Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Páscoa

3º Domingo da Páscoa

AQUELE QUE ACREDITA DÁ TESTEMUNHO DO RESSUSCITADO
19 de abril de 2015 – Nº 27
TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA
Cor Litúrgica: Branco
Animador: Meus irmãos, o tempo litúrgico da Páscoa nos dá a certeza de que Cristo ressuscitou e caminha conosco. Recorda-nos também que o Ressuscitado acompanha a Sua Igreja em missão, vivificando-a com Sua presença e orientando-a com a Sua Palavra. Fiquemos de pé e iniciemos, com alegria, a nossa celebração.

RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! (BIS) ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – Pode ser substituído pela aspersão (MR p. 1002).
P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e a ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). P.: Cantemos: 1. Eu confesso a Deus e a vós, irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa. SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR! (bis)/ 2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão. Por seu amor, tão grande amor.
P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, Cristo vivo e ressuscitado revela a todos nós o autêntico sentido das Escrituras. Ouçamos atentamente a Palavra de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 3, 13-15.17-19) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 4/5) REFR.: SOBRE NÓS FAZEI BRILHAR O ESPLENDOR DE VOSSA FACE! / 1- Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! / 2. Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço minha prece. / 3. Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! / 4. Eu, tranquilo, vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
8. 2ª LEITURA (1 Jo 2, 1-5a) – Leitura da Primeira Carta de São João.
1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS!
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) /Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder, quando nos falardes.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 24, 35-48) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São essas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e 46lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, Jesus ressuscitado nos chama a testemunhar o Seu mistério. Na certeza de que Ele age em nós para a nossa salvação, rezemos juntos: Cristo ressuscitado, ouvi a nossa oração!
TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que continue propagando a feliz notícia de que Jesus está vivo, presente e atuante em nosso meio, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
2) Pelos nossos governantes, para que se empenhem verdadeiramente na construção de políticas públicas que garantam a oportunidade de vida digna para todos, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
3) Pelos responsáveis pelos meios de comunicação, para que, neste mundo de falsos valores, sejam defensores e testemunhas da verdade e do bem, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que este tempo pascal seja um tempo forte de encontro e de caminhada com o Cristo vivo e Ressuscitado, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor Jesus, fazei com que também nós, seguindo o Vosso exemplo, sigamos corajosamente o caminho da vontade do Pai, e por Ele sejamos atendidos em nossas necessidades. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: CRISTO É O DOM DO PAI QUE SE ENTREGOU POR NÓS. ALELUIA, ALELUIA! BENDITO SEJA O NOSSO DEUS!/ 1. Dai graças a Deus, pois Ele é bom, eterno por nós é seu amor./ 2. Coragem e força Ele nos dá fazendo-se nosso Salvador./ 3. Eu não morrerei, mas viverei e, assim, louvarei o meu Senhor.
15. CEL.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. – TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (P. 482) – Prefácio da Páscoa III – O Cristo vivo, nosso intercessor – (MR. P. 423) – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, mas sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Ele continua a oferecer-se pela humanidade, e junto de vós é nosso eterno intercessor. Imolado, já não morre; e, morto, vive eternamente. Unidos à multidão dos anjos e dos santos, transbordando de alegria pascal, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.
TODOS: SANTIFICAI E REUNI O VOSSO POVO!
P.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
TODOS: TODAS AS VEZES QUE COMEMOS DESTE PÃO E BEBEMOS DESTE CÁLICE, ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE, ENQUANTO ESPERAMOS A VOSSA VINDA!
P.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
TODOS: FAZEI DE NÓS UMA PERFEITA OFERENDA!
P.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa Francisco, o nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: A TODOS SACIAI COM VOSSA GLÓRIA!
P.: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Este é o hino do povo de Deus,/ Que caminha para a união. Venham todos à comunhão, com Jesus e com nosso irmão. / REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, CRISTO RESSUSCITOU, VIVE EM NOSSO MEIO, ALELUIA!/ 2. Quem comer deste pão viverá, é o pão vivo que vem do céu. Esperamos a salvação, novos céus, nova terra./ 3. Meus irmãos, venham todos cear, é a ceia da ressurreição. O cordeiro está imolado, celebramos a salvação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS: AMÉM. P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS: GRAÇAS A DEUS!

Preparando a Partilha da Palavra
A Ressurreição suscita sentimentos de medo, de surpresa, de dúvida e de alegria. Há quem afirme que o medo inibe, a surpresa rejuvenesce, a dúvida é o meio caminho andado em direção à verdade, a alegria é consequência da certeza do encontro. Mas, observando atentamente os relatos das aparições de Jesus ressuscitado, todos refletem as dificuldades que os discípulos encontraram para acreditar e reconhecer Jesus  ressuscitado. Os discípulos iniciaram o caminho da fé e do testemunho da Ressurreição com dúvidas e incertezas, mas fizeram a experiência do encontro com o Cristo vivo e chegaram à certeza: “Ele está vivo!”, “Realmente o Senhor ressuscitou!”, “Nós o reconhecemos ao partir o pão”. Observemos que esta experiência e a certeza da presença de Jesus vivo e ressuscitado efetuam-se na comunidade reunida, lugar primordial da acolhida, do encontro com o Senhor ressuscitado e da partilha da vida de fé. Os discípulos tiveram inúmeros encontros com o Mestre. Mas, agora, encontrar-se com Ele na condição de ressuscitado adquire um significado especial. O Ressuscitado vem, hoje, ao encontro das pessoas e oferece-lhes a salvação por intermédio dos gestos de acolhida, de partilha solidária, de serviço gratuito em favor e em defesa da vida, do amor sem limites. São gestos que testemunham, diante da sociedade, que Cristo está vivo e que continua, por meio de sua Igreja, a obra de libertação da humanidade (cf. DAp, n. 98). Anunciando, em seu nome, o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, a comunidade dá continuidade à missão de libertar as pessoas de tudo o que as oprime e de propor a todos uma dinâmica nova de vida. Ser testemunha do Cristo é proclamar com ardor renovado sua Ressurreição. A Boa-Nova da ressurreição do Senhor e nossa com Ele é precisa: somos destinados à VIDA e não à morte. No amor fraterno de nossas comunidades cristãs, o mundo enxergará o Ressuscitado, o Cristo vivo. Esta é a nossa certeza e esse deve ser o nosso compromisso: sermos testemunhas do Ressuscitado, oferecendo aos povos o maior tesouro que possuímos: Jesus Cristo ressuscitado, nosso Salvador. Aleluia!

LEITURAS DA SEMANA
2ªf: At 6, 8-15; Sl 118 (119), 23-24. 26-27. 29-30 (R/. 1b); Jo 6, 22-29
3ªf: Sto. Anselmo, BDr, MFac. At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab.7b.8a. 17 e 21ab (R/. 6a); Jo 6, 30-35
4ªf: At 8,1b-8; Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R/. 1); Jo 6,35-40
5ªf: Sto. Adalberto BMt, S. Jorge Mt, MFac. At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 (R/. 1); Jo 6, 44-51
6ªf: At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 (R/. Mc 16, 15); Jo 6, 52-59
Sáb.: S. Marcos Evangelista, festa. 1Pd 5, 5b-14; Sl 88(89), 2-3.6-7.16-17 (R/. cf. 2a); Mc 16, 15-20
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …