Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ano A – XXIV – Nº 1467 – cor branca – 17/08/2014
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
COM MARIA ANUNCIAR AS MARAVILHAS DE DEUS
Dia das Vocações Religiosas
Ornamentar o espaço celebrativo com carinho e criatividade. Preparar um bonito lugar para a imagem de Nossa Senhora. Onde houver religiosos(a), envolvê-los(a) na celebração. Para iniciar, enquanto se canta repetidas vezes o refrão orante, uma família entra com um bonito arranjo de flores e coloca-o aos pés da imagem de Nossa Senhora e um grupo de adolescentes ou jovens incensa solenemente o espaço celebrativo e a imagem de Maria.
Ave Maria! Ave Maria! Ave! Ave! Ave, Maria!
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram celebrar o mistério de nossa fé em Cristo Jesus, hoje manifestado de forma especial na Assunção de Nossa Senhora. Maria elevada aos céus, coroada pela glória celeste, brilha para nós aqui na terra como sinal de esperança na vida eterna e como exemplo de doação e compromisso com o projeto do Pai. Celebrando hoje o encerramento da Semana da Família, rezemos também pelos religiosos e religiosas, cuja opção pela vida consagrada brota do exemplo de Maria. Em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora da Glória de Vila Lenira, neste dia de festa, alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Maria concebida, sem culpa original, trouxeste a luz da vida na noite de Natal. Tu foste imaculada na tua conceição, ó mãe predestinada da nova criação.
Maria da Assunção, escuta a nossa voz e pede proteção a cada um de nós. (bis)
2 – Maria, mãe querida, sinal do eterno amor. No ventre deste a vida e corpo ao Salvador. Ao céu foste elevada por anjos do Senhor, na glória coroada, coberta de esplendor.
3 – Maria, mãe rainha, protege com teu véu o povo que caminha na direção do céu. Tu foste a maravilha das obras do Senhor: esposa, mãe e filha do mesmo Deus de amor.
Presidente – Reunidos pela Santíssima Trindade para celebrarmos os santos mistérios, façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Maria é modelo de quem se faz seguidor de Jesus, por sua atenção e adesão absoluta à Palavra de Deus. Imploremos a misericórdia do Pai, pelas vezes que não seguimos o exemplo da Virgem de Nazaré. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1 – Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor! (bis)
2 – Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e misericordioso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
O leitor(a) apresenta solenemente o Livro da Palavra enquanto se canta.
Louvarei a Deus, seu nome bendirei! (bis) Louvarei a Deus, sua Palavra nos conduz! (bis)
06. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (11, 19a; 12, 1.3-6a.10ab)
07. SALMO RESPONSORIAL (44)
À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.
– As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.
– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza!
– Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (15, 20-27a)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (1, 39-56)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que elevou Maria aos céus, professemos nossa fé, cantando.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Cantando a ladainha de Nossa Senhora, peçamos sua intercessão junto a Deus Pai por todas as nossas famílias.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Jesus Cristo, tende piedade de nós. Jesus Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
1 – Ó Santa Mãe de Deus. Ó Virgem da Assunção. Senhora da Glória. Senhora da Saúde.
Todos: rogai por nós, rogai por nós! (bis)
2 – Ó Mãe Auxiliadora. Ó Mãe da Conceição. Senhora de Fátima. Senhora das Graças.
Todos: Rogai por nós, rogai por nós! (bis)
3 – Ó Mãe de Guadalupe. Ó Mãe Aparecida. Senhora das Dores. Senhora da Penha.
Todos: Rogai por nós, rogai por nós! (bis)
4 – Ó Mãe Medianeira das Graças. Ó Mãe do Perpétuo Socorro. Senhora da Vitória. Senhora Rainha da Paz.
Todos: Rogai por nós, rogai por nós! (bis)
– Jesus Cristo, ouvi-nos.
Todos: Jesus Cristo, ouvi-nos.
– Jesus Cristo, atendei-nos.
Todos: Jesus Cristo, atendei-nos.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Maria chegou à glória pelo caminho da misericórdia que se estende de geração em geração. Visitou e serviu a Isabel, cantando as maravilhas que Deus realizou a seu favor e a favor de seu povo. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de nossas famílias, dos religiosos(as) que a exemplo de Maria, se põem a serviço nas comunidades, especialmente aos irmãos mais necessitados.
Uma família de várias gerações apresenta o que realiza em favor dos necessitados. A equipe prepara conforme a realidade da comunidade.
Olhando a Sagrada Família, Jesus, Maria e José saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – É grande o Senhor, é nosso Deus! Atento aos corações, buscou em Nazaré: dentre os humildes, Maria foi eleita, vinde todos celebrar tamanha fé!
Fez em mim grandes coisas de um jeito bem novo, que acolhe, que integra. Fez visita ao seu povo, falou e cumpriu, a minh’alma se alegra!
2 – Fiel compassivo é o nosso Deus! Atento a toda dor, conosco vem morar: dispensa orgulho e poder, nutre os famintos. Vinde, pois, toda esperança celebrar!
3 – Coragem que anima, é o nosso Deus! Atento ao novo Reino, ouviu nosso clamor: trouxe o perdão, reanimou os humilhados. Vinde todos celebrar seu grande amor!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Recebe, Senhor, este pão, o trabalho das mãos dos que são filhos teus. Recebe, Senhor, este vinho que tem o carinho do povo de Deus.
São de ti, Senhor, nossos dons de amor! (bis)
2 – Recebe, Senhor, nossa vida pra ser acolhida da mesa do pão. Recebe, Senhor, este povo que sempre de novo te pede perdão.
PAI NOSSO
Presidente – Unindo nossas mãos às dos nossos irmãos(as), e em comunhão com todas as famílias, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades, rezemos a oração da fraternidade. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Na mesma alegria com que Isabel saudou Maria, vamos nos saudar na paz de Cristo. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Povo de Deus, foi assim: Deus cumpriu a Palavra que diz: “Uma virgem irá conceber”, e a visita de Deus me fez mãe! Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender a humildade, a confiança total, e escutar o teu Filho que diz:
Senta comigo à minha mesa, nutre a esperança, reúne os irmãos! Planta meu Reino, transforma a terra, mais que coragem, tens minha mão!
2 – Povo de Deus, foi assim: nem montanha ou distância qualquer me impediu de servir e sorrir. Visitei com meu Deus. Fui irmã! Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender desapego, bondade, teu “sim”, e acolher o teu Filho que diz:
3 – Povo de Deus, foi assim: meu menino cresceu e entendeu, que a vontade do Pai conta mais, e a visita foi Deus quem nos fez. Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender a justiça, a vontade do Pai, e entender o teu Filho que diz:
4 – Povo de Deus, foi assim: da verdade jamais se afastou. Veio a morte e ficou nosso pão. Visitou-nos e espera por nós Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender a verdade, a firmeza, o perdão, e seguir o teu Filho que diz:
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que nos alimentastes com o sacramento da salvação, concedei-nos, pela intercessão da Virgem Maria elevada ao céu, chegar à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
– Nos dias 23 e 24 a Equipe de Publicação do Folheto Litúrgico estará reunida com os representantes paroquiais de liturgia – Ibiraçu.
22. REZANDO A MARIA
Presidente – Maria continua no céu a missão de nos proteger e interceder junto ao Pai pelas nossas necessidades. Saudemos Nossa Senhora, cantando.
1 – Salve, rainha Mãe de Deus! És senhora, nossa mãe, nossa doçura, nossa luz, doce Virgem Maria!
2 – Nós a ti clamamos filhos exilados, nós a ti voltamos nosso olhar confiante.
3 – Volta para nós, ó Mãe, teu semblante de amor! Dá-nos teu Jesus, ó Mãe, quando a noite passar.
4 – Salve, rainha Mãe de Deus! És auxílio do cristão, ó Mãe clemente, Mãe piedosa, doce Virgem Maria!
23. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus de bondade, que, pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção. Amém.
– Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebeste o autor da vida. Amém.
– E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno. Amém.
– Abençoe-vos o Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
A minh’alma engrandece o Senhor, meu coração muito se alegrou, em Deus, meu Salvador, em Deus, meu Salvador.
1 – Ele voltou seu olhar para a pequenez, de sua servidora e todas as gerações me proclamarão feliz e ditosa.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Esta é a maior das festas da Santíssima Virgem Maria; é a sua Assunção, a festa da sua entrada na glória, da sua plenitude como mãe, e discípula de Cristo Jesus. Transfigurada no Espírito Santo, derramado pelo Cristo, ela está na glória do Pai! Para compreendermos o profundo sentido do que celebramos, tomemos as palavras de São Paulo:”Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada”. Eis a nossa fé, o centro da nossa esperança. Ele é o primeiro a ressuscitar, Ele é a causa e o modelo da nossa ressurreição. A Igreja crê, desde os tempos antigos, que a Virgem Maria já entrou plenamente nessa glória. Aquilo que todos nós só teremos em plenitude no final dos tempos, a Santíssima Mãe de Jesus, já recebeu logo após a sua dormição. Ela é a ”Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. Assim, a Virgem, logo após a sua dormição, foi elevada ao céu, à glória do seu Filho em todo o seu ser. “Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa é esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o povo ainda a caminho”. “Assumindo responsavelmente o projeto de Deus, Maria é figura e esperança de quantos aspiram por liberdade e vida. Ela vem reforçar a confiança dos pobres, ao mostrar que neles o Poderoso opera maravilhas de libertação. Serva fiel, bem-aventurada porque acreditou nas promessas, solidária com os necessitados, é mãe das comunidades que lutam contra os dragões que procuram roubar-lhes as esperanças. Associada intimamente a Jesus por sua maternidade e mais ainda pela prática da Palavra, participa da vitória de Cristo, primícia da vida em plenitude. O canto de Maria nos estimula a lutar pelo mundo novo já iniciado com a ressurreição de Jesus. Esse mundo novo irá se tornando realidade concreta se formos cidadãos conscientes e responsáveis”.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Ez 24,15-24; Dt 32,18-21; Mt 19,16-22
3ª feira: Ez 28,1-10; Medit Dt 32,26-36; Mt 19,23-30
4ª feira: Ez 34,1-11; Sl 22; Mt 20,1-16
5ª feira: Ez 36,23-28; Sl 50; Mt 22,1-14
6ª feira: Ez 37,1-14; Sl 106; Mt 23,34-40
Sábado: 2Cor 10,17-11,2; Sl 148; Mt 13,44-16
Domingo: Is 22,19-23; Sl 137; Rm 11,33-36; Mt 16,13-20

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …