Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do Tempo Comum

17º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1403 – 17º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 28/07/2013
PAI NOSSO: A ORAÇÃO QUE NOS CONGREGA NA FÉ.
O mês de julho em nossa Diocese é dedicado à reflexão sobre o dízimo. Preparar um painel ou cartaz onde estará escrito: “Dízimo, expressão forte de comunidade”, colocando-o na entrada da Igreja. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o refrão.
Pai nosso, somos teus filhos. Pai nosso, somos irmãos. (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É o próprio Deus que nos chama, e a
comunidade atenta apresenta-se para celebrar o Mistério Pascal da fé no ressuscitado. Neste
domingo, fazemos memória dos ensinamentos de Jesus a seus seguidores com a Oração do Pai
Nosso que os cristãos rezam em nome e a exemplo de Cristo, o mediador da nova aliança. Hoje em comunhão com o Papa Francisco e o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, lembramos também, de forma especial, todos os motoristas, os trabalhadores rurais e nossos queridos avós. Confiantes na proteção divina, queremos celebrar a nossa fidelidade em fazer sempre a vontade de Deus, aqui na terra como nos céus, cantando.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Pai de amor, aqui estamos, celebrando a unidade, somos teus filhos amados nesta mesa da
igualdade. Somos uma só família, somos um só coração, eis que a graça da partilha entre nós faz-se oração!
No raiar de um novo tempo vida nova então se faz. A esperança do teu povo é justiça, amor e paz!
2 – Ó Jesus, Senhor da vida vem trazer libertação! Desta gente tão sofrida vem mostrar-Te Deus-
Irmão. Tua cruz é rumo certo, junto a Ti vamos seguir pois teu Reino está bem perto: as sementes vão florir!
3 – Santo Espírito de Amor faz em nós tua morada e na luta contra a dor guia nossa caminhada! És a fonte da Verdade, vem mostrar a direção: vida plena, dignidade, povo livre, mundo irmão!
Presidente – Reunidos como filhos e filhas de Deus, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do
Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. ATO PENITENCIAL
Presidente – O Senhor, que nos convida à mesa da Palavra, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e supliquemos a misericórdia do Pai. (pausa) Peçamos perdão cantando.
1 – Quando peço em oração, nunca posso me esquecer, se recebo Teu perdão, se recebo Teu perdão, também devo conceder. Entender dizer que sim, sem ferir quem me afrontar, se o mal doeu em mim, se o mal doeu em mim, porque então vou machucar?
Que meu Deus eterno e bom, com a luz do Seu olhar, faça vivo em mim o dom, faça vivo em mim o dom, de aprender a perdoar.
2 – Todo o peso do rancor, alojado no meu peito vai embora, leva a dor, vai embora, leva a dor na
desculpa que eu aceito. Se suplico por piedade, pela paz no coração e me dás Tua bondade, e me dás Tua bondade, posso dá-la ao meu irmão.
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, vós nos revelastes o segredo da oração filial de Cristo. Dai-nos seu Espírito
para que, cheios de esperança, possamos evocar o vosso nome e crescer no testemunho do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
As leituras sejam proclamadas de forma expressiva e orante. Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e canta.
A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão: é semente de paz, de justiça e perdão! (bis)
05. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (18, 20-32)
06. SALMO RESPONSORIAL (137)
Naquele dia em que gritei, Vós me escutastes, ó Senhor! (bis)
– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
– Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, e de longe reconhece os orgulhosos. Se no meio da
desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente.
– Quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra.
– Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (2, 12-14)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Peçam, peçam, que será dado, busquem, busquem e encontrarão. Sabe o Pai qual a precisão! Sabe o Pai qual a precisão!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(11, 1-13)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus que nos ama e nos faz irmãos. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Supliquemos a Deus, que atenda nossas necessidades. Após cada prece, cantemos: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, fortalecei o Papa Francisco, os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas que estão a serviço da vossa Igreja, para que saibam conduzir sua vida pelo caminho da oração e do perdão. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os nossos irmãos(ãs) que ainda não conhecem o poder da oração, para que sejam tocados pelo vosso amor e transformem suas vidas. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai os jovens de nossas comunidades na prática da oração constante, para que
possam vivenciar os ensinamentos de Cristo. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai todos os trabalhadores rurais, os motoristas e os avós que hoje comemoram o seu dia, para que sejam fortalecidos em sua fé e protegidos dos perigos em seu trabalho cotidiano. Nós vos pedimos.
Presidente – Encerrando o mês dedicado ao dízimo, em nossa Diocese, rezemos a Oração.
Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente. Que cada dízimo que eu der seja um verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de vossa bondade para comigo. Sei que tudo o que tenho vem de vós: paz, saúde, amor, prosperidade, bens… Ajudai-me a dar com generosidade e justiça. Tirai todo o egoísmo do meu coração. Que eu possa amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser um instrumento de paz e amor em vossas mãos. Que o meu dízimo vos seja agradável, Senhor! Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Rezar é estar em comunhão com Deus e com os irmãos na súplica pelas
necessidades da Igreja, da sociedade e de cada um de nós. Apresentemos ao altar do Senhor a
dedicação das pessoas que se esforçam em participar e aprender nos círculos bíblicos e nas
formações que a Igreja oferece para o crescimento espiritual de sua fé.
A equipe organiza e apresenta tudo aquilo que a comunidade e a paróquia está realizando dentro do Projeto Diocesano de Evangelização, no que se refere à formação do laicato adulto na fé.
1 – Conhecer Jesus Verbo da vida, amando-o em cada irmão, seguir os seus passos e exemplos.
Anunciá-lo e nossa missão. Mar bravios e ventos contrários não fizeram calar sua voz. É o Caminho, a Verdade e a Vida que encanta a todos nós. (bis)
Igreja Samaritana a serviço da vida.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Não se deve dizer: nada posso ofertar; pois as mãos mais pobres é que mais se abrem para tudo dar.
1 – O Senhor só deseja que em nós tudo seja constante, servir quando nada se tem só resta dizer: Senhor, eis-me aqui!
2 – Alegrias da vida momentos da lida eu posso ofertar, pois nas mãos do Senhor, um gesto de amor não se perderá.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Deus prepara uma mesa farta, rica em alimentos, plena de beleza. Faz no mundo sua moradia e enfeita a vida com a natureza.
Bens da terra, frutos do trabalho, neste pão e vinho, vimos ofertar dons da vida, frutos do
chamado, feitos oferendas, neste santo altar. Recebe, Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Recebe Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor!
2 – Deus convida toda a humanidade a fazer da vida sua vocação. Pois, seu Filho, dom da santidade é o doador e a doação.
3 – Deus restaura nossas pobres forças quando a noite chega, sem nada pescar. Lancem rede, em profundidade e em outros barcos venham navegar.
4 – E preparam uma mesa santa, entrem nesta festa, tragam vinho e pão. E, sem medo, deixem rede e barco, deem suas vidas como oblação.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – A oração é um compromisso de amor, é cumplicidade, é parceria, é comunhão com
Deus. Louvemos ao Senhor pela aliança de amor que fez com seu povo.
Este canto é somente para Celebração da Palavra.
Nós te glorificamos Senhor, nosso Deus, nosso Pai e nosso Criador. (bis)
1 – Nós te louvamos porque repartes conosco teus bens. Pede-nos pra repartir os nossos dons
também.
2 – Nós a Ti bendizemos, por tua santa Palavra, ela que nos orienta pra sermos fiéis na partilha.
3 – E nós Te adoramos porque é nosso Deus, nos convidas a construir na terra o Reino dos Céus.
(bis)
16. PAI NOSSO
Presidente – Confiantes, cantemos a oração que Jesus nos ensinou.
1 – Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso Reino seja
feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, assim na terra como no céu, Senhor.
2 – O pão nosso de cada de cada dia, nos dai hoje e sempre, nos dai hoje e sempre. E perdoai as
nossas ofensas, assim como nos perdoamos, a quem nos ofendeu, Senhor. A quem nos ofendeu
Senhor.
3 – Mas não nos deixeis cair, cair em tentação, Senhor. Mas livrai-nos do mal, livrai-nos do mal,
Senhor.
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão
fraterna. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ninguém pode calar a voz, ninguém pode forjar a razão, ninguém pode conter de novo o grito do povo faminto de pão.
Se entre nós já existe a partilha entremos na fila do amor comunhão. (bis)
2 – Ó Senhor tantos braços fechados poderiam se abrir, dar as mãos! Quantos lábios tão mudos,
cerrados não querem falar, defender o irmão.
3 – Ó Senhor tantos trabalhadores e outros tantos sem ocupação esperando trabalho e salário, o
pobre e operário a viver de ilusão.
4 – Ó meu Deus, há mulheres sofrendo, há crianças na rua, sem pão e a Igreja se faz solidária na
prece diária, convida à ação.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, celebrando os mistérios de vosso amor, reunidos ao redor da Mesa da Palavra (e da Comunhão), nos concedeis hoje participar dos frutos da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
A equipe de liturgia e a Pastoral do Dízimo podem preparar uma breve homenagem para os dizimistas,
encerrando o mês dedicado ao dizimo.
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável. Amém.
– O Senhor dirija para vós o seu olhar e vos dê a paz. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Orai sem cessar. Ouvi e praticai sempre a Palavra de Deus. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É o dizimo Senhor que nos mostra com certeza gratidão ao criador, compromisso na Igreja. (bis)
1 – Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar. (bis)
2 – Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade. (bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Hoje, a liturgia nos presenteia com o diálogo familiar de Abraão com Deus. Na 1ª leitura, ele
suplica a Deus com insistência pelos justos de Sodoma e Gomorra e o próprio Senhor diz que ouviu o clamor do povo e que, pelos justos, terá compaixão dos pecadores. No Evangelho, a pedido dos discípulos, Cristo nos deixa o caminho da oração que nos conduz ao Pai. Ele nos diz que devemos pedir para receber. E assim nos ensina a oração do Pai Nosso, que começa bendizendo o nome de Deus, como uma profissão de fé, declarando que seu nome é Santo. Ele está acima de tudo o que existe no céu e na terra e sua vontade deve ser realizada onde quer que seja. Pedimos o pão de cada dia, mas antes pedimos ao Pai que o seu Reino esteja junto de nós. Precisamos libertar-nos de nossas faltas, por isso devemos pedir o perdão do Pai. Jesus nos diz que Ele nos perdoará, mas que será na mesma medida em que nós soubermos perdoar. Não adianta somente receber o perdão, mas é preciso saber ofertá-lo também. Por fim, pedimos que o Pai nos livre de todos os males. A 2ª leitura nos diz quem é o cristão. É aquele que pelo Batismo se tornou membro do Corpo de Cristo. Vivendo em Cristo, o cristão, reza como o Mestre. Hoje devemos nos perguntar seriamente: temos tempo para rezar? Como estamos rezando? O que estamos rezando? A quem estamos rezando? Quando é que nos lembramos de rezar? Ao rezar nossa vida, dizendo a Deus nossos problemas, dificuldades e alegrias, vamos nos abrindo ao projeto do Pai. Se pedirmos ao Senhor a luz de seu Santo Espírito e abrirmos o nosso coração a Ele, poderemos viver cada vez mais próximos de sua Palavra, crescendo no plano que o Senhor tem para nós, aproximando-nos de sua misericórdia, contando com sua fortaleza e sua graça no nosso dia a dia. Precisamos saber esperar confiantes, perseverantes até o fim.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Jo 4,7-16; Sl 33; Jo 11,19-27
3ª feira: Ex 33,7-11; 34,5b-9.28; Sl 102; Mt 13,36-43
4ª feira: Ex 34,29-35; Sl 98; Mt 13,44-46
5ª feira: Ex 40,16-21.34-38: Sl 83; Mt 13,47-53
6ª feira: Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37; Sl 80; Mt 13,54-58
Sábado: Lv 25,1.8-17; Sl 66; Mt 14,1-12
Domingo: Ecl 1,2; 2,21-23; Sl 89; Lc 12,13-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …