Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Páscoa

5º Domingo da Páscoa

JESUS É A VIDEIRA, NÓS SOMOS OS RAMOS.
5º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 03/05/2015
QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA
Animador:Caros irmãos, só em Cristo a nossa vida frutifica em plenitude. Por isso, por meio desta Liturgia, o nosso Redentor nos convida a permanecermos em Seu amor e Sua luz. Fiquemos de pé e iniciemos, com alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.:CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! (BIS) ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (Pausa). Tende compaixão de nós, Senhor. TODOS: PORQUE SOMOS PECADORES. P.: Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia. TODOS: E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. –TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.:Irmãos, a Palavra de Deus renova nossa união com Cristo e a Igreja. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 9, 26-31) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
2 Naqueles dias, 26Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. 27Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente na cidade de Damasco. 28Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor.29Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo. 30Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso. 31A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se, progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 21/22) REFR.:SENHOR, SOIS MEU LOUVOR EM MEIO À GRANDE ASSEMBLEIA! /1- Sois meu louvor em meio à grande assembleia; / cumpro meus votos ante aqueles que vos temem./Vossos pobres vão comer e saciar-se, / e os que procuram o Senhor o louvarão; / “Seus corações tenham a vida para sempre!” / 2- Lembrem-se disso os confins de toda a terra, / para que voltem ao Senhor e se convertam / e se prostrem, adorando, diante dele / todos os povos e as famílias das nações. / Somente a ele adorarão os poderosos, / e os que voltam para o pó o louvarão. / 3- Para ele há de viver a minha alma, / toda a minha descendência há de servi-lo; / às futuras gerações anunciará/ o poder e a justiça do Senhor; / ao povo novo que há de vir, ela dirá: / “Eis a obra que o Senhor realizou!”
8. 2ª LEITURA (1Jo 3, 18-24) – Leitura da Primeira Carta de São João. 18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.Palavra do Senhor.TODOS: GRAÇAS A DEUS!
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; / quem em mim permanece, esse dá muito fruto.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 15, 1-8) – P.: O Senhor esteja convosco!TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS,SENHOR!
CEL.: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará.Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA 3
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria,/padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS–
P.: Irmãos caríssimos, o Senhor Jesus nos disse que, se permanecermos n’Ele e Ele permanecer em nós, ser-nos-á concedido o que pedirmos. Apresentemos a Deus Pai as nossas súplicas, dizendo com fé: Senhor da vida, ouvi-nos! TODOS: SENHOR DA VIDA, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus, que o constituiu pastor e guia de toda a Igreja, o possa conservar na fé e assisti-lo na sua missão de pastorear a Igreja, pela palavra e pelo exemplo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, OUVI-NOS!
2) Pelas autoridades governamentais, para que governem com discernimento e sabedoria, buscando o bem comum de todos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR DA VIDA, OUVI-NOS!
3) Pelos enfermos, para que sejam sustentados em seus sofrimentos pela fé em Deus e pelo amor de seus familiares, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos construtores da paz, da fraternidade, da caridade e do perdão em todas as situações de nossas vidas, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, OUVI-NOS! (Preces Espontâneas): P.: Senhor nosso Deus, fazei-nos permanecer em Jesus Cristo e produzir muito fruto para glória do Vosso Santo Nome. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1.Bendito sejas, ó Rei da glória! / Ressuscitado, Senhor da Igreja! / Aqui trazemos as nossas ofertas / REFR.: VÊ COM BONS OLHOS NOSSAS HUMILDES OFERTAS. / TUDO O QUE TEMOS, SEJA PRA TI, Ó SENHOR! / 2. Vidas se encontram no altar de Deus, / gente se doa, dom que se imola. / Aqui trazemos as nossas ofertas. / 3. Maior motivo de oferenda, / pois o Senhor ressuscitou / para que todos tivessem vida. / 4. Irmãos da terra, irmãos do céu, / juntos, cantemos glória ao Senhor. / Aqui trazemos as nossas ofertas.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs… 4
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) -Prefácio da Páscoa IV: A restauração do universo pelo mistério pascal – MR (p. 424) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – CANTO DE COMUNHÃO – 1. Este é o hino do povo de Deus,/ Que caminha para a união. Venham todos à comunhão, com Jesus e com nosso irmão. / REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, CRISTO RESSUSCITOU, VIVE EM NOSSO MEIO, ALELUIA!/ 2. Quem comer deste pão viverá, é o pão vivo que vem do céu. Esperamos a salvação, novos céus, nova terra./ 3. Meus irmãos, venham todos cear, é a ceia da ressurreição. O cordeiro está imolado, celebramos a salvação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
Preparando a Partilha da Palavra
A leitura dos Atos dos Apóstolos recorda a estadia de Paulo em Jerusalém, depois de ter saído de Damasco e de sua conversão. A comunidade é tomada pelo medo e a desconfiança. Apesar de Paulo empenhar-se em estar com os discípulos, a comunidade não acredita “que seja um dos discípulos”. A mediação e o testemunho de Barnabé em favor de Paulo foram significativos diante da comunidade. Ele segue com entusiasmo, testemunhando Jesus Cristo, enfrentando ardorosamente as dificuldades e  as posições suscitadas por sua pregação. A Igreja em paz, se edificava e progredia no temor do Senhor, e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. A Carta de João nos apresenta alguns critérios sobre a maneira de viver como cristãos. A prática do mandamento do amor vai além de sentimentos e afetos. Ela se concretiza em ações que promovem a vida e a felicidade dos irmãos. Mais do que belos discursos, são as ações concretas em favor do próximo que dão credibilidade à vivência cristã e testemunham o plano salvador de Deus. Quem alicerça sua vida no amor está livre de todas as dúvidas e inquietações e tem a garantia de estar no caminho da verdade. No Antigo Testamento, a videira era uma imagem do povo de Israel. Deus plantou com muito carinho. A videira, no entanto, não correspondeu ao que dela esperava. Jesus é a nova videira, a autêntica, capaz de produzir frutos que Israel não produziu: a justiça, a retidão, o amor. A Liturgia da Palavra deste 5° domingo do Tempo Pascal sublinha a união vital dos discípulos com o Ressuscitado, do batizado com sua comunidade de fé. Esta união vital Jesus explica por intermédio da comparação da videira. Ele mesmo se apresenta como a “videira verdadeira” e nós, seus discípulos, os ramos, vitalmente unidos a Ele. O Pai desejou que o Filho fosse o tronco da videira e nós os ramos. Se estivermos unidos à videira, que é Jesus, também daremos os frutos que Jesus deu e então poderemos ser Cristo para os nossos irmãos; sendo instrumentos de transformação em suas vidas. Não existe vida para o ramo, se ele estiver separado do tronco. O ramo que se separa da cepa, seca e morre sem produzir frutos, vira lenha e é lançado ao fogo. Portanto, sem Jesus não há vida, não há frutos. Os frutos aqui evocados são a santidade de uma vida fecunda pela união a Cristo.
(cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2074) 
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL- (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!
P.:Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS:AMÉM.
P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS:AMÉM.
P.:E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo.TODOS:AMÉM.
P.:Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS:AMÉM.
P.:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS:GRAÇAS A DEUS!

LEITURAS DA SEMANA Seg.: At 14, 5-18; Sl 113B (115); Jo 14, 21-26. Ter.: At 14, 19-28; Sl 144 (145); Jo 14, 27-31a. Qua.: At 15, 1-6; Sl 121 (122); Jo 15, 1-8. Qui.: At 15, 7-21; Sl 95 (96); Jo 15, 9-11. Sex.: At 15, 22-31; Sl 56 (57), Jo 15, 12-17. Sáb.:At 16, 1-10; Sl 99 (100); Jo 15, 18-21. 6
Primeira Semana do Saltério
Quinto Domingo da Páscoa CANTOS PARA ESTA CELEBRAÇÃO: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB – Liturgia X – Paulus – Ano B

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …