costumava rezar com seus discípulos, antes das grandes decisões, dos principais momentos de sua vida. No diálogo, na intimidade, na vida e missão, Ele espera nossa resposta, nossa adesão no seguimento. “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Precisamos entender quem é Jesus para as pessoas do nosso tempo e para nossas comunidades e, sobretudo, para nós mesmos. No meio de uma sociedade, em que muitos valores e promessas oferecidos são ilusórios, somos chamados a professar nossa fé em Jesus. Ele é o Messias de Deus, ungido pelo Espírito para anunciar a Boa-Nova da vida e a libertação a todos os povos oprimidos. Jesus revela-se verdadeiramente como Messias no sofrimento da Paixão, anunciado logo após a ordem dada aos discípulos para guardar silêncio. O verdadeiro Messias manifesta-se na doação da vida por amor até o fim. Reconhecer o Messias de Deus, na sua entrega total, implica tomar a cruz de cada dia e segui-lo nos momentos difíceis de sofrimento, mas também nas alegrias e conquistas. O dom total de Jesus envolve a vida de quem o segue cada dia, não apenas em momentos, em gestos isolados de generosidade. Trata-se de viver diariamente o seguimento a Jesus na fidelidade, mediante atitudes constantes de amor e solidariedade. Na assembleia litúrgica, acolhemos a palavra de Deus, que nos coloca diante da opção fundamental de seguir Jesus e compartilhar seu destino. Na mesma fé no Cristo de Deus, proclamada por Pedro, nos reunimos a cada domingo, a cada celebração. Em cada encontro, anunciamos a morte e a ressurreição de Jesus, não apenas como um fato passado, mas como um acontecimento de presente, que nos insere nesta mesma dinâmica. Entrando de cheio no mistério do Cristo de Deus, que entregou sua vida por amor, nos dispomos a renunciar interesses egoístas para servir o Reino com disponibilidade e dedicação total. Que possamos permanecer firmes no caminho de fidelidade ao projeto de Deus trilhado pelo Messias. Por meio da vida, morte e ressurreição, Jesus, o Cristo de Deus, oferece o amor, a graça da salvação a toda a humanidade. Assim, todos passam a ter o mesmo valor e a mesma dignidade, desaparecendo as diferenças que discriminam as pessoas por causa de classe, nacionalidade, gênero. Na comunhão em Cristo, somos impelidos a seguir o caminho do serviço, da não violência, trabalhando em defesa da vida. Como no tempo de Zacarias, de Jesus Cristo, das primeiras comunidades cristãs, precisamos agir para evitar a perseguição e a morte de pessoas inocentes,
dedicadas ao serviço da Boa-Nova do Reino. Entre essas pessoas, lembramos o exemplo da Irmã Doroty, assassinada injustamente e tantos outros líderes de comunidades, mortos no anonimato.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Is 49,1-6; Sl 138; At 13,22-26; Lc 1,57-66.80
3ª feira: Gn 13,2.5-18; Sl 14; Mt 7,6.12-14
4ª feira: Gn 15,1-12.17-18; Sl 104; Mt 7,15-20
5ª feira: Gn 16,1-12.15-16; Sl 105; Mt 7,21-29
6ª feira: Gn 17,1.9-10.15-22; Sl 127; Mt 8,1-4
Sábado: Gn 18,1-15; Lc 1,46-55; Mt 8,5-17
Domingo: At 12,1-11; Sl 33; 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …