Página Inicial / Animação Litúrgica / Festa Dedicação Basilica de Latrão

Festa Dedicação Basilica de Latrão

Ano A – XXIV – Nº 1480 – cor branca – 09/11/2014
FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO
SOMOS O TEMPLO VIVO DE DEUS ONDE HABITA SEU ESPÍRITO
A equipe de Celebração prepara com antecedência a recordação da vida, os fatos que aconteceram ou irão acontecer: aniversários, nascimentos, mortes, formações, mutirões… Lembrar os doentes e impossibilitados de participar da comunidade. Para dar início à Celebração, acende-se a vela do altar enquanto se canta o refrão.
Abrirei meus lábios num canto de amor, (bis) ao Deus da plena vida, o meu louvor! (bis) Abrirei meus braços e meu coração, (bis) pra te acolher, ó minha irmã, ó meu irmão! (bis) Glória seja ao Pai e ao Filho, nosso bem! (bis) Glória ao Divino Espírito. Amém! (bis)
1. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com alegria que os acolhemos para este encontro fraterno em que celebramos o mistério de nossa fé. Hoje, a Igreja celebra a festa da dedicação da Basílica do Latrão, a Catedral de Roma, “a primeira entre todas as Igrejas”. Esta festa é um sinal de comunhão de todas as nossas comunidades com a Igreja-Mãe. Lembremos também as motivações que trouxemos para esta Celebração. (recordação da vida) Na esperança de acolhermos os ensinamentos da Liturgia deste domingo, cantemos na alegria de sermos o povo eleito de Deus.
Procissão de entrada como de costume.
2. CANTO INICIAL
Ó Pai, somos nós o povo eleito que Cristo veio reunir. (bis)
1 – Pra viver da sua vida, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
2 – Pra ser Igreja peregrina, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
3 – Pra ser sinal de salvação, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
Presidente – A Trindade é quem nos reúne como Igreja, povo de Deus. Façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco. Bendito seja Deus…
3. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, inclinemos nossa cabeça e peçamos perdão de nossas faltas e omissões. (pausa) Confiantes no amor de Deus que perdoa e nos purifica da mancha do pecado, cantemos enquanto seremos aspergidos.
Durante o canto, o presidente faz a aspersão.
Presidente – Que esta água, ó Pai, recorde para nós o batismo do Senhor e Seu mergulho em nossa humanidade. E vosso povo passe da morte para a vida, e escolha a graça do Vosso Espírito que manifesta a Vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
1 – Eu vi, eu vi, vi foi água a manar, do lado direito do Templo a jorrar:
Amém, amém, amém, aleluia! (bis)
2 – E quantos foram por ela banhados, cantaram o canto dos que foram salvos:
3 – Louvai, louvai e cantai ao Senhor, porque ele é bom e sem fim, seu amor:
4 – Ao Pai a glória e ao Ressuscitado e seja o Divino pra sempre louvado!
5 – Quão grande, ó Deus, é a vossa bondade.
R.: Senhor, eu vos peço, ouvi-me, escutai-me!
Presidente – Deus, cheio de misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
4. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a Vossa Igreja fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do Papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Amém.
5. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (47, 1-2.8-9.12)
6. SALMO RESPONSORIAL (45)
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. (bis)
– O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.
– Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
– Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.
7. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (3, 9c-11.16-17)
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (2, 13-22)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que se faz presente em nossa caminhada de Igreja e em nossa vida, professemos a nossa fé.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que conhece as nossas necessidades e está atento às nossas súplicas, confiantes, cantemos: Vossa Igreja vos pede, ó Pai, Senhor nossa prece escutai.
– Senhor, iluminai Vossa Santa Igreja, para que as águas derramadas sobre nós no Batismo nos façam produzir frutos abundantes de santidade. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria ao Papa Francisco, aos bispos, presbíteros e diáconos, para que edifiquem a Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos e, eduquem na fé todos os cristãos. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei os que participam desta Igreja, para que aprofundem a sua vocação de filhos de Deus ao se alimentarem da Palavra e da Comunhão. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos dizimistas, pelos aniversariantes, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar neste dia, os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
Presidente – Senhor, nosso Deus e Pai, que no corpo do vosso Filho, feito homem construístes o templo da vossa glória, transformai a nossa oração comum em fonte de bênção para a humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A festa de hoje refere-se aos templos de pedras vivas e ao templo que é o Corpo de Cristo, o ressuscitado. A salvação vai fluir do novo templo que é Cristo e sua comunidade, como água libertadora para toda a humanidade. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em zelar sempre pela Casa de Oração, lugar de encontro com Deus e com os irmãos, onde nos alimentamos com o Pão da Palavra e da Comunhão, que é o Corpo de Cristo ressuscitado.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 – A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Ao pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Não tenho grandes coisas para oferecer, mas tenho um coração cheio de amor pra dar. O esforço que eu fiz para chegar aqui e o desejo que eu tenho de não me acomodar.
Aceita, ó Pai nesse vinho e pão essa oferenda é de coração. (bis)
2 – Não tenho grandes coisas para oferecer, mas tenho as mãos abertas pra ajudar o irmão. Eu sei que a minha oferta só terá valor, se sempre eu procurar viver em comunhão.
PAI NOSSO
Presidente – Irmãos(ãs), rezemos confiantes, a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Eu sou o Pão da Vida: o que vem a mim não terá fome, o que crê em mim não terá sede. Ninguém vem a mim se meu Pai não o atrair.
Eu o ressuscitarei (3x) no dia final. (bis)
2 – O pão que Eu darei é meu Corpo, vida para o mundo. O que sempre comer da minha carne viverá em mim como Eu vivo no Pai.
3 – Eu sou o Pão da Vida, que se prova, e não se sente fome. O que sempre beber do meu sangue viverá em mim e terá a vida eterna.
4 – Sim, meu Senhor, eu creio que vieste ao mundo a remi-lo, que Tu és o Filho de Deus e que estás aqui alimentando nossas vidas.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, governai com amor a Vossa Igreja, que alimentastes com Vossa Palavra (e Comunhão), para que, conduzida por vossa mão poderosa, veja crescer a sua liberdade e conserve a integridade da fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus, o Senhor do céu e da terra, reunindo-vos hoje para a festa da Dedicação da Basílica do Latrão, cubra a todos vós com as bênçãos do céu. Amém.
– Reunindo em Cristo os filhos dispersos, faça de vós os seus templos e morada do Espírito Santo. Amém.
– E assim, plenamente purificados, possais ser habitação de Deus e herdar, com todos os santos, a felicidade eterna. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar! (bis)
1 – Somos povo escolhido e na fronte assinalado com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.
2 – Somos povo em missão, já é tempo de partir, é o Senhor quem nos envia, em seu nome a servir.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Palavra de hoje nos fala do templo, que é como o coração do povo e símbolo da religião. Em Jerusalém, no tempo de Jesus, o templo era o lugar onde o povo de Israel oferecia seus sacrifícios, com oferendas e dons que vinham de todo o país. A celebração da Páscoa consumia grande quantidade de bois, ovelhas e pombas. Com licença das autoridades do templo, um átrio (entrada) transformava-se em estábulo ou mercado. Para o tributo do templo ou para oferendas voluntárias, o povo que vinha de outros países tinha que trocar dinheiro. Os cambistas prestavam esse serviço e faziam seus negócios. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa e expulsa do templo os abusos, o roubo, a ganância e também os próprios animais que serviriam ao sacrifício. O profeta Ezequiel, no exílio da Babilônia, longe de Jerusalém e do templo que fora destruído por Nabucodonosor, sonha com um novo e perfeito templo que será uma fonte de água, de vegetação, frutos e folhas que curarão tudo e todos. No templo antigo, residia a glória de Deus. O templo era uma instituição venerada e respeitada. O templo é a presença de Deus no meio do povo, trazendo-lhe o dom da vida, que é abundante. As águas vivificam toda a terra deserta e tornam saudável o Mar Morto, símbolo do povo pecador, estéril. Na segunda leitura, nos é revelado, que o novo templo não é uma casa e sim a comunidade cristã, consagrada, porque nela reside o Espírito. É o campo e o edifício de Deus construído sobre o alicerce de Jesus. O Espírito de Deus e Jesus Cristo habitam nesse templo. A comunidade é santa porque Deus a consagrou no Espírito de Jesus Cristo, seu alicerce e fundador. A expulsão dos vendilhões do templo é uma ação simbólica que Jesus realiza. O templo era o centro espiritual de todos os judeus da Palestina e da diáspora (judeus dispersos). Os cristãos, porém, já compreendiam que a Igreja é o Corpo de Cristo, novo templo da presença de Deus no mundo. Jesus substitui o templo de pedra por seu próprio corpo e, a partir daí, o verdadeiro templo de Deus passa a ser a pessoa. Em Jesus nasce o novo centro do culto, nele contemplamos a glória do Pai e o adoramos em Espírito e verdade. A festa de hoje refere-se aos templos de pedras vivas e ao templo que é o Corpo de Cristo, o ressuscitado. A salvação vai fluir do novo templo que é Cristo e sua comunidade, como água libertadora para toda a humanidade. Nosso serviço pastoral está edificando a comunidade, Corpo de Cristo, templo de pedras vivas? O templo material não é apenas um lugar onde a comunidade se reúne para rever, celebrar e projetar a vida e a ação que vai realizar a partir do compromisso com o projeto de Deus revelado em Jesus. Seu grande significado vem da Palavra de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles!” Eu edifico e santifico a Igreja, casa do Senhor? Nosso serviço pastoral está edificando a comunidade, Corpo de Cristo, templo de pedras vivas?
REFLETINDO O SENTIDO DA FESTA DE HOJE
Neste domingo, celebramos a festa da Dedicação da Basílica do Latrão. Trata-se da primeira catedral dedicada a São João Batista e a São João Evangelista, no morro do Latrão, em Roma no século IV; foi durante muito tempo a Igreja do bispo de Roma, o Papa. Para nós, católicos do ocidente, esta festa quer ser sinal da comunhão de todas as nossas Igrejas, que reconhecem na Igreja de Roma, a “presidência da caridade”. Gerada na comunhão Trinitária, a Igreja é destinada a ser no mundo sinal e instrumento, sacramento da comunhão de todos os povos com Deus e entre si. (cf. Lúmen Gentium, nn. 1.48) Na III Conferência do Episcopado Latino-Americano, realizada na cidade de Puebla, no México, há quase trinta anos, nossos bispos consagraram a expressão “comunhão e participação” como ideal a ser buscado sempre por nossa Igreja. Trata-se de comunhão de esforços, de intenções, de corações e participação de todos na construção de uma Igreja de irmãos, servidora, numa sociedade inteiramente nova. “Uma comunidade insensível às necessidades dos irmãos e à luta para vencer as injustiças é um contratestemunho e celebra indignamente a própria liturgia” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, n. 178). “A Igreja latino-americana é chamada a ser sacramento de amor, de solidariedade e de justiça entre nossos povos” (Documento de Aparecida, nn. 395-396). A festa de hoje é uma festa do “Senhor”! O Verbo, fazendo-se carne, armou sua tenda entre nós (cf. Jo 1,14). O Cristo Ressuscitado está presente em sua Igreja e é dela a Cabeça! A igreja-edifício, lugar da reunião, é um sinal dessa presença.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Tt 1,1-9; Sl 23; Lc 17,1-6
3ª feira: Tt 2,1-8.11-14; Sl 36; Lc 17,7-10
4ª feira: Tt 3,1-7; Sl 22; Lc 17,11-19
5ª feira: Fm 7-20; Sl 145; Lc 17,20-25
6ª feira: 2Jo 4-9; Sl 118; Lc 17,26-37
Sábado: 3Jo 5-8; Sl 111; Lc 18,1-8
Domingo: Pr 31,10-13.19-20.30-31; Sl 127; 1Ts 5,1-6; Mt 25,14-30

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …