Página Inicial / Animação Litúrgica / 18º Domingo do Tempo Comum

18º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1404 – 18º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 04/08/2013
PARTILHA E SOLIDARIEDADE: RIQUEZAS QUE NÃO SE ACABAM
Dia das Vocações Sacerdotais
Preparar o espaço celebrativo colocando em lugar de destaque um bonito cartaz ou símbolos que lembrem cada vocação comemorada neste mês. Hoje é o dia da vocação sacerdotal. Para iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
Senhor, chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ôôô! Ôôô! Chamaste-me, aqui estou! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Meus irmãos e irmãs em Cristo, é com grande alegria que estamos reunidos em
comunidade para fazer memória da páscoa de Jesus. O mês de agosto é, na Igreja do Brasil, um
tempo dedicado mais particularmente às vocações. Neste primeiro domingo, lembramos os
ministérios ordenados: bispos, padres e diáconos.
Neste momento pode-se lembrar o nome do(s) padre(s) da nossa paróquia e outros e fazer a recordação da vida.
Animador(a) – Alegres por todos os motivos que nos levam a celebrar a fé e a vida, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus
convivas.
2 – Nossa Igreja necessita de mais fibra e mais vigor e de gente que acredita no chamado do Senhor que dê pão a quem tem fome e justiça a quem tem pão e bendiga o seu nome por amor e vocação!
Presidente – Como povo de Deus reunido, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento e peçamos perdão de nossas faltas e omissões. (pausa)
Confessemos os nossos pecados.
1 – Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras,
atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor! (bis)
2 – Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos
perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, por vosso Filho Jesus nos chamastes a possuir as riquezas do Vosso Reino.
Ajudai-nos para que não nos apeguemos aos bens materiais, mas aprendamos a partilhar com amor o que temos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e canta o refrão. Palavra de Deus é vida e amor, é luz que ilumina e ao mundo chegou, vamos acolher num só coração, Palavra da libertação.
05. LEITURA DO LIVRO DO ECLESIASTES (1, 2; 2, 21-23)
06. SALMO RESPONSORIAL (89)
Vós fostes ó Senhor, um refúgio para nós. (bis)
– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos
para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
– Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até
quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do
Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (3, 1-5. 9-11)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(12, 13-21)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Pode-se concluir a Partilha da Palavra com o canto abaixo.
Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor acreditar no menor.
1 – Quando os pequenos acreditarem no seu bem estar comum, sentindo as necessidades que padece cada um, unidos em Jesus Cristo, nós todos seremos um.
2 – Quem possui noventa e nove, só pensa em completar cem; nesta cegueira não sabe que depois a morte vem. Seu corpo se vira em terra e na terra deixa o que tem.
3 – Certo homem colheu tanto que seu armazém encheu, pensou que estava seguro: na mesma noite morreu. Levaram só ele à cova: ficou tudo o que era seu.
4 – Só confiar em dinheiro é loucura e vaidade. Porque Cristo é nossa vida, o caminho e a verdade. Quem pensa o contrário disso, nunca terá liberdade.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos ensina os valores do seu Reino, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus da vida supliquemos confiantes por nossas necessidades cantando após cada prece. Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, iluminai Vossa Santa Igreja para que saiba evangelizar com simplicidade e seja exemplo de desapego aos bens materiais. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai nossos padres em sua dedicação no serviço ao Reino, fortalecei suas vocações e concedei que, a exemplo de Cristo, se tornem sempre mais servidores da Vossa Igreja. Nós vos pedimos.
-Senhor, recompensai todos aqueles que contribuem com a Associação Amigos do Seminário,
partilhando um pouco do que têm para ajudar na formação dos nossos futuros padres. Nós vos
pedimos.
– Senhor, livrai-nos da tentação do apego aos bens materiais e do consumo sem limites para que
possamos ser livres e generosos, buscando sempre ajuntar os tesouros que não se perdem na vida eterna. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai a Paróquia São Domingos que celebra a festa de seu padroeiro, para que
continue acolhendo a todos com amor e fé e servindo com alegria. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei, ó Pai, os pedidos de vossa comunidade aqui reunida. Por Cristo, nosso
Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus nos ensina que é necessário ser rico aos olhos de Deus, multiplicando os
gestos de amor e solidariedade para com o próximo. Apresentemos ao altar do Senhor a vida dos
sacerdotes que assumindo sua vocação nos ajudam a conhecer a Palavra de Deus e a vivenciar os valores do Reino. Coloquemos também o nosso compromisso de sermos acolhedores, obedientes e fiéis servidores do Projeto de Deus.
Representantes do SAV (Serviço de Animação Vocacional) ou Amigos do Seminário, apresentam uma bonita caixa, saindo dela tiras com as palavras: amor, partilha, solidariedade, justiça, compreensão e doação, enquanto se canta.
Quero ser fiel a Deus, respondendo a vocação. Quero ser junto do povo o irmão entre os
irmãos. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – O pão amassado, a uva pisada, eis a oblação. Pastores sofridos, o pobre esquecido. O povo sem pão.
Quero ser fiel a Deus, respondendo a vocação. Quero ser junto do povo o irmão entre os
irmãos. (bis)
2 – O tempo e a idade, o bem e a verdade, a paz e o perdão, vigor, esperança, amor, confiança
jamais faltarão. (onde houver Celebração Eucarística)
1 – Recebe, Deus amigo, estes dons que a Ti trazemos, e felizes, entre todos, a partilha nós faremos.
Ó Deus Pai, a Ti trazemos pão e vinho uma vez mais. Um só corpo nós seremos com Jesus e pela paz.
2 – Recebe, Deus amigo, nossos pés e nossos braços, que encontram na unidade o alento pro
cansaço.
3 – Recebe, Deus amigo, os projetos que alimentam o convívio e o respeito entre os povos que se
enfrentam.
4 – Recebe, Deus amigo, os esforços do teu povo, que trabalha com carinho pra criar um mundo
novo.
PAI NOSSO
Presidente – De mãos erguidas supliquemos a Deus que venha a nós o Vosso Reino, rezando como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Irmãos, a partilha, o perdão, o amor, a justiça , o diálogo… são valores do Reino de Deus que vivenciados nos trazem a paz no coração, na família, na comunidade, na sociedade.
Saudemo-nos na paz de Cristo.
18. CANTO DA COMUNHÃO (se houver)
Fazemos comunhão construindo a unidade. É nossa vocação servir a comunidade, com Cristo nosso irmão no sertão ou na cidade.
1 – Falta gente pra colheita, há ovelhas sem pastor. Onde estão os operários do roçado do Senhor?
2 – Quem visita os doentes? Quem constrói o mundo novo? Quem proclama a salvação? Quem
reúne o nosso povo?
3 – Onde eu moro tem ministros, vocações especiais: bispos, freiras, padres, leigos, todos servem
como iguais.
4 – Quem anima o sindicato? Quem vê a necessidade? Quem trabalha com os pobres? Quem
constrói comunidade?
5 – Sou roceiro, estudante, catequista e artesão, operário, agricultor, temos nossa vocação.
6 – Somos pobres, pouca gente, uma Igreja em mutirão; mas, unidos num só povo, toda vida é
vocação.
19. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, Deus do universo, concedei aos homens e às mulheres de toda a terra a graça de não se deixarem dominar pelo desejo sem limites de acumular riquezas, a fim de caminharem para Vós, único bem verdadeiro. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
Onde for possível, neste momento, pode-se fazer uma breve homenagem ao(s) padre(s).
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus Pai derrame sobre vós suas bênçãos e vos faça generosos. Amém.
– Que Jesus vos ensine a serem despojados para vos colocardes a serviço do bem comum. Amém.
– Que o Espírito Santo vos livre de toda ganância, ajudando-vos a serdes justos. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– A vida não consiste na abundância de bens. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a
Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Ó Jesus, com fé, eu te seguirei, só contigo sou feliz tu és em mim! Teu Espírito de amor criador me sustenta no meu sim, me lança neste mar!
Vou navegar, nas águas deste mar. Navegar… Eu quero me encontrar. Navegar… Não posso mais fugir. Vou procurar, nas águas mais profundas. No mar… Feliz eu vou seguir. Só amar, buscar o meu lugar sem dúvidas, sem medo de sonhar!
2 – Vivo a certeza desta missão, já não posso desistir, voltar atrás. Mãe Maria, vem tomar minha
mão e me ajudar a ser fiel, só Cristo é luz e paz!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Neste domingo, a Palavra de Deus nos convoca a revermos nossas opções e a não pautar a vida
pelas falsas seguranças. É preciso rever nossa maneira de pensar e de agir e colocar toda a nossa confiança no Senhor que é refúgio e proteção. Na 1ª leitura o autor medita sobre o sentido da vida humana. Aconselha a viver o desapego dos bens, pois a busca desenfreada pelas riquezas, a preocupação em acumular impedem de desfrutar os frutos do trabalho com alegria. Na 2ª leitura o autor fala sobre a vida cristã. Mostra que a experiência da ressurreição começa já neste mundo, no tempo presente. “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto”, ou seja, a vida nova revelada em Cristo. A experiência da ressurreição transforma a conduta e também a maneira de pensar. “Cuidai das coisas do alto, não do que é da terra”. Não se trata de viver de forma alienada. Consiste em se deixar reger pela vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, buscando libertar-se  dos valores contrários ao Reino de Deus. Jesus, no Evangelho, ensina a fazer o bom uso dos bens deste mundo. Quem segue a Cristo deve ser livre diante dos bens, administrando-os com sabedoria. O problema está na acumulação como garantia de segurança e de vida. Por isso a vida de uma pessoa não depende de suas riquezas. O juízo que Jesus faz na parábola é muito duro. A pessoa que calculou tudo certinho, apoiando-se em suas próprias riquezas, como se fosse a dona do mundo, foi chamada de “insensata”. Falsos valores, engano e mentira, tudo isto está fora da perspectiva de Deus. Riqueza para Deus é convivência fraterna, é repartir com os irmãos. É comunhão e participação. Que o Espírito do Ressuscitado anime nossa vida e missão para que possamos viver um desprendimento real dos bens deste mundo, libertando-nos da ganância.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Nm 11,4b-15; Sl 80; Mt 14,13-21
3ª feira: Dn 7,9-10.13-14; Sl 96; 2Pd 1,16-19; Lc 9,28b-36
4ª feira: Nm 13,1-3a.25b-14,1.26-30.34-35; Sl 105; Mt 15,21-28
5ª feira: Nm 20,1-13; Sl 94; Mt 16,13-23
6ª feira: Dt 4,32-40; Sl 76; Mt 16,24-28
Sábado: 2Cor 9,6-10; Sl111; Jo 12,24-26
Domingo: Sb 18,6-9; Sl 32; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …